A foto não é lá grande coisa, mas o feito, sim. Há 30 anos, Emerson Fittipaldi terminou a corrida em Jacarepaguá na segunda colocação, a melhor na história da segunda e mais importante equipe brasileira a correr na Fórmula 1. A primeira, vocês sabem, foi a Escuderia Bandeirantes, que fez corridas pela Europa com alguns Maserati (adquiridos pelo Automóvel Clube do Brasil?), no início dos anos 50, com Chico Landi, Gino Bianco, o uruguaio Heitel Cantoni e o argentino Alberto Crespo.
Voltando à Fittipaldi, foi o maior momento de uma história fantástica de amor ao esporte e superação. Na época, muita gente desceu a lenha no time. Hoje em dia, se compararmos o que eles atingiram com o que a Toyota vêm fazendo, dá para ver que os resultados foram grandiosos diante da estrutura que tinham. Bem melhor, também, que os da Escuderia Bandeirantes. A dica da efeméride especial foi dada pelo Herik!
10 comentários:
Você esqueceu de mencionar que esse carro era lindo.
Tem os que fazem e os que criam dificuldades para não fazer. Parabéns a equipe Fittipaldi!!!
Inesquecível!
E não foi um segundo lugar na sorte ,o F5A estava realmente competitivo ,o Emerson foi pra cima estava com a faca nos dentes !
Lembro que depois deste resultado saiu varias publicações referente a corrida ,sorte de quem guardou ,tinha até uma miniatura para montar em papel ,lembro que era muito dificil para crianças abaixo dos dez anos .
Que saudade!!
Jonny'O
Escuderia Bandeirantes? Nunca tinha ouvido falar! Tem algum material aí para disponibizar para este pobre ignorante que te escreve?
Abs,
Ico,
Muitos gostam de falar da inimaginável volta do Senna em Donington, da ultrapassagem do Piquet na Hungria, do Rubinho na Alemanha em 2000, da vitória do emerson em B. Aires, etc.
Eu já escrevi o que vou repetir agora: A Maior vitória de um Brasileiro na F1 não foi uma Vitória de 9 pontos e lugar mais alto no Pódio, foi uma vitória de 6 pontos, com um carro feito num galpão perto do Portão 7 de Interlagos...os UNICOS Fórmula 1 (FD-01, 04, F-5, 5A, 6 e 6A), até HOJE, que não foram construídos na Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Suiça; pois até os Eagle foram feitos na Europa.
Esta Vitória foi a maior do nosso automobilismo e Eu estava lá, na ponta direita da Arquibancada do Setor D, meninos, EU VI.
As vitórias citadas acima, foram nada perto deste SEGUNDO LUGAR.
Grande Caique !!
Tens total razão!!
Jonny'O
O que dá o real valor e dimensão das vitórias são as dificuldades passadas para alcançá-las. E, com certeza, a equipe Fittipaldi foi uma vencedora pois, hoje, venceu a falta de tradição do país na construção de F1, venceu o descrédito e a falta de dinheiro deixando seu nome na história.
Ainda que ainda há pessoas de mente tacanha e que não reconheçam a importância do feito da família Fittipaldi, nada tirou deles o heroísmo de lutar por um sonho.
Parabéns aos Fittipaldi!
Em 1978,depois de servir o exército,eu e dois parceiros,a bordo de um glorioso FIAT 147,fomos de Brusque até o RIO para assistir ao Emerson, "ganhar em segundo" !Duro mesmo,era escutar comentários imbecís,chamando o nosso F1 de açucareiro.Abraços.
Olá Ico
E um dia antes de se completarem 30 anos do GP Brasil/78, fez 35 anos do GP da Argentina de 73, quando Emerson Fittipaldi fez uma de suas melhores corridas na carreira.
Finalmente os especialistas estão dando o devido valor e reconhecimento aos feitos da equipe Fittipaldi na F-1. Muito tarde, diga-se, mas bem-vindas...
E imaginar q na época foram alvos de incríveis chacotas....lamentável...hj a nova geração se empolga em saber q já tivemos uma boa equipe na F-1, enfim...
Postar um comentário