terça-feira, 24 de julho de 2007

QUER MOLEZA? TENTE O rFACTOR!

Um renomado site inglês sobre PC elegeu os 10 games mais difíceis de todos os tempos. Foi com tremenda alegria e honra que a comunidade mundial de Grand Prix Legends recebeu a inclusão do nosso xodó nesta lista, num honrosolugar. O GPL um gamevovô”, com seus quase dez anos de idade, mas que se mantém atual e incrível por duas razões. A principal delas está nesta dificuldade, fruto de uma programação genial que torna o controle dos carrinhos uma arte em que você está sempre aprendendo alguma coisa nova a cada volta que completa. A segunda está na atuação da própria comunidade, seja na realização de atualizações gráficas para carros e pistas como na criação de novos MODs, como os das temporadas de 1965 ou 1969 (o original é da temporada de 1967).

passei por diversos simuladores e a coqueluche do momento é o rFactor, que fascina principalmente pela variedade infinita de MODs (F1 de diferentes épocas, outras categorias de fórmula, de turismo, etc.). Mas sinceramente não encontro no rFactor o mesmo grau de desafio do GPL. O início com os “charutinhos” pode ser bem frustrante, mal se consegue completar uma volta sem dar uma rodada. Mas o prazer de fazer uma boa volta, uma boa corrida, uma ultrapassagem audaciosa, é inigualável, exatamente devido a este extremo grau de dificuldade.


Quer experimentar? Tem uma demo do jogo aqui.

19 comentários:

Natal disse...

Comentário quase nada a ver com o objetivo do blog, mas...

Comprei o Grand Prix Legends alguns anos atrás mas não consegui jogar só com o teclado, esse ano comprei um belo kit de direção/acelerador/freio e tentei instalar de novo, mas ele só roda em Windows 95... tem alguma manha para instalá-lo ou alguma versão que rode em XP

Obrigado,
Natal.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Natal, entre neste site aqui, ele tem umas explicacoes:
http://eaglewoman.rscsites.org/gpl/faq-xp.htm

Anônimo disse...

Acho o GPL incrível, sensacional. A jogabilidade realmente é a melhor, embora difícil demais pra mim que não tenho o volante virtual. O único problema pra mim são os gráficos e informações meio limitados sabe? Não consigo entrar no clima da época.

Por isso prefiro o F1 Challenge e o rFactor. A jogabilidade não é como como no GPL, mas os gráficos são INACREDITÁVEIS, principalmente no primeiro. A reconstituição do velho Nordshleife ficou PERFEITA.
Quando jogo, parece que entro em uma máquina do tempo. Até coloco no meu rádio músicas dos anos 70, hehe!

Mas cada um com seu gosto. Viva a tecnologia que permite a gente realizar nossos o sonhos.

Abraço!

Anônimo disse...

O início do GPL não é frustrante, é quase depressivo... Antes de 15 dias não dá pra completar uma volta direito. Hoje eu tento baixar de 1:34 com a Brabham em Monza, mas segurar a barata na Parabólica ainda é um mistério pra mim, e é justamente nela que estão os 5 segundos que faltam pra fazer a pole.

Pablo
smusp@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Os carros do GPL parecem não terem freios, isso que mais me deixa irritado. Eu nunca consegui dar uma volta sem errar

Anônimo disse...

Até o Pablo esta nessa!
Olha Ico,daqui uns meses vcs terão que criar uma segunda divisão!

Jonny'O

Capelli disse...

Ico, já me disseram que o GPL é impossível de jogar no teclado. É preciso volante e pedais para jogar. Confere?

Unknown disse...

GPL é impossível mesmo de jogar no teclado, chega a dar raiva. Quando eu tiver uns cobres sobrando, vou investir num kitzinho direção + pedais. Talvez aí dê para aproveitar a bagaça.

Anônimo disse...

A única pista que consigo andar sem errar no GPL com teclado é Spa, por incrível que pareça. Mesmo assim é preciso usar todos os neurônios e todos os músculos das mãos! Ali consigo um tempo suficiente para largar em 10º.

Francis Rosário disse...

Impossível de jogar no teclado para que não tem vontade, na corrida do GPL Brasil no domingo passado, o ICO que usa volante fico em 3° atrás de 2 pilotos que usam teclado....

Pra quem quiser mais informações pode dar uma pasada em: http://gplbrasil.wordpress.com/ campeonato pelo qual o ICO e eu corremos.

Anônimo disse...

Ico, os meus agradecimentos deste lado do atlantico... graças a você me viciei em GPL... Que jogo incrivelmente dificil, e isso que é bom...
E depois de experimentar este simulador só tenho vontade de gritar aos meninos que tão agora na f1 "QUERIA VER CORRER SEM AJUDA"

Eduardo Gaensly disse...

Não é impossivel jogar com o teclado não, eu jogo e acho bem legal, mas esse é o problema, com o teclado você joga, mas com um volante você realmente simula, ainda mais se tiver force feedback, mas aí eu só imagino como é...

Anônimo disse...

Olá , rola joystick ou ñ? E qualquer pessoa pode participar do gpl Brasil? Um abraço aqui da españa.

Francis Rosário disse...

Qualquer um pode e os volantes funcionam sim....

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Pois é, como o TP e o Edu disseram, é possível sim correr com o teclado, mas requer também muito treino e paciência. Com o volante, porém, é muito mais prazeroso.

Uma maneira de tornar o jogo mais fácil é ir atrás de alguns setups e dicas. O link abaixo é uma colecao de links sobre o GPL. Baixem o jogo, ponham isto nos favoritos e mergulhem neste mundo! :-)

Wezt, legal que você se rendeu ao prazer do GPL, fico feliz mesmo que eu tenha ajudado nisso...

Anônimo disse...

GPL ROX! é dificil, mas é uma delicia pilotar aquelas baratinhas


jogo de teclado

Anônimo disse...

capelli...realmente vc tem q ter um volante se quizer disputar vitórias no gpl...pq no teclado vc vai disputar pra tentar dar uma volta sem sair da pista...

ico,bem q vc poderia fazer um "merchan" da GPL Brasil lah no GP total né??

Anônimo disse...

Eu já tinha o jogo faz um certo tempo, mas agora com seu blog me animei e voltei a treinar. Acho que logo consigo fazer uma boa corrida.

Rafael Lucas

Anônimo disse...

IL-2 em terceiro?! Não me parece que ele seja mais difícil do que o GPL.