quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CINCO ANOS VERMELHOS

Foi num seis de fevereiro, o de 2003, que Felipe Massa foi anunciado como piloto de testes da Ferrari. O brasileiro vinha de uma confusa temporada de estréia na Fórmula 1, em que mostrou ser veloz, mas com uma certa tendência a cometer erros. Hoje em dia, Massa não esconde que o que aprendeu naquele ano, observando o modo de trabalhar de uma equipe campeã, lhe proporcionou um enorme salto de qualidade. Nos dois anos seguintes, correu pela Sauber – e o mesmo chefe que o despedira no final de 2002 fez de tudo para levá-lo à BMW no final de 2005. Mas o piloto tinha se acertado com a casa que o acolhera e foi ser feliz em Maranello. A história que começou há cinco anos chega a um ponto importante. Com a Ferrari demonstrando ótima forma nestes ensaios de pré-temporada, fica a impressão momentânea de que Massa terá apenas um adversário na disputa pelo título, seu companheiro de equipe. Impossível afirmar se ele conseguirá ou não bater Kimi. Mas a tranqüilidade com que encara o desafio é sempre um bom sinal. E, se continuar na mesma curva ascendente dos últimos cinco anos, terá chances concretas nesta disputa.

7 comentários:

Anônimo disse...

"Com uma certa tendência a cometer erros" foi bondade sua, Ico. Ele errava demais! Lembro que em Silverstone, na chuva, dirigiu "como um retardado", segundo palavras do próprio Massa.

Se hoje ele tem algo a comemorar são os 5 anos de Ferrari. Porque tomar 8 décimos de segundo do companheiro de equipe num treino - como acoteceu hoje - não é motivo para comemorar.

Aztronauta disse...

Acho que esse aniversário do Felipe na Ferrari deva sim ser comemorado. Ele passou de um brasileiro rápido, porém trapalhão para um piloto centrado e que conseguiu lapidar o talento bruto que tinha. Parabéns pra ele. E pensar nos resultados dos treinos de pré-temporada é besteira. Não tem um carro andando nas mesmas condições que o outro. É cada um por si pra testar os limites do carro. Acredito que quando as coisas forem pra valer, tudo pode mudar. Abraços.

Thiago Bastos disse...

É agora ou nunca, creio. A maior chance dele foi no ano passado, quando o Kimi ainda estava se adaptando à Ferrari. Agora o Kimi está andando melhor que o Felipe, e ele precisará se superar. Atualmente acho que não vai dar para ele (bater o Kimi), mas torço para que isso aconteça.

Realmente ele deve muito à Ferrari, e deu "sorte" de ter a simpatia do Schumacher.

Anônimo disse...

Gosto do Massa ,e não vou ficar decepcionado caso Kimi vença novamente ,talvez o estilo de Massa não seja do agrado de todos ,mas quem não queria estar no lugar dele?
No momento não acho que é o melhor momento para julga-lo ,a temporada nem começou e ele provou no ano passado que é rapido ,como poucos hoje na F1 ,em velocidade não perde em nada para o Finlandes.
Ali ninguém esta para perder ,do lado de cá e de lá.

Jonny'O

Anônimo disse...

Quando a Ferrari olha para Kimi pensa no Campeão do Mundo e não no "Campeão do Mundo porque Felipe Massa deu passagem".
Por mais que a equipe diga não ter um primeiro piloto, em cada notícia que vejo da Ferrari está o Kimi sorrindo e dizendo que o carro está se adaptando ao seu estilo de dirigir (e é verdade!).
Penso que os testes de inverno podem não revelar parâmetros seguros para equipes diferentes (dado o número infindável de variáveis que devem ser consideradas), mas quando a diferença de 0.8s é na mesma equipe, acredito que o dado é importante.
O Massa precisa andar muito para fazer com que a Ferrari deposite nele a esperança pela conquista do campeonato, pois hoje, a esperança é no Iceman.
Enfim, quero estar completamente errado e ir à Interlagos ver o Massa ser campeão do mundo e trazer o 9o título para nós (seria de arrepiar), mas, atualmente, a Ferrari tem muito mais de Finlândia do que de Brasil (Ah isso tem!)

João Carlos Viana disse...

Acho o Kimi superior ao Felipe, mas numa disputa mano a mano, dentro da mesma equipe, pode dar de tudo. Até Massa!

Anônimo disse...

O Kimi é um piloto excepcional e o Massa, que é sem dúvida um piloto rápido, tem um grande desafio nesse ano. Mas infelizmente eu acho que ele não vai conseguir superá-lo no campeonato, já que agora o Kimi se adaptou completamente ao carro e está com auto-estima mais elevada. Mas eu conocordo com você Ico, quando diz que o Massa tem um ponto a favor, que é sua capacidade de guiar bem sob pressão e sua consistente melhora a cada ano. Enfim, eu não acredito que ele vá conseguir mas não é impossível e não custa nada torcer por ele para trazer mais um título da F1 ao país.