terça-feira, 20 de novembro de 2007

O REI DE NÜRBURGRING

Stefan Bellof completaria hoje 50 anos, fato lembrado e celebrado em diversos sites e blogs da Internet, com justiça. Para mim, mais do que sua excepcional performance no GP de Mônaco de 1984 (fato já discutido neste post), o que me fascina no falecido piloto alemão são os recordes que ele obteve no Nordschleife, o mais fantástico circuito já criado. No treino classificatório dos 1000 Km de Nürburgring de 1983, Bellof marcou 6min11s13 com seu Porsche 956.

Depois que eu “completei” algumas centenas de voltas nesta pista com os carros do GPL, os F-1 de 1967, fica difícil conceber uma volta na pista abaixo de sete minutos. Esta de Bellof deve ter sido uma das mais perfeitas e velozes da história. Para se ter uma idéia, a melhor volta da corrida também foi dele: 6min25s91, quase 15 segundos mais lento!

5 comentários:

Anônimo disse...

Ico,
Você não tem aí uma foto bem grande de Bellof e seu Porsche correndo em Nurburging? Ficaria muito bem de papel de parede no computador.
Abração.

Eduardo Gaensly disse...

Vale também lembrar que esses Porsches eram uns monstros nessas provas de longa duração.
O episódio sobre os Porsches daquele Vigtory by Design é bem legal. Eu vi e fiquei babando com os carros que tinham motores de 1000HP nos meados dos anos 70. E tinham 1000 hp durante a corrida toda!!

Creco disse...

Ico,
Você sabia que o recorde para o velho Nurburgring de Fórmula 2 pertence a um certo Ingo Hoffmann?
Ah, acabei de ganhar uma miniatura do McLaren do Lewis Hamilton, da Hot Weels, escala 1:18. Vou fotografar e te mando!
Abraço do Cleber.

Anônimo disse...

Vi o Ingo Hoffmann na televisão, no programa do Celso Miranda, dizendo que o velho traçado de Nurburgring é uma paixão especial para ele. Conhece o traçado como a palma da sua mão, sabe toda a história do circuito e quando vai à Alemanha anda no circuito para matar as saudades

Thiago Bastos disse...

É, os destaques de Monaco/84 foram Senna e Bellof.

Bellof morreu 1 ano depois. Senna morreu 10 anos depois...