sábado, 8 de setembro de 2007

PREPARANDO A FORNADA

Fato: existiu uma troca de e-mails entre os pilotos da McLaren citando o dossiê sobre o F2007 que Mike Coughlan possuía. Especulação: qual seria o conteúdo destes e-mails, se eles continham mesmo segredos ou se era uma inocente fofoquinha entre funcionários de uma empresa.

Fato: Alonso não quer mais ficar na McLaren, que não quer mais ficar com Alonso. O clima é insustentável e uma cisão, iminente. Especulação: seria o espanhol quem teria cantado a bola para a FIA sobre a existência desta correspondência. Ron Dennis, em troca, irá demiti-lo em breve – o que era mesmo o objetivo de Alonso.

Fato: Flavio Briatore esteve ontem por duas vezes reunido com Ron Dennis no motorhome da McLaren. Especulação: a McLaren estaria mesmo seriamente comprometida na história, sua cova foi cavada pela Ferrari e Max Mosley não veria a hora de jogar o corpo dentro. Mas Bernie Ecclestone quer salvar a reputação da categoriapela primeira vez ele a realmente abalada. Por isso, teria mandado Flavio, como uma espécie de diplomata, para costurar com Dennis um acordo em que os interesses da Fórmula 1 seriam resguardados. Resumindo, foram ver como vão assar esta pizza. O escândalo em si seria muito grave, mas ainda pior seria uma categoria sem a presença da Mercedes-Benz e com apenas uma equipe muito superior às outras, a Ferrari. Juntando massa e ingredientes, fariam uma redonda saborosa. A equipe perderia os pontos no Mundial de Construtores, mas pilotos continuariam na briga pelo título; Alonso seria liberado gratuitamente para assinar com quem bem entender (isso, claro, nos bastidores, não dentro de uma decisão oficial do tribunal). Para terminar, aquela azeitoninha preta que é sempre dura de digerir: a McLaren seria excluída dos Mundiais de 2007 e 2008, com direito a sursis. Ou seja, poderão correr normalmente, é não repetir o que fizeram desta vez.

+++

Atualizados estamos, tomaremos um Estomasil na quinta de manhã, vamos agora nos concentrar na ação da pista, que é lado legal disto aqui.

14 comentários:

Fleetmaster disse...

Agora é esperar para ver oque vai acontecer em Monza e na reuni~çao da FIA.

Abraços

Capelli disse...

Se a McLaren for punida e os pilotos não perderem pontos... será uma vergonha.

Bem ou mal, com ciência ou não, eles tiraram proveito do uso das informações privilegiadas.

Paulo Coruja disse...

a essas alturas do campeonato, não vai bastar estomasil, mas sim uma dose cavalar de plasil.

Caíque. disse...

Ico,

Eu detonaria a McLaren eos dois pilotos IMEDIATAMENTE, porque só alguém com problemas mentais sérioa é que pode achar que eles não usaram o que receberam e isso de não tirar os pontos dos Pilotos é ridículo afinal eles estão lá porque algo de errado foi feito. Basta a gente se lembrar da Austrália e ver que a Ferrari era muito mais rápida que a Mclaren e de repente os caras, do nada ficaram mais rápidos, isso além de reclamarem do assoalho da Ferrari, o que só poderia ser feito se eles soubessem de TUDO.

Minha Punição seria simples: McLaren OUT, idem o Hamilton e o Alonso.

Lucas Carioli disse...

Parece que é isso que vai acontecer mesmo.

O problema da Fia (e de nós torcedores) é que queremos uma punição à Mclaren, mas não queremos que ela morra com esse incidente. Eu, pelo menos, acho uma tragédia a Formula 1 perder uma equipe como a Mclaren.

Ou seja, a punição precisa ser cuidadosa. Por isso acredito mais que foi a Fia mesmo quem "prensou" Alonso e De La Rosa para falarem o que sabiam, afim de livrar os pilotos para a disputa desse ano e salvar o campeonato.

Abraços!

HF (BSB) disse...

Já pensou se, com punições, o título sobra para Kimi ou Felipe? Seria o mais insosso dos últimos séculos. A "santa" Ferrari, com auréolas e asinhas flexíveis, pegou a McLaren pra Cristo.

João Luiz disse...

Apenas um complemento ao comentário do Caíque: já que a documentação do projeto da Ferrari é quase de "domínio público" e a FIA parece estar disposta a uma "cruzada" moralizadora na F-1, bem poderia também investigar os tais "assoalhos flexíveis" que a equipe vermelha usava... Não se fala nada a respeito? Se é para fazer uma Operação Mãos Limpas na Fórmula 1, que se faça por completo.

Caíque. disse...

HF e João Luiz,

O ASSOALHO que a Ferrari usava na Austrália não foi proibido, mas a reclamação da McLaren só aconteceu porque recebeu um Gibizinho de 750 Folhas do Stepney de brinde. As asas flexíveis foram utilizadas pela Ferrari, Sauber e Honda no ANO PASSADO e foram proibidas a partirt de Indianápolis; e essas equipes a tiraram. McLaren OUT e Hamilton e Alonso Idem. Isso sim, daria credibilidade à F1 e não punir apenas a Equipe, punir os Beneficiados TAMBÉM.

r/t disse...

Tem que punir os pilotos tambe,m ou eles correm a pé ? Por acaso eles não correram com o carro fruto da espionagem ? Se fizerem essa palhçada, reafirmo, a FIA vira de vez Federação Inglesa de Automobilismo, principalmente depois daquele julgamento ridiculo do dia 26/7, na qual a equipe foi culpada mas não punida, e depois da corrida de Nurburging onde colocaram de volta o hamilton na pista

Chocodasilva disse...

r/t seria claramente uma passagem de FIA (Ferrari International Assistance) para Federeçao inglesa de automobilismo. WOW!

Será assim tão complicado entender que a FIA faz tudo para não penalizar a equipa que tem o piloto mais mediático. Quando Schumacher estava na Ferrari esta fazia ordens de equipa junto à linha de meta, fazia estacionamentos no meio das ruas do Monaco, mandava carros contra pilotos canadianos, pediam a pilotos da Sauber Ferrari para atrasarem as dobragens de pilotos de equipas rivais, e qual foi a penalização? Nenhuma!

Hoje, o piloto que a FIA tanto gosta chama-se Lewis Hamilton e farão tudo para proteger o piloto inglês. Alias esta "amnistia" já confirmou que os pilotos não serão penalizados, portanto esqueçam isso. A carta do Max Mosley diz que quem colaborar não será penalizado, como tal tudo indica que todos colaboraram, o que faz com que o campeonato de pilotos continua na mesma...

É triste, mas o Alonso tem muitos defeitos, mas de estúpido tem muito pouco. Quando há 1 ano foi penalizado em Monza (aí já não foi ajuda à Ferrari por parte da FIA?!?!?!) ele disse que a F1 não é um desporto e hoje são os ferraristas que provam do mesmo veneno. Tantos anos foram os beneficiados que algum dia teriam que ser os prejudicados.

Conformem-se, porque o Universo tem as suas formas de se equilibrar, ou alguem pensava que era sempre a tirar proveito de tudo?

PS - Já agora gostava que me explicassem como é que para fazer uma queixa do assoalho flexivel é preciso ter os documentos da equipa. Será que essa pessoa está a insinuar que a Ferrari tinha documentos da Renault na época passada? Sim porque só assim se explica que soubessem dos mass dampers...ah será que a Ferrari tinha documentos da McLaren aquando da polémica do controlo de tracção? Isto uma pessoa quando tem memória curta, normalmente só dá tiros no pé.....

Carlos Henrique. disse...

Caro Chocodasilva,

1 - Os MASS DUMPERS eram VISÍVEIS para os Engenheirto que trabalhavam e trabalham na F1, coisa que não é possível para o ASSOALHO;

2 - Os Mass Dumpers foram analisados pela FIA e depois de 3 GP's foram PROIBIDOS;

3 - As ASAS FLEXÍVEIS, ano passado, foram analisadas pela FIA e PROIBIDAS e a FERRARI, BMW e HONDA deixaram de usá-la,

4 - O ASSOALHO FLEXÍVEL não foi proibido porque após sua análise, a FIA permitiu seu uso;

4a - Pneus que aumentavam a banda de rodagem foram proibidos depois que se provou que estavam burlando o regulamento;

5 - A FIA para EQUILIBRAR o Campeonato de 2003 e prejudicar o melhor time, fez uma SUBSTANCIAL mudança na contagem de pontos de maneira que o Kimi Raikkonnen apenas com uma vitória, quase foi Campeão contra um Schumacher com 8 vitórias, logo por favor, pare com essa insinuação de favorecimento da FIA à Ferrari, da mesma forma que ela, FIA, não favoreceu a Williams quando esta desenvolveu a Suspensão Eletronica, coisa que nenhum outro Time conseguiu fazer e aí seu Mosley proibiu a Equipe de utilizá-la;

5 - Roubo de Tecnologia é bem diferente de Asas Flexíveis, Suspensões Eletrônicas, Mass Dumpers, etc; e é lamentável que ainda existam opiniões que sejam favoráveis a que a McLaren não seja punida, porque se assim for, que se permitam todas as falcatruas possíveis.

Mario Bauer disse...

Ico, antes da mais nada parabéns pelas belas fotos e as reportagens de Monza.

Respeito a sua opinião, mas o que você citou como fatos são, de fato, especulações em sí. Por enquanto.

Nada disto está comprovado, pois
1) Ninguem apresentou os emails para podermos ler linha por linha se o que foi espalhado na base do boato confere;
2) Ninguem enxerga dentro da cabeça de Alonso e pelo que saiba ele não declarou que pretende deixar a McLaren;
3) O Briatore visitando o motorhome da McLaren é um fato, sim, qualquer comentário em cma desto é uma especulação, sim, pois só os dois abem o que foi conversado ali.

chocodasilva disse...

Sr.Carlos Henrique,

Pelos vistos não conseguiu entender o que tentei dizer.

Mas sem fazer um desenho (pois não é possivel aqui), o que eu disse foi que a FIA PROTEGE a equipa que possui o seu "ganha-pão" ou seja, o piloto mais mediatico. Quando era Schumacher, Benneton e Ferrari fizeram as maroscas todas que poderam e não foram penalizados. Agora o piloto mediatico é o Lewis Hamilton e a McLaren vai poder fazer o que bem entender.

Dito isto, acho que é obvio que EU NAO CONCORDO com a posição da FIA! Se há leis é para serem cumpridas, no entanto acho lamentável que existam pessoas que se esqueçam do passado e agora se atirem com unhas e dentes à vilã McLaren, fazendo a Ferrari de santa padroeira dos anjinhos.

Se querem ser meninos, sejam meninos, mas a vida real não é assim tão simples. Espionagem industrial sempre existiu, ainda me lembro da Williams em 95 ter caçado um mecânico da Benetton nas boxes da Williams durante a noite...mas este caso é ainda mais grave porque a ser verdade, a McLaren teve acesso a TUDO o que era da Ferrari, e mais importante que os desenhos do carro eram as informações acerca de estratégias...

Infelizmente (volto a repetir INFELIZMENTE) acho que a FIA vai arranjar uma solução salamónica, que é retirar a McLaren dos construtores...a tal amnistia na carta aos pilotos já fez com que os pilotos não possam ser prejudicados. É triste, mas ninguem pode prejudicar Lewis Hamilton, e se pensam que tenho pena da Ferrari esteja bem enganado.

Tenho pena sim, das equipas de meio da tabela porque essas nunca serão beneficiadas...que tristeza este mundo da F1...

caique. disse...

Chocodasilva,

Receba minhas desculpas por não lhe compreender.