domingo, 31 de agosto de 2008

FOTO DO DIA – GP DA BÉLGICA DE 1974

A quinta etapa do Mundial de 1974, disputada no circuito de Nivelles, marcou a estréia da equipe Token na Fórmula 1. O projeto do RJ02, pilotado na foto por Tom Pryce, foi inicialmente desenvolvido pela equipe Rondel, que tinha em Ron Dennis um de seus sócios. Mas a crise do petróleo de 1973 espantou o patrocinador e o carro foi passado para a frente, sendo completado com o dinheiro de Tony Vlassopoulo e Ken Grob – daí o nome da equipe.

O RJ02 foi um fracasso retumbante, só participaria de mais uma corrida oficial do Mundial antes de desaparecer. O que nos leva à pergunta: se Ron Dennis tivesse entrado na F-1 com uma equipe nova e um carro ruim no meio dos anos 70, teria tido o mesmo sucesso que tem hoje? Acho que entrar assumindo a McLaren, com os dólares da Marlboro e as idéias de John Barnard, foi muito mais negócio.

+++

Mais um detalhe curioso dessa prova, o cartaz, abaixo. Em primeiro lugar, belo, como eram os cartazes de antigamente. Mas é também premonitório, ao retratar o carro de Emerson Fittipaldi com o número 1. O brasileiro só tinha a corrido com o 5 até então, mas venceria a prova em Nivelles e, no final do ano, se sagraria o campeão da temporada.

3 comentários:

Mauricio Neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauricio Neves disse...

Cartaz lindão mesmo. Também gosto muito dos pôsters de Mônaco até os anos 70. E dos originais que eu tenho, o que mais gosto é Jacarepaguá 86.

Anônimo disse...

e a marca dinamarquesa de equipamentos de audio e video Bang & Olufsen é uma das melhores do mundo. e um dos meus sonhos de consumo.

abracos