Mas quero me ater aos dois heróis deste domingo. Um deles, claro, o vencedor Robert Kubica. Líder do Mundial com a mais absoluta justiça já que, dos quatro postulantes ao título, foi o único que não cometeu um único erro neste ano. Sempre conseguiu extrair o melhor resultado possível de um carro que não é o melhor do grid (nem o segundo melhor), apenas na Austrália ele foi vítima do erro de um outro, de Kazuki Nakajima, que acertou seu carro durante um período de Safety Car. No dia-a-dia do paddock, o polonês é sempre um dos pilotos mais interessantes de se entrevistar, com respostas diretas e sem rodeios.
O outro herói é Mario Theissen. A dobradinha da BMW Sauber no dia da primeira vitória foi um atestado da competência de seu trabalho. É muito simplista creditar o crescimento da pequena equipe suíça apenas ao dinheiro empregado pelos alemães e à potência do motor BMW. O grande mérito de Theissen foi o de garantir estabilidade absoluta à sua tropa, algo tão fundamental quanto difícil de se encontrar na Fórmula 1 hoje. Isto vale tanto para a dupla de pilotos, a mesma desde a metade de 2006, como aos empregados da fábrica. A idéia de manter o nome Sauber na equipe permitiu aos funcionários de Hinwil que não perdessem suas identidades, mais um exemplo de como um bom trabalho começa nos menores detalhes.
No seu plano meticuloso e pragmático traçado em 2005, Theissen esperava mesmo vencer pela primeira vez neste ano para, aí sim com vitórias regulares, tentar o título na próxima temporada. Mas, depois de sete corridas, BMW e Kubica já merecem ser campeões em 2008 mesmo.
Se a corrida foi boa, o campeonato vai ficar melhor ainda. Os adversários sabem que agora são três equipes de ponta na Fórmula 1 e que os muitos erros que estão cometendo não serão fáceis de recuperar. Hamilton, que tinha uma grande chance de abrir vantagem na ponta, vai para o GP da França com um prejuízo de dez posições no grid e, pior, com a reputação seriamente abalada depois de um erro grosseiro.
A Ferrari perdeu uma ótima chance de colocar Felipe Massa mais a frente na tabela por um problema na bomba de combustível, mas a moral do brasileiro na equipe está em alta e ele, além de uma bela corrida hoje, está fazendo um belo campeonato desde o GP do Bahrein. Mas não vamos cometer o erro de tirar Kimi Räikkönen desta equação. Aos jornalistas finlandeses, ele já avisou: “Chega! Agora é hora de voltar a vencer corridas”. E sua reação no Mundial do ano passado, do qual saiu campeão, começou justamente em Magny Cours.
Vale também o registro para uma corrida mais combativa de Nelsinho Piquet (tardia, mas em boa hora) e principalmente para Rubens Barrichello. Talvez só acompanhando as notícias vocês não façam idéia, mas ele realmente parecia muito debilitado de saúde tanto ontem quanto hoje. Mesmo assim, fez uma boa classificação e também uma corrida – e nem culpou a febre pelo erro no final, foram os freios mesmo. Merece os parabéns, o Barrichello.
Para terminar, foi uma jornada exaustiva esta aqui de Montreal, até porque esta é uma das poucas corridas do ano em que eu sofro os efeitos do fuso horário – e também uma das poucas em que se trabalha “contra o relógio” para cumprir os deadlines das redações em que eu trabalho. Mas é também uma das mais prazerosas, por ser em uma cidade fantástica e cheia de vida, tanto em cima como embaixo da terra.
É para aproveitar umas horinhas disso que amanhã estarei fora do ar. Volto na terça-feira, direto da terra da Eurocopa. Até!
14 comentários:
Ico,
Realmente foi uma ótima corrida, cheia de alternativas. Muito bom poder ver a primeira vitória de um piloto e de uma equipe. É chover no molhado, mas tanto Kubica quanto a BMW já estavam merecendo.
Grande trabalho do polonês ao conseguir fazer vantagem pra fazer a segunda parada e voltar na liderança.
Ótimas corridas de Massa e Barrichello.
Hamilton? Hj, sem comentários...
Perguntinha: será que Frank Williams e Patrick Head estão pensando: "É, isso já foi nosso e não aproveitamos..."?
Pra finalizar: como sempre, muito boa a transmissão pela Band News FM.
Um acréscimo: sinceramente, eu nem sei a quantas anda a ligação de Peter Sauber com o time, mas não seria nada injusto se ele fosse receber o troféu dos construtores.
Caro Ico
A corrida foi fantástica, e creio que isso deixa a todos fora de sintonia com muita coisa acotecendo, e aqui quero deixar meus parabéns pelo trabalho que vc vem fazendo na Band, neste blog e no Tazio; no entanto, durante a corrida de hoje, o Odnei fez vários erros de transmissão, e nem sempre vc fez a correção que deveria. nòs telespectadores e radiouvintes, ficamos muito atentos e por vezes vemos melhor o que está acontecendo na pista, mesmo não tendo várias telinhas e computadores.
Espero que esta seja uma critica, para lá de construtiva, pois tenho gostado cada dia mais deste dueto, tv+rádio Band.
Abraços
"Mas, depois de sete corridas, BMW e Kubica já merecem ser campeões em 2007 mesmo"
Ico, estamos no meio de 2008 !!!
São os efeitos do fuso horário, ademir!
Ico, fala amarelo, chiclete e jorge :D
Depois de duas provas, voltei a ligar o rádio na band news e a transmissão estava show, eu senti vocês mais descontraídos, a alê mais segura, muito gostoso de ouvir mesmo!
Quem poderia imaginar que Kubica e BMW estariam na frente do mundial ?
Agora vamos ver o que vai acontecer ,a barreira da primeira vitoria é sempre um degrau dificil de subir ,no proximo GP que é na europa novamente começa uma terceira fase do mundial e se a BMW vai ou não vai brigar por esse titulo com certeza vai ser um pivô importante na briga entre Ferrari e Mclaren .
Jonny'O
Vai, Ico, e aproveita Montréal!
Até porque a próxima é em Nevers...
Ico
Você foi profético em sua coluna "Triunfo Anunciado" no dia 14/05.
"Uma primeira vitória da equipe seria algo muito positivo para a Fórmula 1. Se vier em Mônaco, seria uma história fantástica, pela tradição do circuito. Mas, para mim, a grande história seria se eles vencessem pela primeira vez no Canadá. Com Kubica."
Creio que só não esperasse que a BMW fizesse a dobradinha.
Viva Ned Flanders!
Ico,
Vc falou tudo.Onde é que eu assino...rs
Ico, quem é a atriz hollywoodiana? cadê a foto dela? Jornalista conta o milagre, diz o nome do santo, mostra foto, vídeo, e se bobear vasculha o lixo dela e dá uma geral no quarto de hotel.
Não entendo, a gente vive época de multi-multi-multimídia, e aí eu vejo reportagens sem fotos, jornalista escondendo nomes... se já temos tudo disponível, tecnologia, capacidade, por que esconder os fatos????
Eu realmente não escutei o rádio e não sei de quem falas. mas quero saber!
Tuta, nao estou escondendo nao, apenas tinha esquecido de nomear... ;-)
O nome do meio de transporte fluvial é Pamela Anderson.
Valeu, na próxima tome cuidado, não se aproxime dela com cigarro aceso ou objetos pontiagudos.
BUM!
Vitória mais que merecida do polonês Robert Kubica (a primeira dele e da Polônia) fazendo dobradinha com o seu companheiro de equipe, o alemão Nick Heidfeld da BMW (a primeira da equipe). O "estrago" causado por Hamilton dentro dos boxes acertando a traseira do carro de Raikkonen deu nova emoção ao Grande Prêmio do Canadá; completando o podium com o terceiro lugar do escocês David Coulthard da Red Bull.
Um podium sem os pilotos da Ferrari e da McLaren não acontecia desde o Grande Prêmio da Malásia de 2006. Naquela ocasião, o italiano Giancarlo Fisichella da Renault venceu, com o espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe em segundo e o inglês Jenson Button da Honda em terceiro.
Fábio Kawagoe
Postar um comentário