A idéia dos engenheiros da Ferrari na concepção de seu novo bico dianteiro é clara: criar um canal para a continuidade do fluxo de ar de alta pressão, que aponta para cima pela ação das lâminas do aerofólio dianteiro. Antes, este fluxo de ar “batia” na parte inferior do bico do carro e criava um arrasto indesejado. Agora, a expectativa é de que ele siga seu curso livremente até a parte superior do chassi.
O conceito de direcionar o ar que corre na parte inferior do automóvel para cima não é novo. Na imagem abaixo, você vê o Chaparral 2E construído em 1966 por Jim Hall, o primeiro que se tem notícia a utilizar este conceito.
Colin Chapman também tentou uma idéia parecida no Lotus 80, como se vê no desenho e na foto que estão a seguir.
Alguém lembra de algum outro modelo que tenha esse conceito? É sempre legal ver como idéias de antigamente acabam tendo serventia na complicada técnica dos carros de Fórmula 1 atuais.
9 comentários:
Acho que a Mclaren,de 76 ou 77 do James Hunt,também não tinha algo parecido?Abs
Penso que a McLaren a que se refere o Gui é a M26, usada na temporada de 77. Só que não creio que seja algo semelhante a esse bicos, mas sim um radiador colocado no bico do carro.
O Copersucar F5A de 77 se utilizava desse conceito pelo que vi em fotos.
Essa é uma das partes mais legais da F1. Eu fico só lendo e aprendendo.
F50
Olha, não tenho certeza se no F5 usaram esse conceito, mas parece que o F6, de 1979, usou... lembro até de uma entrevista em que o projetista, Ralph Bellamy, dizia que o caso podia correr sem o aerofólio traseiro, já que o trabalho aerodinâmico dava sustentação necessária. Confere?
Jim Hall é gênio!
do Amaral
a BRABHAM que o Piquet usou em 84 ou 85 tinha algo parecido em algumas corridas...Se não me engano ele ganhou ou andou bem nelas (no resto do ano o desempenho era ruim).Acho que França (paul Ricard) e Austria.Mas era um triangulo com a ponta virada pra frente
Se eu não me engano o "Camber" Patinho feio que correu os 500km de brasília em 1967 e chegou em segundo colocado, utilizava um conceito parecido, na frente do carro havia uma tomada de ar, na verdade um túnel, que levava o ar pra cima e gerava downforce na dianteira...
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