sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

TV BLOGO – JIM CLARK ONBOARD


O pessoal do GPL Brasil encontrou este ótimo e raro vídeo de Jim Clark, com imagens onboard dele pilotando com o Lotus 25 em Oulton Park, em 1963. As imagens ilustram bem seu estilo suave e eficiente de pilotar. Comparam Senna com ele, mas na verdade é Prost quem conduz com estilo parecido. Confira!

11 comentários:

Anônimo disse...

Fangio, Clark, Fittipaldi, Lauda, Villeneuve, Senna e Schumacher são os meu pilotos preferidos. Quem nasce com estrela é um priveligiado. Show o video. O trabalho da suspensão também é muito lega.

Anônimo disse...

Caríssimo, se fosse debaixo de chuva você entenderia melhor a comparação! No entanto, pode ser que no seco guiasse como Prost, e no molhado como Senna. Isto dá a dimensão do camarada.

Anônimo disse...

Penso que a comparação entre os dois leve em consideração a fissura de largar primeiro e disparar na frente.

Anônimo disse...

Belissimo vídeo. Interessante notar a árvores muito próximas da pista... foi uma assim em Hockenheim...

Anônimo disse...

Acho os estilos diferentes ,tai um tipo de discussão pra virar na madugada .
Então coloco mais lenha na fogueira ,acho que o Kimi tem um estilo mais parecido, o Clarck flutuava nas curvas ,por toda ela ,aquela busca em deixar o caro sempre em linha reta ,uma loucura!

Jonny'O

Anônimo disse...

Imagino o tamanho da câmera que fez essas imagens "on-board".

Alexandre Ribeiro disse...

O Clark era mil vzs melhor q o Prost, não dá nem p/ comparar. Tenho o vídeo completo em um documentário e corridas da década de 1960 tb.
Acho q Clark está um degrau acima de PROST. PARA MIM ELE FAZ PARTE DO PANTEÃO DOS DEUSES DA F1.

Anônimo disse...

Tem muita coisa legal nesse vídeo, além é claro da tocada do Clark. A roupa da época, o punta-taco, dá para perceber como a relação de marchas do carro era bem diferente dos carros de hoje (sem tantas trocas), o cronometro da época na mão do mecânico...

Esse trecho consta do DVD lançado pela Quatro Rodas chamado "Os melhores carros da F-1 da pré-história ao ano 2000".

O Jim Clark foi o primeiro piloto que eu torci.

Anônimo disse...

As condições de (falta de) segurança são impressionantes, a tocada do Clark é super suave e no meio do vídeo aparece um cara de bigodinho que poderia ser irmão gêmeo do Ico (é só tirar o cavanhaque)!

Reanto Müller, São Paulo/SP

Anônimo disse...

O "irmão gêmeo" do Ico é nada mais, nada menos que o Colin Chapman. Pouca coisa

O trabalho essas suspensões na época era impressionante.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Também gostei do papo de comparação de estilos. Claro que medir épocas diferentes é sempre relativo: carros exigem tocadas diferentes. Talvez, Clark tourearia um monstro com motor turbo em Suzuka como vimos Senna fazer. Mas me impressionou e muito a tocada suave do escocês neste vídeo. Dos pilotos atuais, me lembrou um pouco o Hamilton - que também parece pilotar sem muito esforço. Vejo o Kimi numa tocada parecida, mas dá para ver claramente ele trabalhando mais. Já Alonso, principalmente na Renault, jogava com tudo o carro nas curvas - era uma briga bonita de se ver, homem vs carro.
Agora, a (falta de) segurança dos anos 60, realmente impressiona!