Já no ar, no GP Total, uma coluna discorrendo sobre os carrosquemais decepcionaram na história da F-1, à luz do desempenhoinicial do RA108. Lembra de maisalgum? Confira e comente!
10 comentários:
Anônimo
disse...
Muito interessante a coluna. Tanto quanto decepcionante, a McLaren de 2004 era linda, muito linda.
Este assunto é um dos meus preferidos ,principalmente por envolver as mais direntes ideias ,as malucas invencionices e aquelas que não deram certo por estar muito a frente de seu tempo.
Como cheguei atrazado e a turma já nomeou varios destaques,mas como a historia é longa ainda sobraram algumas passagens interessantes.
Na decada de 50 ainda se pode considerar o BRM P15 de 1950 e 51 como forte candidato,diferente do H16 que já nasceu em meio a desconfiança dos especialistas da epoca ,o P15 também com 16 cilindros mais em V ,era a grande esperança britanica para derrotar os Italianos da Alfa e Ferrari ,foi um grande fiasco ,mas acho que o P15 se enquadra nos projetos que nasceram a frente de seu tempo .
Na decada de 60 lembraria do ATS 100 de 1963 ,este também se podia esperar algo melhor do que fez ,seu projeto foi desenvolvido pelos engenheiros da Ferrari entre eles Carlo Chitti e ainda teria Phil Hill campeão de 61 ,nem é bom falar dos resultados.
Nos anos 70 é rico em vexames ,mas para mim que sou Ferrarista a 312B3 de 1973 foi um horror ,para o azar de Arturo Merzario que teve sua grande chance na hora mais errada possivel.
Em 1980 a Lotus 80 tentou aperfeiçoar o efeito solo ,um bom nome na lista de fracassos de Colin Chapman ,que é claro ,foi um genio ,e muito corajoso também.
Anos 90 ,o AP01 da Prost mostraria ao tetracampeão que a F1 é implacavel e que seu magnifico ano de 97 talvez fosse obra do acaso.
Na decada atual um carro lembra muito o desempenho da Honda 2007 ,é o B201 da Benetton, com um revolucionario motor Renault de angulo aberto deve ter dado um susto danado na fabrica francesa .
Esqueci de citar um fracasso retumbante: o Lótus 100T. Mas depende do ponto de vista, diz a lenda.
Para Piquet, Honda, patrocinadores e o futuro da própria equipe foi, sem dúvida, um fracasso. Mas se a história - ou estória - que ronda o nascimento do monoposto for verdadeira certamente foi um sucesso para aqueles que queriam um mau carro. Tiveram sucesso na proposta de afundar a Lótus.
Ferrari que não anda na ponta é fracasso. Como era adolescente nos anos 80 lembro principalmente das ferraris de 1983, 1984 e 1986 dava dó ser torcedor do cavalinho, ainda mais depois de ver os belíssimos e vencedores modelos de 1982(126C2) e 1985(156F1). Em 1987 melhorou um pouco os carros de 88, 89, 90 foram razoáveis, mas em 1991 a 1996, como bem lembrado pelo Márcio, a coisa desandou de novo... ainda bem que então veio a era Schumacher, Todt e Brawn
Um fracasso impressionante foi o BAR 001: um carro feito pela Reynard, com o dinheiro da BAT e Jacques Villeneuve a bordo, conseguiu passar uma temporada inteira sem marcar um ponto sequer. Foi um fiasco maior até que a Honda no ano passado, porque nenhum dos dois BAR 001 chegou nos pontos.
Outros fiascos (in)dignos de nota: a McLaren MP4/10 (em que o Mansell não "cabia"), e a Lotus 76 (substituta da 72, cheia de inovações complicadas, era tão ruim que a equipe voltou para o carro antigo).
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
10 comentários:
Muito interessante a coluna.
Tanto quanto decepcionante, a McLaren de 2004 era linda, muito linda.
que me veio a cabeça agora foram: Williams FW28, Coopersucar F5, Lotus 63, RA107 e todos os Toyotas pós 2005
Eu incluiria na lista quase todas as Ferraris de 1991 a 1996: 642B, F92A, F93A, F410T1 e F310A.
Alguns que me lembro: Fittipaldi F6, Brabham BT55 (skate), a Ferrari de 92... Nossa, essa Ferrari de 92 era um horror!
Mas discordo do Marcio que afirma ser a Ferrari F310 ter sido um fracasso. Esse modelo venceu 3 etapas em 96. E a 410 conseguiu uma vitória.
Herik
Fecho com o Herik. Fittipaldi somente o F6; pois o F5 conquistou 17 pontos em 78 (o chassi era o mesmo).
Que delicia de coluna Ico!
Este assunto é um dos meus preferidos ,principalmente por envolver as mais direntes ideias ,as malucas invencionices e aquelas que não deram certo por estar muito a frente de seu tempo.
Como cheguei atrazado e a turma já nomeou varios destaques,mas como a historia é longa ainda sobraram algumas passagens interessantes.
Na decada de 50 ainda se pode considerar o BRM P15 de 1950 e 51 como forte candidato,diferente do H16 que já nasceu em meio a desconfiança dos especialistas da epoca ,o P15 também com 16 cilindros mais em V ,era a grande esperança britanica para derrotar os Italianos da Alfa e Ferrari ,foi um grande fiasco ,mas acho que o P15 se enquadra nos projetos que nasceram a frente de seu tempo .
Na decada de 60 lembraria do ATS 100 de 1963 ,este também se podia esperar algo melhor do que fez ,seu projeto foi desenvolvido pelos engenheiros da Ferrari entre eles Carlo Chitti e ainda teria Phil Hill campeão de 61 ,nem é bom falar dos resultados.
Nos anos 70 é rico em vexames ,mas para mim que sou Ferrarista a 312B3 de 1973 foi um horror ,para o azar de Arturo Merzario que teve sua grande chance na hora mais errada possivel.
Em 1980 a Lotus 80 tentou aperfeiçoar o efeito solo ,um bom nome na lista de fracassos de Colin Chapman ,que é claro ,foi um genio ,e muito corajoso também.
Anos 90 ,o AP01 da Prost mostraria ao tetracampeão que a F1 é implacavel e que seu magnifico ano de 97 talvez fosse obra do acaso.
Na decada atual um carro lembra muito o desempenho da Honda 2007 ,é o B201 da Benetton, com um revolucionario motor Renault de angulo aberto deve ter dado um susto danado na fabrica francesa .
Tem muita coisa bacana na historia.
Jonny'O
Esqueci de citar um fracasso retumbante: o Lótus 100T. Mas depende do ponto de vista, diz a lenda.
Para Piquet, Honda, patrocinadores e o futuro da própria equipe foi, sem dúvida, um fracasso. Mas se a história - ou estória - que ronda o nascimento do monoposto for verdadeira certamente foi um sucesso para aqueles que queriam um mau carro. Tiveram sucesso na proposta de afundar a Lótus.
Herik.
Ferrari que não anda na ponta é fracasso. Como era adolescente nos anos 80 lembro principalmente das ferraris de 1983, 1984 e 1986 dava dó ser torcedor do cavalinho, ainda mais depois de ver os belíssimos e vencedores modelos de 1982(126C2) e 1985(156F1). Em 1987 melhorou um pouco os carros de 88, 89, 90 foram razoáveis, mas em 1991 a 1996, como bem lembrado pelo Márcio, a coisa desandou de novo... ainda bem que então veio a era Schumacher, Todt e Brawn
Att. Natal Antonini
Lotus 80, Lotus Turbina e Lotus 100T...
Três manchas no currículo de uma das maiores equipes da história. Mas pelo menos só duas delas tiveram a assinatura do Colin Chapman.
Abraço!
Capelli
Um fracasso impressionante foi o BAR 001: um carro feito pela Reynard, com o dinheiro da BAT e Jacques Villeneuve a bordo, conseguiu passar uma temporada inteira sem marcar um ponto sequer. Foi um fiasco maior até que a Honda no ano passado, porque nenhum dos dois BAR 001 chegou nos pontos.
Outros fiascos (in)dignos de nota: a McLaren MP4/10 (em que o Mansell não "cabia"), e a Lotus 76 (substituta da 72, cheia de inovações complicadas, era tão ruim que a equipe voltou para o carro antigo).
Postar um comentário