quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

MINIATURAS – FERRARI 312T4

Com o título da temporada de 1979 já decidido, Gilles Villeneuve decidiu roubar o show na etapa de encerramento daquele ano, o GP dos Estados Unidos em Watkins Glen. O absurdo começou logo na sexta-feira, quando uma chuva fortíssima caiu no circuito. Poucos pilotos foram à pista, mas o canadense acabou fazendo sua volta 11 segundos (!!! – ou nove, há versões conflitantes) mais rápido que o segundo colocado, seu companheiro de equipe Jody Scheckter. Gilles largou em terceiro, mas dominou a corrida – disputada naquela condição chove-seca-chove-seca –, cruzando a linha de chegada com quase 50 segundos de vantagem sobre René Arnoux, o segundo colocado. A prova também marcou a primeira volta mais rápida de Nelson Piquet na Fórmula 1.

A miniatura acima, a preferida da coleção do Maurício Neves, foi feita pela Exoto (na escala 1:18) exatamente para homenagear esta grande performance do inesquecível canadense. Clique para ampliar e repare nos detalhes.

11 comentários:

Anônimo disse...

Exoto !?

sem mais nenhum comentário, perfeita !

Filipe W

Paulo Gouvêa Jr. disse...

é para se apreciar ajoelhado...

Anônimo disse...

As miniaturas da Exoto são as melhores miniaturas que são vendidas já montadas. Espetacular!!

Anônimo disse...

Clamorosa Ferrari!!!
Que espetaculo!!!

Lembro perfeitamente quando vi a T4 pela primeira vez em 79 ,fiquei chocado ,achei maravilhosamente estranha a nova criação de Forghieri era diferente dos outros carros asa ,principalmente a parte dianteira ,o mais curioso era a simplicidade da construção do chassi ,acho que só o A2 da Arrows foi mais chocante!
Parabéns Maurício Neves ,bela maquina.

Jonny'O

Anônimo disse...

Esse carro tem um design meio estranho mesmo. Mas deu certo. E como.
Um abração.
Paulo Santos/RJ

Capelli disse...

Ico, você tem certeza de que a pole foi mesmo de Villeneuve?

Ele fez apenas duas poles na carreira, uma em Long Beach/79, quando fez a bobagem de errar o ponto de parada, cruzar a linha de chegada e inventar uma largada em movimento, obrigando a interrupção da prova e deixando todo mundo furioso no grid.

A segunda pole eu não lembro onde foi, mas tenho a impressão de ter sido em 1981...


Abraço!

Capelli

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Boa Capelli! De fato, ele arrebentou no treino de sexta. mas o rápido no sábado, no seco, foi o Alan Jones e Gilles largou em terceiro. Valeu! :-)

Aliás, estou com tanta correria que nem te parabenizei pela idéia e pela execução dos Super Trunfo. Tb estou colecionando!

Abs!

Mauricio Neves disse...

É a minha primeira lembrança de um carro de F1, depois dos Copersucar do meu autorama. Que saudade!

Anônimo disse...

Só o que eu digo é: UAU!

Essa matou a pau.

Capelli disse...

Valeu, Ico! :)

Aliás, você tem alguma explicação para a bobagem do Villeneuve que citei, em Long Beach?

Nunca achei nenhuma referência a respeito, só vi isso no VT da corrida. Na transmissão, ninguém achou explicação para aquela besteira.


Abraço!

Anônimo disse...

Li em algum lugar que nesse treino do GP dos Estados Unidos em Watkins Glen, ninguém queria se arriscar por que chovia forte e os que foram para a pista pilotaram com a "ponta" dos dedos...Foi aí que começou o espetáculo de Villeneuve, ele realmente entrou na pista e não ligou para a chuva que caía fortemente na pista e baixou esse "temporal" de 9 ou 11 segundo. Aí o que se viu foi um corre, corre dos pilotos para buscar Gilles na pista. Pelo que entendi Gilles fez a pole provisória(não sei se tinha treino na sexta nessa época) Ou se foi no começo do treino de classificação de sábado. Em todo caso esse dia marcou mais pela coragem de Gilles que dizia:

"Não importa qual é o tipo "terreno", corro em qualquer lugar, a chuva não me atrapalha"

Quem viu o vídeo de Gilles no GP do Canadá em 1981 sabe que é verdade(até a direção não sabia o que fazer, se obrigava Gilles a ir para os boxes ou deixava ele na pista). Sorte que ele deu show e continuou na prova e chegou em terceiro, sem tirar o pé, sem aliviar.
Assim era Gilles Villeneuve...

Obs: hehehe eu também to colecionando o trunfo do Capelli.