terça-feira, 1 de abril de 2008

BALANÇA MAS NÃO CAI?

De acordo com o site da “Autosport”, Max Mosley não planeja deixar a presidência da FIA à luz do escândalo surgido no último domingo. Difícil imaginar outra atitude: olhando a biografia dele, fica a impressão do inglês ser um obcecado por política e por poder, algo que nunca pôde praticar no parlamento britânico por ser filho de quem é (mas até ensaiou fazê-lo). No automobilismo, Mosley encontrou um campo neutro, onde seu passado não constituiu um obstáculo para seus objetivos. Dá para ler um pouco mais sobre isso na minha coluna publicada ontem no GP Total.

Largar o osso agora? Mas tava tão bom!

UPDATE: E Max se manifestou, enviando uma carta onde pede desculpas aos membros da FIA. Se diz vítima de perseguição, mas reitera que vai se manter no cargo. E diz que o suposto teor nazista da brincadeira não existiu. Eu não vi o vídeo, então lhe dou o benefício da dúvida (embora quem viu me diga o contrário). No fundo, a orgia em si é irrelevante, a alusão ao movimento liderado por Hitler é que é o problema (se a cena tivesse ocorrido na Alemanha ou na Áustria, ele seria preso de acordo com a lei destes países).

De qualquer jeito, ele merecia pelo menos umas palmadinhas, não?

8 comentários:

Anônimo disse...

Caindo, quem o substituiria? Essa é a questão.

Anônimo disse...

Ótima a coluna, sabe quem são os que estão na foto?

Anônimo disse...

Tenho uma sugestão de minissérie para a BBC: "The Mosleys". Acho que o melhor diretor para ela seria o Stephen Frears. Charlize Theron ficaria perfeita como a perigosa Lady Diana Mosley...

Anônimo disse...

E quem seriam os tais responsáveis por esta investigação sobre a vida particular do Mr. Palmadinha?

Teria algo relacionado com uma vingança pelas punições do caso de espionagem do ano passado?

Mistério...

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Eu acho que foi a mulher dele. :-)

Anônimo disse...

Palmadinhas?!?

Olha que ele gosta!!

Jonny'O

Anônimo disse...

Perguntinha (mais geográfica que automobilística): você disse que na Alemanha ou na Áustria ele seria preso, porém recentemente a Áustria não teve um presidente, ou primeiro ministro, que era da tchurma do bigodinho e do braço-esticado?

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Anônimo, o que houve foi que o partido deste ser citado por você (Jörg Haider) tomou parte na coalisao do governo. Haider participou de movimentos neonazistas na juventude, mas há apenas testemunhos sobre isso, nenhum documento. Pelo menos enquanto político, nunca fez apologia ao movimento nazista. Hoje, ainda bem, é insignificante politicamente, ele e seu partido.

O que é crime aqui é fazer alusao ao nazismo, exibir suásticas, fazer a saudacao nazista, etc. Nisso, o que fez Max Mosley (ou mesmo o filho da Diana que foi fantasiado de nazista numa festa) nao seria tolerado, ainda mais por ser uma figura pública.