terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SALVAÇÃO À VISTA?

Eis que o pessoal de Brackley dá sinal de vida: dentro dos próximos dez dias deve ser anunciada a “compra” da equipe Honda. Na realidade, será o chamado “Management Buy-Out”, termo administrativo aplicado quando uma propriedade é assumida por seus antigos gerentesou seja, com Nick Fry como novo dono. O suporte financeiro virá da própria Honda, proveniente de algumas obrigações contratuais ainda em vigor (como o Pandini bem observou em seu blog). E, possivelmente, também um pouco de Bernie Ecclestone e/ou do governo britânico. A dupla de pilotos, nenhuma surpresa aqui, será formada por Jenson Button e Bruno Senna. Faltam poucos detalhes para o negócio ser acertado e a chance do acordo dar para trás é mínima, pelo que se ouve nos pubs da pacata cidade inglesa.


O principal objetivo da equipe será o de cumprir a temporada 2009 e garantir um orçamento para correr também no ano seguinte, algo que muitos funcionários de Brackley veem (ex-vêem, R.I.P.) com apreensão: a partir de 2010, a Honda não terá compromissos a honrar e não injetará um centavo no time. O jeito será torcer para o carro novo ser bom e dar resultados.


E, numa mudança grande de maré para a categoria, a USF1 também parece disposta a se tornar realidade. Um sujeito de nome pomposo, Emmet B. Keefe III, fez reuniões com patrocinadores em potencial. Keefe é um “self-made man” que fez fortuna no ramo de informática e é também um apaixonado por automobilismo: ele faz parte do conselho administrativo da equipe KV Racing e tem o próprio dono desta, Kevin Kalkhoven, como conselheiro da sua empresa. O projeto de equipe será apresentado oficialmente no dia 24 de fevereiro no "Speed Channel" - não por acaso onde trabalha Peter Windsor, um dos articuladores da idéia.


Outra pista interessante: o site da USF1 está registrado no provedor Go Daddy – patrocinador pessoal de Danica Patrick. Coincidência? Não sei não, Bernie Ecclestone deve estar esfregando as mãos de ansiedade...

16 comentários:

Anônimo disse...

Quem comprar a Honda fará um fiasco em 2009 maior do que os japoneses vinham fazendo desde 2007.
www.motorizado.wordpress.com

Marcos Antonio disse...

bem a nova honda será como a do ano passado.A diferença é que não se gastará milhões pra ficar um último...

Eduardo Gaensly disse...

Pô!
Pensei agora, pq os caras do Google não compram?
Dinheiro eles tem de monte!
Imagina que beleza, o Google F1!

Speeder76 disse...

Engraçado... 24 de Fevereiro é terça-feira de Carnaval. Não é um bom dia para paresentar projectos a sério... LOL!


Outra coisa, que descobri na Net: Kalkhoven é o actual proprietário da preparadora Cosworth, que assinou em Dezembro um acordo com o Max Mosley para fornecer motores à categoria, a partir de 2010. E sei que nesse acordo, quantos mais construtores assinarem com a marca, mais baratos os motores ficam. Curioso, não é?


No final disto tudo, acho que o Tio Max e o Tio Bernie nunca perderam o controlo do barco. Pelo menos por agora...

Renato Tonini disse...

Ico, a GoDaddy.com não é só patrocinador pessoal de Danica Patrick, mas também de Dale Earnhardt Jr, o piloto mais popular da NASCAR.

Eu não sei, mas pensando em um dos dois nomes, pela popularidade da NASCAR e pela má fase que anda tendo por lá, quem sabe uma mudança para ares europeus não ajude só ele, mas o automobilismo americano entender a F1 (pois o nome Earnhardt tem uma mística equivalente ao Senna, e Dale Jr. está para os estadunidenses, como Bruno Senna está para os brasileiros).

Capelli disse...

Ico, o GoDaddy é um dos provedores mais baratos e populares do mundo. Não vejo relação com Danica Patrick no registro desse domínio, até porque ele foi feito em 2004.

Abraço!

Capelli

Anônimo disse...

De qualquer forma, seria uma boa uma equipe vir para a F1 e sendo Norte americana, poderiamos ter, talvez, a volta de pistas tradicionais, como Watikins Glen, Detroit, entre outras.
Seria bom para a F1, pois ver o grid alinhando com apenas 18 carros dói.
E essa da Honda poderia ser uma boa também. Vamos torcer para dar certo, para que em 2010 alguém possa se animar a comprar o espólio e injetar grana.
Agora, umas perguntas: será que essa suposta nova equipe chamaria um piloto de NASCAR para correr num formula 1, mesmo sem adaptação? Essa idéia já seria para 2009, ou para 2010?
Abraço a todos.
Paulo Santos/RJ

Anônimo disse...

Dale Enhardt Jr ao volante de um F1??? Fiasco total. Se tem algum piloto na Nascar com potencial de não passar vegonha (o que não significa, necessariamente, andar bem) é o Kyle Bush. Mas não acho que venha alguém de lá.

Assim como duvido da Danica Patrick ao bordo de um F1.

E se a Honda for parar de vez nas mãos de Nick Fry, é garantia de que o grid de 2010 terá 20 carros; com a USF1, claro...

Anônimo disse...

Bruno Senna na Ex-Honda? Que fria...

Fria tanto para ele, que pegará uma equipe desestruturada e capenga, como fria para a equipe, que precisaria muito mais de um piloto experiente como o Barrichello para desenvolver o carro numa temporada sem testes.

Tsc tsc tsc...

Anônimo disse...

Bem, já sabemos que o Bruno Senna irá se arrastar na Ex-Honda ano que vem...

E o que será de Barrichello?

Thiago Lemos disse...

eu aposto que um dos pilotos será Marco Andretti, que esse ano vai andar na A1GP

O outro piloto, não sei, mas podia ser o Jeff Gordon.

Anônimo disse...

Que viagem!!!! Dale Earnhardt Jr na F1??? Isso só pode ser piada!!! Esse cara só sabe virar para a esquerda, se tiver que virar para a direita ele não consegue. Já assisti a uma corrida da NASCAR na pista de Infineon onde ele rodava toda vez que tinha que passar por uma gincane, foi hilário!!!
Muito boa essa!
Abraços,
Guilherme Rosa
Nashua, NH - USA

Anônimo disse...

Eu não acho a suposta entrada do Bruno Senna na F1 uma fria como muitos tem falado. Muito pelo contrário, acho uma BOA. Não sei se isso o dará sorte, mas seu tio também começou numa das piores equipes. Antes começar na pior equipe e qualquer resultado consistente na temporada o elevará a "revelação" e abrirá as portas a boas equipes, do que começar, por exemplo na Renault, que nem Nelsinho, que só está correndo nesse segundo ano lá por causa do papai. Se não fosse o Nelsão, o Piquezinho já tava fora da F1 nesse ano! Pro Bruno Senna é a oportunidade da vida dele. Espero que a Honda esteja realmente em Melbourne. Se ele tiver talento mesmo, ele vai demostrar... seja numa equipe grande ou pequena! Então vamos logo botar os pingos nos ís... e ver se o guri tem talento pra categoria e pronto... se não tiver... 2010 sai... mas vamos torcer por ele negada!!! Não é só talento que um piloto precisa pra poder entrar la. Talento pra F1 ninguem sabe se ele tem, mas os outros ingredientes com certeza ele tem. Não veem o Di Grassi... o cara tem talento mas faltam os outros ingredientes.

Anônimo disse...

Anonimo...

Esquece o Barrichelo cara..... desenvolver o carro? porque ele não fez isso na última temporada? ele não fez absolutamente NADA na Honda. Se ele fosse tão bom de acerto de carro a Honda cresceria no final do ano que nem a Renault do Alonso. A Renault no começo da temporada era uma carroça cara e terminou bem! Graças a quem? a um piloto experiente e que sabe usar essa experiência pra fazer a equipe crescer. O Pé de Chinelo tem experiência sim... mas ter é uma coisa... usar é outra. Fora Rubinho, contente-se com a Stock. O cara que ganha uma corrida de Kart e fica falando: "manda a fita pra Honda" Que ridículo. Para de se rastejar e sai fora logo, como já deveria ter feito a muito tempo, depois de 6 anos de capacho do Schummacher. A Honda não precisa do Rubinho pra acertar o carro... precisa de coisa nova , com idéias novas... a F1 está mais próxima da GP2, se vacilar o Bruno acerta o carro muito melhor que ele.

Anônimo disse...

Ico, só faltou revelar de onde veio essa informação heim? já ouvi falar tantas coisas da Honda... todo mundo sabe como é a imprensa... fala coisas sem ter provas. A Honda já foi da Telmex... da USF1 e de várias outras empresas segundo a imprensa. Como é... essa informação tão precisa veio de onde?

Anônimo disse...

Ah para viu Willians Rubinho pé de Chinelo? Como que pode um "Pe de chinelo correr mais de 260 na gp e com a Honda conseguir um podio?Como que pode um piloto colocar sobre o seu companheiro de pista mais de 60% de vantagem em relação a pista.Um cara que foi 2 vezes vices campeao de formula 1 e só não foi devido a uma equipe que não dava condissão de igualdade.Dizer que o cara não contribui nada para o contribuimento do carro de voce não sabe a Honda para o projeto do sesenvolvimento do carro no primeiro semestre juntamente com a Willians e só passo a se dedicar ao projeto de 2009.Ver casseta e planeta demais da nisso.Procura saber um pouco mais de formula 1 antes de criticar um dos maiores pilotos da mesma.E hoje realmente não seria uma boa entrada para o Bruno Senna,pois pode ter como exemplo o Nelsinho Piquet que so correu de nome e acabou se queimando na midia brasileira.Axo que seria Sim para Honda ou ex Honda a escolha mais viavel continuar com a Rubens por mais uma ou duas temporadas até que o Bruno Senna tenha a capacidade de experiencia suficente para honrar o sobrenome Senna que tantas alegrias fez ao povo brasileiro