sexta-feira, 18 de abril de 2008

A VOLTA DE ZELTWEG

são cinco anos que o circuito de Zeltweg jaz nos campos da Estíria como um enorme elefante branco. Depois que a Fórmula 1 se despediu da Áustria e foi buscar sua felicidade (= dinheiro) em outras plagas do planeta, em 2003, boxes e arquibancadas foram inteiramente destruídos para dar início à construção de um mega-projeto bancado pela Red Bull, que incluiria hotéis, centro de treinamento, pista de aviação e, claro, um autódromo. Mas grupos ambientalistas embargaram a obra e a pista ficou inutilizada, com um buraco gigantesco em plena reta onde um dia existiram boxes.

Dietrich Mateschitz, então, foi também buscar a felicidade em outros cantos: comprou duas equipes de Fórmula 1, dois times de futebol e viu sua empresa crescer como nunca. Até refrigerantescola” a Red Bull está fabricando. Agora, finalmente Mateschitz resolveu reparar o estrago e disse que irá reconstruir a pista como era antes: com boxes, arquibancadas e até mesmo com a “Westschleife”, o trecho de Zeltweg original que tinha sido inutilizado depois da reforma feita nos anos 90.

Não haveria notícia melhor para terminar a semana. estive muito naquela pista e a melhor corrida que vi na minha vida foi , a de DTM em 2002. Também dei umas bandas na parte antiga com meu carro de rua, e a segunda curva, cega e em subida, foi repetida pelo menos umas cinco vezes até que eu colocasse a minha integridade física – e a do carroem risco. Há dez anos vivendo neste canto do planeta, ali é o meu templo do automobilismo.

A construção do velho Österreichring (acima, com a Penske de John Watson) significa a volta de uma pista “de verdade”, com altas médias horárias e curvas de tirar o fôlego, coisa que todo piloto adora. A Fórmula 1, claro, vai passar longe de lá. Mas DTM, WTCC, Superbikes e quem sabe até a MotoGP, por influência da KTM, podem aportar em Zeltweg. Eu aparecerei por lá sempre que puder!

9 comentários:

Daniel Médici disse...

Nossa, será que eu estou sonhando?

Vão praticamente reconstruir o Osterreichring do jeito que ele era antes?

Bom, não custa sonhar com uma eventual volta da F1...

Anônimo disse...

A1... já pilotei nesta pista também. No GP3. Não é lá muito desafiadora. rs...

Gostava das corridas que aconteciam lá. O acidente de F1 mais feio que vi foi aquele do Heidfeld com o Sato. Meu Deus, o que foi aquilo!? O alemão acertou o japonês no meio! Foi feio demais.

Márcio Viggiani disse...

Ico, como você mesmo disse, a idéia de reconstruir o traçado original de Zeltweg é sensacional.

Que bom seria se reconstruissem o traçado antigo de Interlagos. Não custa sonhar...

Unknown disse...

Dúvida: O Zeltweg e a A1 ring são a mesma coisa?

Não tinha uma parada envolvendo o Wurz sobre a reutilização da pista?

E o meu sonho é andar num fds na Nordschleife de Nurburgring, nem é caro!

Anônimo disse...

Grande noticia Ico!

O velho Zeltweg era muito veloz com suas curvas rapidas e muito longas ,tomara nada atrapalhe dessa vez.

Jonny'O

Anônimo disse...

Que maravilha! A melhor notícia que eu poderia ter nesse final de semana prolongado.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Leonardo, Zeltweg e A1 Ring sao mesmo circuito sim.

E a idéia é essa mesma, de reconstruir o circuito antigo para ser usado como alternativa ao novo. Parece que daqui um ano estaria tudo pronto, vamos esperar para ver.

Anônimo disse...

Que ótima notícia, tomara que se concretize.
O GP em Zeltweg era o que eu mais gostava de assistir pela TV nos anos 70, com curvas de raio longo, subidas e descidas e sempre muito disputado.

do Amaral

politicamente_incorreto disse...

Ico, tomara que esses empresários podres de ricos começem a ter essa iniciativa, nada mais belo do que os circuitos "assassinados" pelo "jabá" que corre na cúpula do automobilismo mundial que concedeu o monopólio a esse abominável Helman Tilke e seus autoramas ridículos!!! assassinaram os antigos autodromos única e exclusivamente para meter grana nos bolsos isso sim !!!! realmente no Brasil a corrupção campeia, além do nepotismo e apadrinhamento. Agora o que o brasileiro tem que saber que essa prática não é momnopólio nosso não!!! Nós apenas fazemos o mesmo em "estado bruto" ou seja as nossas quadrilhas metem a mão e saem correndo, estilo idade da pedra. Já no primeiro mundo tuda essa corrupção é disfarçada em forma de relatórios, normas, iso's, preocupaçaõ com segurança etc, é o requinte da sacanagem e putaria que privilegia alguns em detrimento da maioria, é em cima dese modelito "politicamente correto" que se baseiam essas assépticas quadrilhas internacionais em que nada diferem em escência dos João Alves,Renan Calheiros ou Zé Dirceu tupiniquins. Mudam os métodos mas os objetivos são os mesmos, e nós os fãs e admiradores ficamos com o mesmo papel dos eleitores, submetidos as vontades de meia duzia que se encastelam em seus respectivos poderes e se lixam para o que pensam a maioria, é assim na politica, é assim no automobilismo é assim na vida, lamentavelmente......