O lançamento do F2008 marca o pontapé inicial da nova temporada da F-1. A apresentação dos carros que disputarão o Mundial tomará o noticiário nas próximas semanas, continuando amanhã com o lançamento do modelo da McLaren. Além, claro, dos testes iniciais destes novos bólidos, quando poderemos começar a identificar os pontos fortes e os fracos de cada um.
As novidades técnicas do novo carro da Ferrari (nova asa dianteira, distância entre-eixos reduzida) já foram discutidas com propriedade em diversos sites e blogs. Espero trazer mais novidades a partir do meio desta semana no evento da Ferrari na Itália, ao qual atenderei pessoalmente a partir de quarta-feira. Por enquanto, o que me chamou mais atenção é o discurso dos engenheiros (não só os de Maranello) de buscar a confiabilidade absoluta, o carro que não quebra. Foi esta a receita que quase deu o título para a McLaren no ano passado, quando os dois únicos abandonos sofridos foram frutos de incidentes “extra-técnicos” – a aquaplanagem de Alonso em Fuji, a escapada de pista de Hamilton em Xangai. É esta a receita do sucesso de um sistema de pontuação tosco e absurdo, que distribui pontos para os oito primeiros colocados com uma diferença ínfima entre eles, desvalorizando completamente a vitória. Se chegar ao final é o objetivo e com carros que tornam ultrapassagens uma arte complicada, a tendência é uma repetição de corridas sonolentas, como a maioria das do ano passado. O jeito vai ser torcer para São Pedro...
5 comentários:
Obrigado pelo comentário, Esteban! Mas, em respeito às brasileiras que nao concordam com sua imagem delas (e, acredita, existem muitas), apaguei sua mensagem, na certeza que você vai entender os motivos...
Ico,
Apesar de ter lido pouco sobre os carros da Mclaren e Ferrari, me surgiu uma dúvida :
Os papéis se inverteram neste ano e a Mclaren andará melhor em circuitos de alta e a Ferrari andará melhor nos circuitos de baixa ?
Abraços,
Ramiac, impossível dizer ainda. O que as equipes fizeram foi tentar minimizar suas fraquezas - assim, podemos esperar uma Ferrari com uma performance melhor em relacao a que teve no ano passado em pistas travadas, o mesmo valendo para McLaren em circuitos como Spa, por exemplo.
Mas ainda é cedo demais para afirmar se uma vai andar na frente da outra neste ou naquele tipo de circuito.
Nunca fui um Ferrarista, mas acho muito bonito qualquer carro da Ferrari por não ter um monte de patrocinadores em volta da carenagem. O Carro deste ano é o mais limpo e bonito dos ultimos lançados.
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