sábado, 29 de setembro de 2007

FUJI – SÁBADO

Muito legal o treino de classificação para o GP do Japão, graças ao clima imprevisível no entorno do Monte Fuji. Sem referências para pista molhada, os pilotos aproveitaram para andar o máximo possível e o público – no circuito e na tevê – foi premiado com vários carros na pista o tempo todo, além de muita ação.

No que diz respeito à disputa pelo Mundial de Pilotos, o grid de largada foi montado na mesma ordem da classificação dos quatro primeiros da tabela (ou cinco, se considerarmos Heidfeld, que está fora da briga). A disputa pela pole-position foi decidida no último segundo a favor de Lewis Hamilton. O inglês vem colecionando, ao longo do ano, estes pequenos detalhes que fazem diferença na disputa de um título. Na Turquia, por exemplo, um pneu furado resultou apenas na perda de algumas posições, quando poderia ter sido um abandono. Hoje, no Japão, Hamilton quase foi eliminado na primeira parte da classificação (chegou a ficar em 17° a menos de um minuto para o fim). Não se salvou da degola como garantiu a pole mais importante do ano, por ínfimas frações de segundo.

Mas o bom treino não se limitou aos cachorros grandes. Os desempenhos de Jenson Button com a Honda e Sebastian Vettel com a Toro Rosso foram mais que notáveis. O alemãozinho começa a dar sinais de grandeza, principalmente se levarmos em conta que a experiência dele com este carro na chuva era absolutamente zero. Do outro lado da moeda, Rubens Barrichello decepcionando em condições onde, ao longo de sua carreira, sempre provou ser um diferencial a seu favor. E Ralf Schumacher jogando fora suas chances numa manobra desastrada com a Spyker de Sakon Yamamoto.

Com a perspectiva de chuva, cresce a expectativa de uma boa corrida nesta madrugada (pra maioria de vocês, no raiar do dia europeu). Seria ótimo: até agora, 2007 trouxe eventos bons no Canadá e na Alemanha. Muito pouco, muito menos que em 2006.

Nenhum comentário: