quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

ERREI, ERRAMOS

O título acima é de uma ótima música de Ataulfo Alves (que, aliás, possui uma versão arrasadora feita pelo grande Itamar Assumpção). O refrão dela reproduz quase que ao pé da letra o conteúdo da carta enviada pela McLaren para a FIA na semana passada – e publicada hoje. “Venho ao tribunal da minha consciência / Como réu confesso pedir clemência / O meu erro é bem humano / É um crime que não evitamos / Esse princípio alguém jamais destrói / Errei, erramos”.

Não quero nem entrar no mérito de qual será a atitude da FIA diante desta confissão pública assinada por Martin Whitmarsh. Nos bastidores deste vil negócio, acordos são costurados e a política sempre vem antes, muito antes, do princípio de justiça. Ao que parece, o carro construído pela McLaren em 2008 possui diversos componentes do F2007 da Ferrari. Incluindo aí o uso de CO2 para inflar os pneus – se você não se lembra, este era um dos temas que vieram a público na troca de e-mails entre Pedro de la Rosa e Fernando Alonso. O piloto de testes contou que recebera a informação através da ponte Nigel Stepney-Mike Coughlan e de que era algo que eles deveriam testar e usar. Nas palavras de De la Rosa: “É fácil!”

Vale lembrar que o veredicto aplicado pela FIA em 13 de setembro dizia que a entidade faria uma inspeção técnica no carro da equipe e, que se fossem encontradas evidências do uso de informações vindas da Ferrari, alguma sanção poderia ser imposta. Agora, vem o senhor Whitmarsh confirmar, numa carta, que uma série de elementos dos carros da Ferrari estará no carro do ano que vem. E roga uma “moratória” no desenvolvimento destes componentes como solução para se livrar de uma punição.

É obvio que tais informações técnicas são sempre disseminadas nos bastidores da Fórmula 1 – um lugar onde já foi dito: “nada se cria, tudo se copia”. Devem ter outras equipes já testando o CO2 em seus pneus. Mas a McLaren insistiu em usar estas inovações, mesmo com provas de que conhecia as informações através dos dados entregues por Stepney e também com um veredicto que a coloca contra a parede.

Réu confesso. Pune ou não pune?

9 comentários:

Anônimo disse...

Cada vez que se fuça nesta história mais claro fica que a exclusão da McLaren é a única punição JUSTA. Mas quando entra em cena a política balizada somente por interesses econômicos não podemos esperar justiça. Foi assim e sempre será, lamentavelmente.
Só espero que a justiça verdadeira sempre tome seus caminhos, ainda que demorados e surpreendentes, como foi nesse campeonato de 2007.
Punição a ser imposta pela FIA? Só se forem uns milhões para encher seus cofres.

Anônimo disse...

Começar do zero de novo, porque se for para fazer justiça mesmo, teria que punir todos, pois tal qual o famoso refrão "se gritar pega ladrão , não fica um mermão !"

abs

Filipe W

Unknown disse...

Onde você viu que era C02?

Pelo que me lembre do relatório da FIA, o nome do gás em questão estava censurado, exatamente pras outras equipes não fazerem a festa.

Anônimo disse...

Leonardo,

existe uma versão do relatório da FIA que ela mesma divulgou por engano sem censura, depois viu a besteira que fez e trocou pela versão censurada. Quem baixou essa versão pode confirmar.

Amplexos.

Anônimo disse...

Eu acho que a FIA deveria obrigar a McLaren a "jogar no lixo" o carro de 2008 e correr no ano que vem novamente com o MP4/22, com a configuração mecânica usada em Interlagos. Não se perderia a chance de ter a McLaren no campeonato, Hamilton poderia dar show provando que consegue tirar desempenho de um carro "velho" e ao mesmo tempo a equipe seria punida com a perda dos milhões investidos no novo carro, essa sim uma perda que doeria no bolso de Ron Dennis e cia.

Anônimo disse...

Smirkoff,
Até que essa sugestão é boa, mesmo. Mas parece que mais uma pizza já está a caminho, pois até o sr. Max Mosley já pediu o cancelamento da reunião de vistoria do McLaren Mp4/23.
Sei lá, mas por mais que sempre fique esperando essas decisões "esquisitas" - para não dizer outra coisa - da FIA ainda, assim fico injuriado. Que m... esses caras fazem.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Pois é Herik. A gente curte corridas prá caramba, mas o verdadeiro nome deste jogo é $.

É por essas e outras que eu não perco uma etapa da GP2.

Anônimo disse...

Nao só essa (errei,erramos) como todas as versões do "pra sempre agora" são arrasadoras.
""laranjamaduranabeiradastrada........ta bichada..ze.......outemaribondonope""

o Itamar -se esse pais fosse serio- "destronaria" um tal roberto....

Abracos Ico

Ah, e se tiveres um tempinho procure um mod para o gtr2 chamado power and glory. É praticamente um gpl com baratas de turismo (antigas é claro) sem contar que é mais bunitinho..........

Anônimo disse...

Ico,

Essa carta foi escrita por um bando de advogados. Sacríicio em arena púlica para livrar a cara de qualquer outra sanção.

Foi o ano negro da Mclaren. Não sobrou nada, a não ser um novato talentoso que eles patrocinaram e ainda está sob as asas deles. Apenas isso.

Abraços