quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

COISA LINDA

Passeando pela Internet, dou de cara com essa obra-prima da bizarrice sobre quatro rodas. Confesso que não conhecia a história por trás deste carro. Você conhece? Clique na imagem para ampliar e conte aqui!

11 comentários:

Anônimo disse...

Ico,
esse carro deve ser resultado de uma trombada feia de uma Maclaren com uma Minardi. Ele é muito estranho. A traseira e grande a achatada. O bico parece aquele famoso bico dos anos noventa, o bico de tubarão dos carros como Benneton, Tyrrel.
Sei lá, não dá para identificar. E a pista em que ele está correndo (ou treinando) também não consegui identificar.

Abraço a todos.

Paulo Santos/RJ

Anônimo disse...

esse patrocínio da Fosters la no fundo, e esse gramadão, só me fazem pensar que seja silverstone..

o carro? não faço idéia. mas pelo cockpit mostrando os ombros do piloto e esse bico, com certeza deve ser coisa da pré temporada de 1994. pela logo, o motor é Ford.. mas seria aspirado sem a entrada de ar acima da cabeça do piloto??
os motores turbo da Champcar (cart) é que usam esse tipo de carenagem. mas motores turbo já estavam proibidos essa época, correto???

que trapizonga hein.

Anônimo disse...

Penso ser um prototipo da lola de 1994. Ao volante o McNish que anos mais tarde viria a conduzir para a Toyota.

Speeder76 disse...

Pelo aspecto, deve ser mais um chassis de um projecto qualquer que não deu certo.

O sítio é fácil: Silverstone.

Quanto ao piloto, suspeito que seja Alan McNish. Ele foi durante muitos anos um piloto que testava qualquer coisa que queia ser um Formula 1 e tinha quatro rodas...

E suspeito que seja pré-1994, também.

Anônimo disse...

Concordo que o piloto seja o McNish. Seu capacete, com aquele xadrex tipo Stewart, denuncia isto.

O carro se parece muito com o da Pacific, mas sem a carenagem sobre o motor. Mas o motor Ford depõe contra, pois a Pacific usava os propulsores Ilmor.

Então, como já foi dito aqui, deve ser um Lola que nunca correu.

Anônimo disse...

É realmente McNish testando um Lola Ford de F1 em 95 ,foi um exercicio de projeto entre lola e FIA quando naqueles tempos se pensava em modificar bastante os carros de F1 por questões de segurança ,uma delas a mais clara na foto é a retirada do airbox do motor como era nos carros aspirados em 82 ,mas os patrocinados gritaram por que diminuia o espaço para promover suas marcas .

Jonny'O

Anônimo disse...

Isso daí é um Lola 95/30 testado pelo McNisch em 94, como alguns já disseram, esse carro seria um protótipo para ser testado e aprimorado durante toda temporada de 95, mais ou menos como foi com a Toyota, e acabou servindo de base para o modelo 97/30 com patrocinio da Mastercard que deu aquele rolo todo no início de 97.

O carro era bizzarro assim, pois foi numa época em que a FIA tinha soltado um dos seus balões de ensaio no ar dizendo que iria banir as tomadas de ar para as cornetas de admissão do motor, esse carro tb já incorporava a nova regra na época que tinha passado a vigorar, e ditava que deveria haver um "degrau" no fundo do carro, regra esta que persiste até hoje.

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Como disse o Filipe W, é o Lola 95/30. Há boas fotos e um bom resumo da história desse carro (e do seu desenvolvimento, o 97/30) no livro "Unraced: Formula One's lost cars", de Sam Collins. É um livro um pouco irregular, mas que cobre razoavelmente a história dos carros que não deram certo na F1 nos anos 90.

Anônimo disse...

Olhando o bico do carro me pareceu a Jordan de 97 modificado para a CART World Séries e sendo pilotado pelo Jack Stewart. A pista parece mesmo ser Silverstone.

Será que cheguei perto???

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

É o Lola T95/30 mesmo. Muito estranho o carro sem Air Box, nao me lembrava desta iniciativa da FIA. Ainda bem que nao deu certo! ;-)

Anônimo disse...

a frente é de um carro de hoje e atraseira dos anos oitenta

ainda bem que naum correu


cassio