quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

MINIATURAS – LIGIER JS11

A miniatura de hoje é uma das peças da minha coleção que mais curiosidade me desperta. Trata-se de uma Ligier JS11, reproduzindo o carro utilizado na temporada de 1979 (no ano seguinte, o JS11 voltou a ser empregado, mas com modificações na traseira do carro e sem asa dianteira). O que eu não entendo é a inscrição “Talbot” em diversos pontos do carro (clique na imagem para ampliar). Porque, salvo engano, a Ligier-Talbot seria a de 1981. E o carro de 1979 tinha o logotipo dos cigarros Gitanes nos principais lugares, como na foto abaixo.

Difícil encontrar uma explicação. Acredito que a miniatura deva ter ido ao mercado no meio de 1980, depois que a parceria Ligier-Talbot tinha sido anunciada. A fabricante do modelo em escala 1:41, a Polistil deve ter entrado na onda e antecipou a parceria num carro antigo, criando um modelo que nunca existiu.

Ou será que estou redondamente enganado?

5 comentários:

L-A. Pandini disse...

Enganado nada. Está certíssimo. Abraços. (LAP)

Anônimo disse...

Suponho que será pelas restrições à publicidade ao tabaco...

Anônimo disse...

Está certo Ico, mas é impossivel não admirar o JS11 ,acho que ele esta entre os mais belos F1 da historia.
Tive um JS11 em autorama da Estrela ,inesquecivel!
E foi justamente nessa epoca que tive um FD01 amarelo ,como se ve ,no mundo dos brinquedos tudo é possivel.

Jonny'O

Anônimo disse...

Olhando essa miniatura da Ligier bateu uma saudade do meu autorama, tinha uma Ligier e uma Ferrari do ano de 1980!
Tempinho que não volta mais...

Anônimo disse...

Acho que isso que vc disse mesmo.

Vale lembrar que as miniaturas nessa época, não eram um exemplo de "fidelidade".

Abraço!