sexta-feira, 30 de maio de 2008

FOTO DO DIA – GP DO CANADÁ DE 1967

Seria algo inconcebível hoje em dia: a Fórmula 1 corre no Canadá em 27 de agosto, volta para a Europa para a prova de Monza em 10 de setembro e atravessa o Atlântico mais uma vez para corridas nos Estados Unidos e no México, três semanas depois. Mas foi assim na estréia na categoria no Canadá, que conseguiu seu evento dentro das comemorações do centenário do país.

Choveu em Mosport no dia da corrida e a maioria dos pilotos afirma que nunca haviam pilotado num asfalto tão escorregadio. Dá para ver o trabalho que tiveram pela foto acima: Dan Gurney segura sua Eagle no limite da pista, seguido por David Hobbs e por Bruce McLaren, que estreava o primeiro F-1 com seu nome, o M5A, na ocasião.

Não havia limite pré-estabelecido de duas horas na época. Assim, a vitória ficou com Jack Brabham, depois de McLaren andar forte, de Denny Hulme liderar a maior parte das voltas e de Jim Clark abandonar a prova com problemas no motor quando era o ponteiro. As 90 voltas do percurso foram cumpridas em duas horas e quarenta minutos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ico, pelo visto você é tão fanático pelo GPL que até na foto do dia faz referências (implícitas) ao jogo. Liga não, eu também sou. A diferença é que eu sou um péssimo piloto (assim como não sou lá grandes coisas no NASCAR Racing 2003). Mas um dia eu ainda venço no velho Nurburgring (neste dia é melhor você ligar correndo pra sua mãe pois certamente estará nevando em Ribeirão Preto!).

Daniel Médici disse...

O mais legal dessa prova foi o desempenho de um piloto chamado Al Pease, que chegou ao fim a corrida, mas não foi classificado, pois, das 90 voltas da prova, ele só completou 47!

Como eu ainda nutro esperanças do Ico falar sobre o GP do Canadá de 1969, vou deixar pra depois o fim da saga de Al Pease na Fórmula 1.

Anônimo disse...

Ico, permita-me uma correção.

Foi de fato a estreia do M5A-Brm V12, até então Bruce vinha usando um Eagle.

Mas o primeiro carro Mclaren foi o M 2 de 1966 com motor Ford V8 derivado da Indy.

Só por curiosidade ,este M2 foi o carro utilizado no filme Grand Prix com o nome de Iamura.

Jonny'O

Anônimo disse...

Tem um filme que eu vi uma vez, acho que o atro principal era um espião, disfarçado de piloto de corrida!
E bem na parte que eu vi, eles tavam usando cenas dessa corrida aí, do Canadá com chuva.
O piloto/espião pilotava uma Brabham. Acho que no treino ele até capotava ela uma vez...
Não faço idéia de que filme é.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Ico:
Bela foto e ótima história, parece que o Canadá é mesmo um país predestinado a ter boas e difíceis corridas...