terça-feira, 3 de junho de 2008

VITÓRIA DO EURICÃO

Era a bola mais cantada do ano. Acuado pelas poderosas montadoras e grandes federações do planeta, Max Mosley encontrou abrigo no estatuto da FIA e saiu triunfante de uma assembléia na qual sabia que seria aclamado por uma maioria de votantes de representatividade minúscula. Estes lhe agradecem pelos caviares e noites pagas em hotéis chiques de Paris, sabe-se se na companhia também das cinco mocinhas que embalaram a tarde londrina do velho Mosley.

Max não fez nada de desonesto hoje, apenas colocou em ação o mesmo tipo de estrutura tão comum no futebol, que permite ou permitiu a perpetuação no poder dos Euricos e Dualibis da vida. Sobre o trabalho de Mosley na FIA, tenho a recomendar este fantástico texto escrito na última semana pelo mestre Eduardo Correa no GP Total.

Interessante agora vai ser observar o que vai acontecer com a Fórmula 1, que Bernie e a maioria das fábricas pediram publicamente a cabeça do inglês numa bandeja e este deve vir agora com sede de vingança. O diminuto Ecclestone vai ter que usar de toda a sua astúcia para costurar um novo quadro para apaziguar os ânimos dos dois lados. Caso contrário, teremos a repetição dos tempos de Bernie versus Balestre, que com seu antigo aliado Max no lugar do folclórico dirigente francês. Foi um período muito ruim para a categoria, aquele.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ico, acredito que a FIA corre o risco de perder o controle da F1, acontecendo exatamente o que o Max Mosley afirmou que aconteceria se ele não ficasse na FIA.

A F1 já ignora Max Mosley desde os escândalos e pode se rebelar de vez, uma vez que ele não saiu da FIA. Bernie Ecclestone quer mais é que isso aconteça, para que o controle fique mais forte nas mãos dele.

E a decisão já respingou, pois a federação alemã já anunciou um boicote à FIA e a federação americana estuda seguir pelo mesmo caminho. Ou seja, a FIA está se queimando entre as federações mais importantes do mundo, o que pode ocasionar a criação de uma nova federação. E a FIA ficaria só com os "nanicos" que o Mosley mimou nesses anos.

Anônimo disse...

O problema é que esse ato abre precedente para novos casos. Algop desa forma: "Se o Mad Max fez e não foi punido, posso fazer também". E a gloriosa F1 pode descambar para se tornar um antro de prostituição. para o bem do amantes de F1, espero que isso não aconteça.
E sobre o eurico Miranda, saiu no Diário Oficial da Unhião que o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama tem 30 dias para marcar uma nova eleição. Sou rubro-negro, torço para o flamengo, e não tenho nada a ver com o Vascvo. Mas para o bem do futebol brasileiro, seria bom o Vasco da Gama mudar de ares, já que a Formula 1 não deseja novos ares.
Abraço a todos.
Paulo Santos/RJ

Anônimo disse...

Eu acho que se acontecer da FIA perder sua autoridade sobre a F1, veremos muito pouco mudar nos próximos anos, já que o interesse das montadoras é que as regras mudem o mínimo ou nada. Nisso eu concordo com o Mosley que a F1 correria o risco de uma "obsolescência". Por outro lado, pelo que percebi nas colunas que ele escrevia para a F1Racing, o Mosley sonha com uma F1 padronizada, "Nascarizada" ou até monomarca, aquilo em que a A1GP está se tornando...

Speeder76 disse...

Enfim, fizeram a cama, agora deitem-se nela... a tempestade em vez de se acalmar, agora vem em redobrada intensidade. E vai respingar em todos nós.