O primeiro carro da Ligier na Fórmula 1 marcou época, especialmente pela enorme tomada de ar atrás do piloto – sua marca inconfundível. O JS5, desenhado por Gerard Decarouge era também um carro promissor, com o qual Jacques Laffite obteve bons resultados na temporada de 1976, como um segundo lugar em Zeltweg e uma pole-position
em Monza. A partir daí, o piloto francês se manteria fiel à equipe por quase toda sua carreira, com exceção de duas temporadas passadas na Williams, em 83 e
84. A última prova de Jacques Laffite foi o GP da Inglaterra de 1986, quando se machucou bastante após um acidente na largada.
A bela miniatura da foto é do Caíque Pescarolo. Também quero uma dessas para mim! Qual a marca e a escala, Caíque?
8 comentários:
Lindo carro. REalmente a história da LIGIER e Jaques Lafite se confundem. APenas uma dúvida , ele não parou de correr por consequencia de um acidente nos testes de pré-temporada do Rio de Janeiro ??? Ou eu confundi ele com outro piloto ?
Salve Ico,
Vamos lá: Modelo fabricado pela Super Champion (marca Francesa) e em escala 1/43.
O bacana é que tenho este carro filmado em Super 8mm nos Treinos Oficiais do GP Brasil em 76, onde o Emerson estreou na Copersucar.
Fleet,
Quem Parou por um acidente foi o Phillipe Streiff nos treinos pré-temporada aqui no Rio.
Este Ligier mantinha o Silvo próprio dos Matra.
Nem precisava dizer que a miniatura é do Caíque. Só de bater o olho nesse inconfundível azul que dá para saber que é do mais "Matreiro" dos blogueiro.:-)
Grande abraço.
É verdade Fleetmaster,os melhores anos da Ligier e do Laffite foram juntos ,só teve uma vitoria da Ligier sem o Laffite por perto ,aquela do Panis em 96 .
Mas se não me engano o unico piloto a vencer com o motor Matra na F1 foi o Laffite em 77 e 81 ,essa JS5 não venceu mas foi por pouco,fez uma grande temporada em 76 para um carro e equipe novos.
Linda jóia Caique!
Jonny'O
Todos os Ligier são lindos mas confesso que essa entrada de ar ficou exuberante demais, extremamente anos 70! Prefiro a versão B do carro, já sem a entrada de ar atrás do santo-antônio.
Adoro essa chaminé! Ainda terei essa miniatura só por causa dessa entrada de ar, que durou duas ou três corridas, mas era fantástica!
Linda a miniatura do "Corcunda de Notre Dame". Só deve ter lá fora, não é não?
Ah... respondendo ao Grun, a tomada de ar durou até o GP da Espanha de 1976, quando a FIA acabou com os periscópios e muitos projetos foram prejudicados naquele ano.
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