![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcmIylUWo_JH-aEC-5txVXc_taIpDHQtYMA-HdTUpUZ3xZIauMlkiYUC-hJuFWl2izeMjdezUHrcTy_mbyXW8JyA-GdaL5p8urkwbdkSKE6PvO8mjk_kAquiv5FbLXS57qK3oh1gxgNfU/s400/MatraMS120D_Ca%C3%ADquePescarolo.jpg)
O neozelandês largou como um foguete e manteve a liderança imprimindo um bom ritmo no difícil e sinuoso circuito de oito quilômetros de extensão. Outros pilotos tinham mais dificuldades e usavam toda a extensão da pista e até mesmo um pouco além dela. Com isso, algumas pedrinhas acabaram jogadas na pista, causando muitos pneus furados e até mesmo um bizarro incidente: o austríaco Helmut Marko foi atingido no visor do capacete por uma pedra lançada pelo carro à sua frente (diz a lenda ser o de Emerson Fittipaldi). O projétil atravessou a proteção e atingiu o olho do piloto. Marko ainda conseguiu estacionar o carro, mas perdeu a visão daquele globo ocular.
Na 19ª das 38 voltas previstas, foi a vez de Amon ser vítima do problema, com um furo num dos pneus dianteiros. O piloto ainda se arrastou aos boxes para a prova, mas caiu para o oitavo lugar. Imprimindo um ritmo alucinante, Amon foi se recuperando e cruzou a linha de chegada em terceiro, com apenas quatro segundos de desvantagem para Emerson, o segundo colocado. E fez a melhor volta da prova. Não fosse o pneu furado, teria conquistado sua primeira vitória numa prova oficial da Fórmula 1. E conferiria ao belo MS120D um raro caso de triunfo na primeira corrida.
A miniatura que retrata o modelo, acima, é mais uma contribuição do “matreiro” Caíque Pescarolo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgweGAKdaJ_ETRIhqzuXaFLFhHKnvyz9BRxalWiurx68in6UOFIY12KmRArKFWqqGUtzyZobUpBwpGzwir2SaK1j925Ba9tMfy6ZyT-XR0JQ3DFLY_oOMCnnIKl-atzYX_zsNAyKfXSD8g/s400/facts_ms120D.jpg)
2 comentários:
E devido a esse acidente do Helmut Marko cmeçaram a ser fabricados capacetes a prova de balas.
Uma pena a Matra ter deixado a F1 de lado ,quando um carro nasce bom é só questão de desenvolvimento .
Mas talvez Le Mans tenha falado mais alto para a direção da Matra.
Jonny'O
Postar um comentário