terça-feira, 26 de agosto de 2008

O GP MAIS VELOZ DA HISTÓRIA

A Fórmula 1 se prepara agora para correr em duas pistas de alta velocidade. A partir de hoje, as equipes testam no circuito de Monza. Pista que recebeu a corrida de maior média horária na história da categoria. Durante muitos anos a marca ficou com a corrida de 1971, antes do traçado receber as primeiras chicanes, quando Peter Gethin venceu com 242,620 km/h de média. O recorde só foi quebrado em 2003, também em Monza, com a vitória de Schumacher com 247,585 km/h.

Mas o Grande Prêmio mais rápido da história foi o da foto acima. O “VI Internationales Avus Rennen”, em maio de 1937, foi vencido pelo alemão Hermann Lang com a incrível média de 261,67 km/h. O principal responsável por isto foi o circuito berlinense, com mais de 19 quilômetros de extensão e apenas duas curvas, sendo uma delas inclinada. Mas os carros de Mercedes-Benz e Auto Union, em versão Streamliner, também eram máquinas de voar baixo. Sorte de Lang, que foi o único com um carro desta forma a chegar até o final, o Mercedes-Benz W25K-M125, dentre os quatro que largaram.

9 comentários:

Anônimo disse...

ico
muito boa a lembrança deste tempo inesquecível. e para complementar sugiro a vc e aos leitores ler no "gp total" a coluna do carlos chiesa denominada 'avus', onde ele traduz brilhantemente o livro do ingles george monkhouse, onde há um relato completo desta corrida.

Anônimo disse...

Se não estou enganado, o GP de F1 mais rápido da história não é mais o da Itália em 1971 e sim o da Itália em 2003, onde o Schumacher ganhou.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Nao está enganado nao... Barriga minha mesmo, valeu pelo toque, anônimo!

Anônimo disse...

Ico, linda foto. Se não me engano um dos carros da foto é um Auto Union Type C Streamline. Mandei uma foto de uma miniatura deste carro a alguns dias. Se quiser envio de novo. Recebeu o convite de minha exposição?

Abs, Becsom.

Pedro Silva disse...

ico, sabe me dizer se o Avus ainda existe, ou o que restou dele?!

abracos

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Truta, a pista Avus era utilizada de vez em quando até 1998. O complexo de prédios com a antiga torre de controle é hoje um posto de gasolina, com um motel para caminhoneiros e motoristas descansarem.

http://de.wikipedia.org/wiki/Bild:Motel_AVUS_Berlin.jpg

Abs!

Anônimo disse...

Uma vez li numa das colunas do Flávio Gomes o Triste destino de Avus. Ico, considero Avus um circuito oval, então devo enteder que você só está considerando corridas com carros de F1 e da era pré F1? Pois se formos falar de todos os ovais, em 1990 All Unser Jr. ganhou o Gp de Michigan com média superior a 300 km/h. Só pra constar pra estatística em 1997 o Maurício fez a pole do Gp de Fontana com média 387 Km/h e o Gil de Ferran atingiu nesse mesmo circuito (se não me engano) 413 km no fim da principal reta.

Abraço,

Sidinei Gadelha

Mauricio Neves disse...

Ontem mesmo revi um trecho dessa corrida, no review da temporada de 1937. É um filme sensacional, só com som ambiente, e pegas entre Novolari, Rosemeyer e outros nessas pistas maravilhosas. A imagem da saída do túnel em Mônaco, com os Auto Union e as Mercedes ensandecidas é emocionante!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Sidinei, perfeitamente, estou me referindo às corridas clássicos de Grand Prix - os da F-1 ou os de Fórmula Livre do período anterior à ela.

Abs!