O grande Jonny’O encontrou estas imagens que explicam claramente porque o Honda RA300, de 1967, tinha o apelido de “Hondola”. A equipe japonesa abandonou o chassi pesadão que haviam produzido e equiparam seu potente motor em um chassi Lola – o mesmo que havia sido utilizado por Jackie Stewart nas
500 Milhas de Indianápolis (à esquerda na foto). Compare os recortes da carenagem na região da suspensão dianteira com os do RA300 (à direita na foto – clique para ampliar). Este carro “híbrido” correspondeu e conseguiu a mais famosa vitória da Honda e também de John Surtees na Fórmula 1, no GP da Itália de 1967.
4 comentários:
Sinal que a turma da Indy era capaz de fazer coisas boas também e não só aquelas bizarrices habituais.
Deixa ver se eu entendi... então a vitória mais expressiva da Honda foi obtida com um carro que não era exatamente dela?
Hmmmm... isso ajuda a explicar o RA107... ;)
Herik,realmente acredito que a Formula 1 passou a ter uma superioridade tecnica para os Indycars só no final dos anos 70.
Quanto ao Hondola ,no proprio site da Lola o Honda RA300 é reconhecido como Lola T130 que foi baseado no T90 que era o indycar de 67 ,pelo que dá pra notar na foto a unica mudança deve ser na parte traseira.
Jonny'O
O Honda de 1967 era, de fato, um carro da Lola. Minha fonte é um livro editado na Itália por Adriano Cimarosti.
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