- Melbourne é muito melhor que Sydney.
Antes, quando ele me perguntara o que eu estava achando da cidade, não poderia imaginar que era um mero pretexto para o taxista iniciar quase um monólogo exaltando as qualidades da “sua” Melbourne e menosprezando a “outra”. Eu já tinha ouvido falar na grande rivalidade entre as duas maiores cidades da Austrália. Mas não imaginava que sua extensão era tão grande. E histórica. A capital do país, Canberra, foi construída em 1908 exatamente pela incapacidade de resolver as diferenças bairristas entre os dois pólos urbanos.
Sydney tem a famosíssima Opera House? Os governantes de Melbourne constroem então uma sala de concertos no Victorian Arts Centre onde, me garante o taxista Neil, a acústica é muito melhor. E ele não pára por aí: em Sydney há mais violência, as ruas são mais estreitas e escuras, não tem vida noturna, as praias daquela região são feias e por aí vai.
Depois de 15 minutos de discurso, ele chega finalmente ao cerne de toda a disputa. “Metade dos imigrantes que chegam na Austrália escolhem a cidade de Melbourne para morar. Mais uns dez anos no máximo, e seremos a maior cidade do país”. É isso: a briga é para saber quem tem mais moradores, afinal. Pelo tamanho da rivalidade, vai chegar o dia em que uma delas será a cidade mais populosa do planeta. Neil torce para que seja Melbourne!
3 comentários:
Ico,
Não tem muito a ver com o assunto do Post, mas depois conta pro pessoal que lê o blog o que vc acha do show do KISS.
haahahaha...
Bom o Blog, grande. E gosto muito das suas colunas. Acho que já escrevi pra ti há uns 2 anos atrás.
Até mais!
Ico, esse Airbus ao vivo impressiona, não?
Sergio SP
Poxa, que legal ouvir isso em tempos de "reciprocidade diplomática". Enquanto parte do mundo barra a entrada até de turistas, os australianos estão populando suas cidades com estrangeiros.
Postar um comentário