Foi em novembro de 2003 que a elite do rali mundial se reuniu no País da Gales para decidir quem seria o campeão mundial. Quatro ases estavam na briga: Sebastien Loeb e Carlos Sainz (ambos da Citroën), Petter Solberg (Subaru) e Richard Burns (Peugeot) – que acabou não participando da disputa após sofrer um desmaio a caminho de Cardiff, quando foi diagnosticado o tumor no cérebro que acabaria por tirar sua vida dois anos depois.
O WRC vivia um grande momento e sua popularidade crescia em forma exponencial. A Fórmula 1 continuava popular, num patamar muito mais acima, mas cresciam as críticas contra o marasmo proveniente do domínio imposto na época pela simbiose Ferrari/Schumacher. Coincidentemente – ou não – a FIA começou a introduzir no rali uma série de regras esportivas e técnicas controversas (a maioria delas, restritivas), com resultados desastrosos.
O aumento de etapas disputas e o conseqüente aumento no orçamento assustaram algumas montadoras. Peugeot, Skoda e Hyundai resolveram sair fora, já que, além de caro, o espetáculo proposto era cada vez menos interessante. Hoje, apesar do fascínio que o WRC ainda exerce – muito mais pela raiz da modalidade em si do que pelo formato empregado –, ele se tornou uma mera sombra do que era cinco anos atrás. Quem disse isso, hoje, foi Carlos Sainz, o mito, a lenda. “O rali era um evento que parava um país. Hoje é uma corrida pequena e chata. Falta uma variedade de vencedores. Anos em que até sete pilotos de cinco marcas diferentes disputavam um título ficaram no passado. Para a competição, isto é muito triste”.
Sinceramente, não compartilho da opinião de muitos de que a FIA sabotaria a modalidade propositadamente para que ela não concorra com a F-1. Não vejo a possibilidade de alguém pensar que um campeonato ocupe o espaço do outro: são dois grandes eventos e seria do interesse da própria entidade que ambos andassem bem das pernas. Posso estar sendo ingênuo, mas acho que a política equivocada em relação ao WRC é resultado apenas de um trabalho mal-feito.
No fundo, não sei o que seria pior: se sabotagem ou incompetência. Só torço para que a mesma FIA atue rapidamente para mudar o quadro. Quando um campeoníssimo como Sainz começa a falar mal, é porque a maionese desandou.
8 comentários:
Ico, não duvido em nada de que seja mesmo sabotagem.
Onde o Ecclestone entra, suas ações são dignas dos Bucaneiros Ingleses de séculos atrás. Ele adora "PILHAR" estes eventos e se beneficiar.
Caíque
Depois que a "segurança a qualquer custo" passou a ser um dos objetivos da FIA, tanto a F1 quanto o Rally ficaram chatos.
Corrida é risco, quando os riscos são tirados ou diminuídos ao máximo, acaba a emoção e a competição.
Essas regras de limitar potência, impedir determinadas modificações nos carros tá matando o Rally.
Típico da FIA; já fez isso com diversas categorias.
Eu nem posso falar nada porque isso nem no Brasil passa. (ou passa em algum canal de TV obscuro e nem sei).
leonardo, passa na tv a cabo, no canal espn. apesar de já ter sido melhor ainda vale mto a pena assistir.
O WRC não é nem sombra do que já foi. Acho que outro ponto que prejudicou o campeonato foi a restrição para dois carros. Antigamente as equipes de fábrica colocavam até quatro carros e assim vários pilotos novos apareciam no campeonato. Hoje, Loeb vai levar o campeonato com os pés nas costas. Com relação a transmissão, é feita pela ESPN. Apesar da boa vontade da emissora, a transmissão é muito ruim! A narração do Luís Carlos Largo e os comentários do Kolberg trucam muito a transmissão e não se ouvem as entrevistas e as matérias especiais, pois os dois ficam conversando sobre outras coisas. Era muito melhor no AXN, com as legendas!
Infelizmente só comecei a acompanhar rally a partir de 2006 na ESPN(e via videos da Eurosport postados em sites de rally) quando Loeb já predominava, apesar de bons pegas com o Marcos não se compara mesmo à epoca da lendas com o próprio Sainz, Tommi, etc... Espero que volte ao velhos tempos, pois no you tube temos vários videos de corridas com bastante público. Por sinal hoje chegou minha 3a. miniatura dos campeões de rally, Mitsubishi EVO VI da lenda Makinen, rally New Zeland 1999. Este blog me incentivou a começar minha coleção de minis...Para quem gosta segue a dica de um site com vídeos de rally, WRC, Dakar, campeonatos europeus. http://rally.stanis.info
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