tag:blogger.com,1999:blog-1292656859981702549.post3958264467346888531..comments2023-10-31T11:44:37.894-03:00Comments on Blog do Ico: JOCHEN VIVEIco (Luis Fernando Ramos)http://www.blogger.com/profile/10129072067848769538noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-1292656859981702549.post-15213241238044624492007-09-07T17:00:00.000-03:002007-09-07T17:00:00.000-03:00Excelente artigo.Excelente artigo.AChttps://www.blogger.com/profile/13874745487640662197noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1292656859981702549.post-41079333175570497072007-09-05T17:25:00.000-03:002007-09-05T17:25:00.000-03:00Sobre a "descoberta" do efeito solo, eu li outra h...Sobre a "descoberta" do efeito solo, eu li outra história, contada pelo Peter Wright. Ele já tinha desenhado e testado em túnel de vento um modelo de carro asa em 1969, quando trabalhava para a BRM. Wright saiu da BRM, passou pela March (onde aplicou algumas das idéias de seu carro-asa no 701, de 1970) e anos depois foi trabalhar na Lotus, chamado pelo seu ex-chefe, Tony Rudd. <BR/><BR/>Por volta de 75, com a aprovação de Chapman, Wright voltou a pesquisar o efeito-solo, usando uma maquete em túnel de vento. O que faltava no conceito de Wright eram as "minissaias", que selavam o ar que passava pela asa invertida. Essas sim parece terem sido descobertas por acaso. De tanto modificar a maquete, essa foi aos poucos desmanchando e sendo remendada; de repente, depois de uns remendos terem sido colocados nas laterais, os resultados melhoraram muito. De volta à prancheta de desenhos...<BR/><BR/>Chapman era indubitavelmente um gênio, mesmo que ás vezes isso fosse apenas reconhecer as boas idéias de seus subordinados, que no fim acabavam sendo atribuídas a ele.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1292656859981702549.post-43386688394998992462007-09-05T14:25:00.000-03:002007-09-05T14:25:00.000-03:00SOu Fã do Lauda. Acho história dele de superação ...SOu Fã do Lauda. Acho história dele de superação após o acidente.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1292656859981702549.post-49126582009514639722007-09-05T13:19:00.000-03:002007-09-05T13:19:00.000-03:00O Rindt era velocíssimo, um dos grandes do automob...O Rindt era velocíssimo, um dos grandes do automobilismo, mas não teria tido uma carreira de tantos títulos como a do Lauda. Era intenção dele abandonar as pistas depois de ter conquistado o título. Provavelmente ele hoje seria sócio do Bernie no controle dos negócios da F1.<BR/><BR/>Entre as "baixas" da Lotus, não dá pra esquecer do Graham Hill, que teve a carreira competitiva na F1 praticamente encerrada com o acidente em Watkins Glen em 69.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1292656859981702549.post-21133263641165297992007-09-05T11:41:00.000-03:002007-09-05T11:41:00.000-03:00Rindt é pra mim, um meus pilotos preferidos e tamb...Rindt é pra mim, um meus pilotos preferidos e também o considero um dos mais velozes de todos os tempos. Acho ele melhor que Lauda. E vocês?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1292656859981702549.post-19861141563996127102007-09-05T09:03:00.000-03:002007-09-05T09:03:00.000-03:00Ia ser interessante ver novamente um mundial dispu...Ia ser interessante ver novamente um mundial disputado por McLaren, Willians, Lotus e Ferrari. Uma pena que a equipe Lotus ( assim como a Tyrrel e Ligier) não tenham sobrevivido ao final dos anos 80 e início dos anos 90Anonymousnoreply@blogger.com