quinta-feira, 29 de maio de 2008

NOVO SIMULADOR – iRACING

O mercado deve receber em junho um novo simulador de corridas. O iRacing tem pedigree, trazendo a assinatura de David Kaemmer, o “pai” do GPL e de diversos games da Nascar publicados pela extinta Papyrus. A meta é trazer uma simulação perfeitaou muito próxima disso – e manter a comunidade integrada que o menu do jogo fica no browser, e não dentro do próprio programa.

Hoje finalmente eu tive tempo para experimentar a versão Beta, que está disponível para alguns milhares de gamers escolhidos pelos criadores do jogo. É ainda a primeira impressão, mas de fato o realismo da física dos carros é bem bacana. Eles são difíceis de controlar, mas dão prazer de pilotar – no GPL também é assim. estou confuso ainda com a navegação no menu do jogo, mas os sinais gerais são promissores. Até agora, achei mais bacana que o rFactor. Mas, claro, não é um GPL...

13 comentários:

Anônimo disse...

melhor que factor em que sentido, Ico? no mod ou na qualidade geral?
eu acho complicado tomar o factor como base, justamente porque os mods são feitos por qualquer mero mortal. ja peguei mods extramemente bem feitos, com física apurada e tal; e outros que é uma tosqueira que parece que tu ta pilotando um arcade desses de fliperamas... mas enfim, se a barata é dificil de controlar é porque a coisa tem base.
sabe se ele também será open source?

Anônimo disse...

melhor que factor em que sentido, Ico? no mod ou na qualidade geral?
eu acho complicado tomar o factor como base, justamente porque os mods são feitos por qualquer mero mortal. ja peguei mods extramemente bem feitos, com física apurada e tal; e outros que é uma tosqueira que parece que tu ta pilotando um arcade desses de fliperamas... mas enfim, se a barata é dificil de controlar é porque a coisa tem base.
sabe se ele também será open source?

Anônimo disse...

Pois é Ico, pra mim também é muito difícil encontrar algum simulador tão bom e empolgante como o GPL. Um que me deixa com muita vontade de experimentar é o GT Legends. Já baixei demo aqui, mas infelismente, meu PC não aguenta, fica muito lento. Fico só na vontade mesmo, de pilotr Minis, Mustangs, Porsches e Ford GT...

Falando em simuladores, que tal se você algum dia tentasse(sei que deve ser praticamente imoossível) perguntar para lguns plotos da F1, se eles jogam algum simulador de vez em quando, ou se conhecem o Grand Prix Legends.
Eu li uma vez que o Montoya falou que jogava.

hjg disse...

Tomara nao seja como o Net Kart Pro ou Live For Speed, muito bonitos graficamente, mais para dirigir davam vergonha.
Papyrus fez simuladores muito bons, o motor grafico deles da para fazer muito, pena que tudo acabou com NR2003. Nunca gostei muito do GPL.

Gosto muito do rFactor, acho bem bacana. Ainda me falta testar GTR2.

Ico, voce que acha do rFactor?

Julio Cezar Kronbauer disse...

Ico, você já viu quanto vai custar esse simulador? Já ouvi falar em 360 reais por ano, isso para uma quantidade limitada de carros e pistas! Se quiser mais, meu filho, aí vai custar mais caro!

Eduardo, eu comprei o GT Legends original, mais porque tem uma equipe que está convertendo os carros do jogo para o rFactor (http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Historic%20GT%20%26amp%3B%20Touring%20car). Esse jogo, assim como a série GTR, é baseada no engine gMotor da ISI, a mesma do rFactor, mas o jogo é muito bom, parece que você voltou no tempo.

Anônimo disse...

Alguém pode me informar como é o rfactor? Ele é jogado por meio de um site ou é um jogo fabricado normalmente como Grand Prix e os F1 da EA? Já ouvi falar que ele é muito bem feito e realista.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Bom, sobre o iRacing, me parece sim que ele será caro, mas acho que nao chega a 360 por ano. E, pelo jeito, pistas e carros extra terao de ser comprados à parte.

Minha opiniao PESSOAL sobre o rFactor - e sei que muitos internautas vao discordar de mim - é que as físicas dos carros, por mais que eles sejam divertidos de pilotar, parecem ser bem longe da realidade. O que eu acho legal é a variedade de Mods, mas o q realmente me dá prazer de pilotar é o GPL e, já de cara, esse iRacing.

Mas é questao de gosto. Tem gente que adora o rFactor, e sao muitas. Fabio, que eu saiba, o rFactor pode ser comprado e baixado no site dos fabricantes, mas nao tem venda em loja.

Anônimo disse...

Fábio, o factor tem a sua base feita pela ISI. só que ele é open source. isso significa que ele é código aberto, e qualquer pessoa pode criar modificações (mods) para ele.

tu vai no http://www.rfactor.net/ e faz o download do game, depois compra e ativa uma licença (que pode ser usada por até 5 pessoas ao mesmo tempo, ou se tu formatar o pc 5 vezes), e pode adicionar pistas e carros depois.

a maior fonte de add-ons pro factor é o http://www.rfactorcentral.com/ aqui tem praticamente todos os mods ja lançados pro jogo. que fique claro, todos são gratis, e quase todos são independentes, feitos por meros mortais.

eu adoro rfactor por isso, tu paga coisa de 30 e poucos U$ pelo game, e pode adicionar de tudo. é ridículo de barato, e ainda pode "rachar" com alguem.

porém na questão física, nada que eu joguei bate o GTR2.

Anônimo disse...

Mas não entendi uma coisa. O jogo é no brownser? Como assim?

Sobre o rFactor, pra mim ele é na medida. Realmente a fisica não se compara com a do GPL mas esse jogo, o GPL demanda muitas horas de treino para começar a pegar o jeito da coisa. Não tenho toda essa paciência, hehe.

Mas quanto mais concorrência nesse mercado, melhor pra nós!

Abraços!

Julio Cezar Kronbauer disse...

Ico, se você acha que o rFactor está longe da realidade, baixe o mod Epsilon Euskadi (http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=Epsilon%20Euskadi), o primeiro protótipo espanhol construído. O mod foi feito pela EnduRacers em parceria com a própria Epsilon Euskadi. Parece as baratinhas do GPL, sempre quer sair de traseira nas curvas. Não consigo dar duas voltas inteiras sem rodar.

Também tem o F1 Classic (http://www.racesimtracker.com/torrents-details.php?id=214), que é a conversão do GPL. O que você acha?

Julio Cezar Kronbauer disse...

Tomara que não seja tão caro para comprar o iRacing como ouvi falar, já que o Ico falou que tá "apavorando". Se for "modável" como o rFactor e sair mods tão bons como os que saem agora, com certeza marcará época.

Ico, onde eu consigo o GPL original? Uma vez eu vi numa revista de games completos, mas nunca mais! Tô louco para acelerar essas "baratinhas" novamente!

Francis Rosário disse...

Estou testando também, mas creio que pecaram por fazer ele rodar via browser em java, limitou muito o jogo graficamente.

Quanto ao rFactor sou meio suspeitos pra falar já que desenvolvo até MODs pra ele... xD

Quanto a fisica do rFactor, varia muito de mod, os feitos por nós da BRDev (Super Clio e Stock Car Light) tem fisica muito próxima do real e foram bastante testados por pilotos da categoria real para calibrar a fisica, então posso garantir que são totalmente reais.

Frank Alexandre disse...

O preço do Iracing será 13 dólares por mês se a assinatura for de 1 ano. Isso sem contar que cada novo carro ou nova pista terão que ser pagos à parte. Cada novo carro custará 15 dólares e cada nova pista, de 15 a 25 dólares. Olha, se fosse há 3 ou 4 anos atrás quando eu dedicava grande tempo a jogos eu podia pensar em pagar. Mas pagar quase 500 reais por mês para manter este hobby me desculpa....fico no GPL mesmo.