sábado, 23 de fevereiro de 2008

MINIATURAS – MERCEDES-BENZ W196 STREAMLINER

Hans Herrmann, uma das lendas do automobilismo alemão, completa hoje 80 anos de idade. Ele era o piloto mais jovem da Mercedes-Benz no retorno da marca à Fórmula 1, em 1954. Foi num carro igual ao do modelo acima, mas com o número 22, que ele estreou com uma flecha de prata no GP da França daquele ano, no velocíssimo circuito de Reims. O número 4 foi usado naquela corrida por seu compatriota Karl Kling (e esta miniatura da minha coleção foi feita pela Brumm, na escala 1:43).

Na verdade, a carreira de Herrmann começou e terminou com um carro Porsche. A imagem mais famosa da sua trajetória é a mostrada abaixo, quando ele chegou apenas um segundo e meio atrás do vencedor Jacky Ickx nas 24 Horas de Le Mans de 1969, depois de um intenso duelo nas voltas finais. No ano seguinte, ele não deixou escapar a chance e venceu com um 917, correndo em parceria com o inglês Richard Attwood. Ao descer do pódio, aos 42 anos de idade, anunciou que estava deixando as pistas. O alemão soube fazer uma despedida em grande estilo como poucos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hans Herrmann marcou 8 pontos no Mundial de Pilotos de 1954:

04/07 - GP França - Melhor volta
22/08 - GP Suíça - terceiro colocado
05/09 - GP Itália - quarto colocado

Em 1955 ele marcou 01 ponto:

16/01 - GP da Argentina - quarto colocado ( com Moss e Kling )

Nestes dois anos ele pilotou a Mercedes W-196

Marcou seu último ponto no campeonato em 1960:

04/09 - GP da Itália - sexto colocado - Porsche 718

No Mundial de Marcas ele conseguiu as seguintes vitórias:

1955 -

16/10 - Targa Florio - Mercedes 300 SLR

1960 -

26/03 - 12 Horas de Sebring - Porsche 718 RS/60
08/05 - Targa Florio - Porsche 718 RS/60

1968 -

04/02 - 24 Horas de Daytona - Porsche 907
23/03 - 12 Horas de Sebring - Porsche 907

1970 -

14/06 - 24 Horas de Le Mans - Porsche 917 K

Ricardo Cunha

Anônimo disse...

as verdadeiras flechas de prata... lindas

L-A. Pandini disse...

Ico, o Hans Herrmann havia decidido parar de pilotar no final de 1970. Ao vencer em Le Mans, percebeu que nada mais seria tão glorioso e, sensatamente, decidiu parar ali mesmo.

Grande piloto. Pena que muita gente só tenha olhos para os "vitoriosos".