sábado, 15 de março de 2008

PASSAPORTE - MELBOURNE VERSUS SYDNEY

Não fazia nem um minuto que eu havia entrado no táxi de Neil, um australiano de meia-idade, meio grisalho e meio careca, quando ele dirigiu a conversa para seu tópico preferido:

- Melbourne é muito melhor que Sydney.

Antes, quando ele me perguntara o que eu estava achando da cidade, não poderia imaginar que era um mero pretexto para o taxista iniciar quase um monólogo exaltando as qualidades da “sua” Melbourne e menosprezando a “outra”. Eu já tinha ouvido falar na grande rivalidade entre as duas maiores cidades da Austrália. Mas não imaginava que sua extensão era tão grande. E histórica. A capital do país, Canberra, foi construída em 1908 exatamente pela incapacidade de resolver as diferenças bairristas entre os dois pólos urbanos.

Sydney tem a famosíssima Opera House? Os governantes de Melbourne constroem então uma sala de concertos no Victorian Arts Centre onde, me garante o taxista Neil, a acústica é muito melhor. E ele não pára por aí: em Sydney há mais violência, as ruas são mais estreitas e escuras, não tem vida noturna, as praias daquela região são feias e por aí vai.

Depois de 15 minutos de discurso, ele chega finalmente ao cerne de toda a disputa. “Metade dos imigrantes que chegam na Austrália escolhem a cidade de Melbourne para morar. Mais uns dez anos no máximo, e seremos a maior cidade do país”. É isso: a briga é para saber quem tem mais moradores, afinal. Pelo tamanho da rivalidade, vai chegar o dia em que uma delas será a cidade mais populosa do planeta. Neil torce para que seja Melbourne!

3 comentários:

Klauss disse...

Ico,

Não tem muito a ver com o assunto do Post, mas depois conta pro pessoal que lê o blog o que vc acha do show do KISS.

haahahaha...

Bom o Blog, grande. E gosto muito das suas colunas. Acho que já escrevi pra ti há uns 2 anos atrás.

Até mais!

Anônimo disse...

Ico, esse Airbus ao vivo impressiona, não?

Sergio SP

Anônimo disse...

Poxa, que legal ouvir isso em tempos de "reciprocidade diplomática". Enquanto parte do mundo barra a entrada até de turistas, os australianos estão populando suas cidades com estrangeiros.