... um piloto brasileiro somava pontos pela primeira vez na história da Fórmula 1. O pioneiro, como não poderia deixar de ser, foi Chico Landi, que terminou o Grande Prêmio da Argentina de 1956 em 4° lugar. Ele correu pela equipe oficial da Maserati e dividiu a pilotagem do 250F com o italiano Gerino Gerini, o que era permitido pelo regulamento na época – assim, cada um deles somou 1,5 ponto.
A alternância de pilotos já havia sido acertada antes mesmo da largada: Gerini tinha acabado de ser contratado pela Maserati e tinha pouca experiência com monopostos. Assim, a equipe optou por convidar Landi para atuar como uma espécie de “professor”, sendo ele quem pilotou no treino classificatório. Em troca, o brasileiro recebeu a oportunidade de participar, também ao lado de Gerini, da 3ª edição dos 1000 Kms de Buenos Aires, pilotando um Maserati 300S como o da foto acima. Os dois abandonariam a prova.
4 comentários:
Está aí um feito que merece ser lembrado e reverenciado.
Chico Landi foi um herói do automobilismo brasileiro, que pouco reconhecimento recebe por seus feitos, competindo numa época que os pilotos tinham que ter quatro bolas para correr naquelas baratas.
Enquanto nós ficamos discutindo quem foi melhor, se Piquet ou Senna - confesso que eu, às vezes, perco meu tempo com isso - deixamos de homenagear a memória de grandes desbravadores no automobilismo internacional, como Landi e Fittipaldi.
Obrigado Chico Landi.
Belas palavras Herik, não mudo uma virgula.
Mas que linda era essa Maserati 300S ,heim!
Acho que o engenheiro Alfieri era fantastico ,fazia coisas incriveis com o sempre apertado orçamento da confusa Maserati dos anos 50 ,só de ficar imaginando os carros em que o Chico Landi pilotou não chegariamos a um valor em dinheiro preciso nunca!!
Jonny'O
E é este carro da foto que aparece num filminho que coloquei no começo do mês numa prova em Interlagos, em 1957...
Chico Landi foi o primeiro piloto brasileiro a conduzir uma Ferrari Formula 1 e,em 1948 e 1952 venceu em Bari.
Conheci o Chico Landi em Interlagos em uma das suas corridas com o Porsche 550S Prata e o revi como chefe Equipe Simca, antes disputou de igual pra igual com os melhores da epoca(Fangio,Farina,Ascari,Gonzales,Villoresi etc)
Na prova que o rpastor disponibilizou no youtube(uma reliquia)o Fangio e o Landi disputaram com os Maserati 300S,
embora o carro do argentino estivesse mais acertado de acordo com relatos da epoca.
Fangio - Maserati nº 4
Landi - Maserati nº82 (essa com listas)da Equipe Tubularte
No começo do filme passa rapidamente a Ferrari do Celso Lara Barberis
Abaixo o resultado da prova:
GP Cidade de S.Paulo 01/12/1957
Piloto Máquina Tempo Voltas Grid
1º Juan Manuel Fangio (RA) Maserati 300S 1.38'37.3" 24 1
2º Henrique Casini Ferrari 3.0 - - 5
3º Chico Landi (BR) Maserati 300S - - 2
4º Armando Zampiero - Godofredo Viana Ferrari 3.0 - - 9
5º Corrado Manfredini - Severino Silva (BR) Ferrari 2.0 - - 10
- Celso Lara Barberis Ferrari 3.0 - DNF 3
- Luigi Munaron (I) - Mario Valentim Maserati 3.0 - DNF 4
- Ico Ferreira Ferrari 3.0 - DNF 6
- Cícero da Costa Bittencourt Ferrari 3.0 - DNF 7
- A "Radium" Porsche 1.5 - DNF 8
A seu pedido suas cinzas foram espalhadas em Interlagos, seu quintal onde correu de 1.925 a 1.973.
Roberto Stoppa
robertostoppa@yahoo.com.br
Postar um comentário