O circuito de Fuji estreou no Mundial de Fórmula 1 recebendo a decisão da turbulenta temporada de 1976. E a corrida também teve sua dose de polêmica. A largada ocorreu debaixo de um forte temporal e Niki Lauda, que disputava o título com James Hunt, deu apenas duas voltas em ritmo de passeio antes de abandonar. A Ferrari aceitou sua decisão, mas o chefe de equipe Daniele Audetto ainda tentou convencê-lo: “Diga que o motor quebrou, vamos arrumar uma desculpa”. O austríaco foi veemente. “Não, vamos dizer a verdade. As condições são as de um vôo cego. Eu não pretendo me matar”.
Para azar de Lauda, e sorte de Hunt, a chuva aliviou. Mas o inglês não fazia uma corrida das mais brilhantes e teve de parar nos boxes a cinco voltas do final para trocar os pneus, que estavam “no osso”. Caiu para o quinto lugar, uma posição acima da que precisava para ser campeão. Nesta altura, o gerente da McLaren Alistair Caldwell começou a visitar o Box de outras equipes. Primeiro, foi até a Lotus pedir para Colin Chapman mandar Gunnar Nilson aliviar a pressão que fazia sobre Hunt. Saiu de lá enxotado. Depois, confabulou com John Surtees para pedir a Alan Jones que cedesse o quarto lugar a Hunt. A ordem foi dada e o australiano obedeceu.
Hunt já era campeão, mas ainda herdou a terceira posição de Clay Regazzoni, que se arrastou nas duas voltas finais também com problemas nos pneus. Só que o inglês perdeu o contato de rádio com a equipe e quando voltou aos boxes, desceu do carro xingando todos os mecânicos pelos problemas sofridos no final. Só depois que soube que era campeão, conseguiu sorrir. Na verdade, mais ou menos, como mostra sua expressão na foto acima.
10 comentários:
Hunt tem todo o meu respeito, mas o que Lauda fez naquele ano não tem mesmo comparação.
O campeão mais rock n´roll que teve na F1, ele fumava, bebia, pilotava carros velozes e ainda vivia rodeado de mulheres bonitas....
Lauda é Lauda! Hunt é Hunt. MEsmo com o Lauda fora da prova ele ainda precisou de ajuda de outros resultados para ser campeão.
Há uns tempos atrás, em Julho, fiz uma biografia dele, e lembro-me que ele chegou a andar com um distico provocador no fato em que dizia "Sexo: o pequeno-almoço dos Campeões" Era mesmo assim, o James Hunt...
Sou um dos poucos fãs de Hunt no mundo acho. Acho seu título bem merecido, apesar de concordar que Lauda era mais completo. E seria campeão se não fosse o acidente.
Como curiosidade, sugiro que visitem o site de fotos do Sutton e digitem "James Hunt". Nesta corrida no Japão em 1976 tem fotos bem interessantes, como a presença ilustre do campeão das motos Barry Sheene nos boxes da Mclaren. Sheene e Hunt tinham estilos de vida parecido e eram bem amigos.
Abraços!
Rádio? Está certo isso?
O documentário "Os Segredos da Fórmula 1", do Discovery Channel, diz que o primeiro carro com rádio 'wireless' foi a Lotus amarela do Senna, nos anos 80. Antes disso só aquela versão plugada nas paradas.
Detalhe para a lata de coca-cola (não diet, até porque naquele tempo não tinha...), e o cigarro em sua mão direita.
Por essas e outras é que acho que simpatizo com Kimi Raikkonen.
Esse negocio de titulo não merecido é muito complicado, vejam hoje em dia ,o proximo campeão vair sair de um campeonato mundial de quatro pilotos e duas equipes.
Pra mim ,um campeão nos anos 70 tem que ser respeitado,até porque na epoca a Ferrari era um gigante perto da Mclaren ,não vamos esquecer que o M23 já estava com uma sobrevida .E acho ainda que entre 72 e 77 foram os anos de maior equilibrio tecnico na F1,era possivel se esperar pelo menos cinco equipes com potencial para o titulo.
Jonny'O
Já assisti a transmissão dessa corrida pela BBC. Sensacional a entrevista de Hunt, logo após a corrida. O repórter pergunta: "James, o que você vai fazer agora que é campeão do mundo?".
Hunt responde: "Vou ficar bêbado."
Ico,
Fantástica a foto de James Hunt. Essa eu não conhecia.
Escrevi no dia que Hunt completaria 60 anos, um pequeno resumo de sua vida em meu blog.
http://paratodos.blog.com
Convido não só você, como a todos, para ler um pouco mais sobre esse diferente piloto que passou pela Formula 1.
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