domingo, 29 de março de 2009

GP DA AUSTRÁLIA: OPINE

Acabo de voltar à sala de imprensa, é hora de produzir, produzir, produzir. Rapidinho, reproduzo apenas a excelente impressão deixada pelo GP da Austrália. Como disse na transmissão da rádio: mais do que pela dobradinha de uma equipe estreante, Ross Brawn merece os parabéns por liderar o grupo técnico que comandou as alterações no regulamento. Ainda precisamos ver se o GP da Malásia confirma o quadro, mas parece que realmente acertaram a mão do pacote.

Quero ouvir a opinião de vocês nos comentários. Sobre todos os assuntos: a Brawn, a largada do Barrichello, a Ferrari, as corridas de Trulli e Hamilton, a batida de Vettel e Kubica, a nossa transmissão para quem ouviu. Não deixem passar nenhum detalhe! No final da jornada aqui, eu volto para comentar com mais calma todos os detalhes da prova e também sobre as opiniões e dúvidas de vocês. Confiram!

33 comentários:

Hugo Becker disse...

Cara, é tanta coisa pra comentar e pra sentir que fica até difícil. Vou tentar opinar no que de mais importante aconteceu:

1) Mesmo que a Brawn não brige diretamente pelo título, o GP da Austrália certamente valeu pelas carreiras de Barrichello e de Button.

2) Barrichello, o sortudo. Quem diria...

3) Vettel e Kubica, levando o instinto de competição ao extremo. Ambos erraram em conjunto, mas foi o tipo de erro que eleva ao máximo o espírito que deve reger qualquer esporte: competitividade.

4) A propósito, Vettel deu show após o acidente. Para os mais nostálgicos, como eu, lembrou um certo Gilles...

5) Fisichella deveria ficar de castigo pela bizarrice que fez, atropelando uns seis caras da Force India após quase passar reto pelos boxes da equipe.

6) A Red Bull (leia-se Vettel) promete. Já esperava um upgrade da equipe com a chegada do alemão, mas não imaginava que isso aconteceria de forma aparentemente tão rápida.

7) Seria a Brawn algo como a Renault em 2005? Seria a vitória de Button algo como a vitória de Fisichella, na mesma Melbourne, também em 2005? Ainda é cedo, mas imediatamente a comparação me veio à mente...

Parabéns pelo trabalho, Ico! Acompanhei toda a transmissão da Band News. Fones de ouvido, tv ligada e uma corrida histórica. Combinação perfeita.

Abraços!

http://brf1.blogspot.com

Luiz G disse...

Olá Ico, minha opinião é uma só:

Button venceu e Barrichello começou atrás de seu companheiro de equipe.

Isso não é o fim do mundo, mas é muito ruim. Rubens tem que vencer uma das 3 primeiras corridas ou já poderemos declarar Button campeão.

F-1 A.L.C. disse...

a minha opinião: a "difusor gang" não é tão homogênea quanto parecia, e temos que dar certo crédito não somente a Brawn, quanto a Toyota. achei que a Williams ia ficar na frente

Anônimo disse...

Sobre os pneus,Ico,oq a turma da bridgestone falou sobre eles?A queda de rendimento dos pneus soft em relacao aos hard foi muito grande,os soft nao duravam muito.De resto foi bom ver essas disputas ate o fim.
Shindi Uehara

Marcelo Ferreira disse...

Grande Ico,

"Olho na telinha e ouvido na caixinha". Assim, acompanhei esta histórica transmissão do GP Austrália. ( na busca de um radinho, só achei o aparelho rosa-bebê de MP4 da minha filhota. Se ela souber....rsrs

Aliás duas provas históricas, seguidas, na F1: Brasil e Austrália.

Na boa? Cada GP que passa me acostumo mais com o estilo de vcs da Radio Bandeirantes (aqui, no RJ, BAND NEWS Fluminense FM).

Ouvir em plena madrugada vcs tirando sarro do John "Bebun-tton" foi ótimo. Alessandra estava inspiradíssima. Adorei....

Enfim: discordo daqueles que acham que é muito ruim Rubens ter chegado atrás de Jenson. Estamos falando da 1ª corrida de um total de 17. Ainda falta muita borracha a ser queimada. Só para lembrar: em 1988 o campeonato terminou com Senna Campeão (8 vitorias) e Prost, com o vice (7 vitórias). No primeiro GP do ano, em Jacarepaguá, Prost venceu e Senna zerou (foi desclassificado).

Barrichello estava "largo" ontem. Era pra terminar pra lá de 4º. Chegou em 2º graças ao espírito do "eu breco por ultimo". Não acho que Vettel seja responsavel pelo enrosco. Os dois foram até o ultimo milímetro e ninguém aliviou. Acidente de corrida. Rubens, fora a largada, deu um esfrega no Kimi - que estava com mais sono que eu. Sinto falta dessa "faca nos dentes" do Barrica.

Não entendi até agora o que houve com Piquet e Naka San. A reação dos carros foi muito esquisita. Nakajima eu até entendo: estava com passando pela "zebra" (que não existe naquele ponto. É apenas uma parte mais alta da pista) e deu acelerador. Mas o Nelsinho? Perdeu o carro na reta.....Estranho. Falou que foi freio,mas....

Gostei, tb, do pessoal andar mais embolado. Houve muito mais briga por posições e isso foi muito bom. Rosberguinho estava muito bem e era sempre garantia de luta. Gostei, mesmo.

Enfim: do resto, tudo coadjuvante.

Mais uma vez, Parabéns a VC pelo seu trabalho. Merece estar num lugar mais alto. Enquanto isso, permita que nos aproximemos mais de vc.

Só uma reclamação: Acho que a transmissão da Globo tem que pular para os "comerciais" logo após a chegada. Isso pq acho ser bem legal ver os pilotos chegando aos boxes, comemorando (principalmente se for vitoria brazuca), confraternizando. Cruzou a linha de chegada, mais 1 minutinho e pimba: intervalo. Aí come 3 minutos de anunciantes e volta ainda com os caras parando os carros. Eles tem deixado para ir ao intervalo quando os pilotos estão chegando nos boxes...... Que sacanagem...




Um forte abraço e fica com Deus.

Zeguiba disse...

Ico,

Parbéns pelo trabalho.
Pela primeira vez ouvi a transmissão da BandFM ( pena que por ser na net,com um delay de uns 10 segundos ), e GRAÇAS A DEUS...NUNCA MAIS VEJO A "BOBO" .
Continue assim ....all in neles...sem bad beats!!!!

João Luiz disse...

Ico, parabéns pela transmissão da rádio. Todos vocês estiveram muito bem. De agora em diante, nas corridas, é TV no "mute" e rádio ligado. Quanto à Brawn, lembrei de uma frase (não sei de quem) que diz: "nada resiste ao trabalho". Legal ver a história da F-1 sendo escrita. A batida do Vettel e do Kubica, pra mim, foi incidente de corrida. Nenhum dos dois quis aliviar e deu no que deu. Não achei que o Vettel merecesse a punição que recebeu depois. O Nakajima, nitidamente, pegou a zebra na saída da curva e virou passageiro. Já o Piquet, pra mim, pareceu mesmo estar com problema de freio: no momento em que ele pisou o carro puxou pro lado e atravessou. Uma pena, pois estava fazendo uma boa corrida. Acho que os dois maiores sortudos do domingo foram o Barrichello (por conseguir fazer o carro pegar "no tranco" e pela batida dos dois à frente no final) e o Hamilton (por herdar a posição do Trulli).

Vinícius disse...

Ico, morri de rir quando você, um pouco antes da coletiva, falou da nova namorada do Button.

Foi mais ou menos assim...

"É, a namorada do Button é uma japonesa modelo de calcinhas. É o quê eu sei, já vi as fotos, estão aí na internet."

Parabéns pela corrida e esse toque de humor, como prometido aqui em seu blog.

Abraços!

thiago_cmn disse...

Não entendi bem o lance da punição ao Trulli, mas acho que deve ser culpa do Hamilton, pois se parece muito com aquele lance do GP do Japão de 2007 em que o mesmo andava tão lento que Vettel e Weber não conseguiram desviar e bateram.

A Brawn pode não sair campeã esse ano, mas vai dar trabalho pra todo mundo. E melhor: fazia muito tempo que não via Rubens e Button tão felizes por correr sem aquela pressão de "carro ruim". Parabéns aos dois.

Eu sou torcedor do Raikkonen e fiquei desapontado. Apagado demais. A Ferrari também bobeou com os dois pilotos.

Vettel e Kubica provam que tem mais a mostra, mas o primeiro foi afobado. Isso ferrou os dois, uma pena.

Fora isso, transmissão nota 10.

thiago_cmn disse...

Agora entendi o lance do Trulli. Dificil de interpretar. Ainda acho que não merecia a punição. =D

JG disse...

Pra mim Barrichello foi mal.
Erro demais e danificou o carro, que ficou sem um bom ritmo de corrida. Ele deu azar com a largada e em ter parado logo antes do Safety Car, mas deu sorte em ter ficado na corrida (mesmo depois de de todas as batidas) e e ter terminado em 2o. lugar.

Pierre Cracovsky disse...

Ico, bem que eu tentei, mas o delay entre a transmissão da tv japonesa e a da rádio na internet beira de 30 segundos a 1 minuto. Fica impraticável acompanhar. Mesmo sem entender nada, é muito bom ver a transmissão da tv japonesa (Fuji TV), sem nennum comercial desde a abertura da transmissão até o fim dos melhores momentos da corrida, que vem logo após a conferência de imprensa.

Anônimo disse...

nossa! a ferrari mais uma vez mostrou sua extrema icompetência atrapalhando seus pilotos, dentre as grandes tem os piores estrategistas, fico me perguntando do que adianta o shumi? A estrategia para sair de pneu mole foi horrivel antes da largada ja tinha comentado isso aqui em casa, não seria melhor usá-los com temperatura mais baixa no fim da corrida?! e depois disso coma ótima largada do felipe massa conseguiram o tirar da sua posição, após tudo isso quebra.Espero que tenha sido todo o mal num só gp porque se continuar assim....A brawn mereceu, mostrou competência e teve um pouco de sorte também, mas dizem por aí que a sorte acompanha os competentes, hoje o ditado foi verdade. Bom, o resto dentro do esperado.Acorda ferrari!!!!

Anônimo disse...

o comntario acima foi eu quem fez: Marcelle Costa do Rio de janeiro.Não gosto de ser anônima,rs.

Anônimo disse...

preferia ver o bruno senna e di grassi em 2009 na brawn, mas o ano já tem seus 2 nomes: bi-campeão Lewis Hamilton e Vettel - Ferrai 2010

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

Nossa, foram tantos momentos legais que vou citar alguns.

-Button indo cumprimentar o Barrichelo depois da corrida com uma sinceridade que acho ser quase impossível na F1. Aliás, o cara pilotou com perfeição.

-Barrichello, mesmo com uma corrida cheia de erros e acertos, mostrou que está "com a faca entre os dentes". Acho que na próxima a corrida vai ser mais tranquila para ele.

-Vettel e Kubica ainda vao perder um título no futuro pelo excesso de competitividade. Foi demais ver a falta de responsabilidade deles com carros milionários. Coisa de guri novo.

-O Hamilton é fera.

-O Alonso também.

-Estou ansioso pelo próximo GP.

-Quero uma camiseta da BrawnGP pra mim.

-Se a FIA punir eles vai ser como um tiro no pé, acho que todo mundo está se identificando com essa garra e emoção sincera que eles estao passando.

Escutei a transmissão pela Band e gostei muito. Sem querer demerecer os outros, mas voce com as informações precisas, e a Alessandra com os excelentes comentários com um ótimo humor na medida, roubaram a cena. A partir de agora, TV muda e Band News FM.

Abraço.

Marcelo Ferreira disse...

Pois é, "Anônima": De que adianta SchumaCÃO nos boxes ? Se for talismã, esquece. O cara é pé-frio.

Vizinha, vizinha: não acho q o Campeão ja tenha rosto, mas.... vamos ver.

Renato Muller, São Paulo/SP disse...

valeu a pena o café reforçado às 2h45 da manhã! Uma corrida legal (como costumam ser as da Austrália), uma boa competição do segundo lugar para trás. Porque o Button sobrou muito hoje. E se o Barrichello não tivesse deixado o carro largar em 5a marcha, seria um passeio da Brawn. Momento histórico.

Foi legal acompanhar a transmissão pela Band, com a TV no mute. E vcs dizerem que o Button-pai considera o Raikonnen um filho foi sensacional!

Vale destacar a corrida segura do Kubica e do Vettel. Esses dois vão longe, muito longe! O Hamilton também fez uma corrida madura, levando o carro e aproveitando as bobagens de quem estava na frente. O mesmo com o Trulli. De negativo, a Ferrari, sem dúvida, que foi péssima. No ano passado a falta do Ross Brawn já se fazia presente, mas em 2009 vai ser ainda mais complicado...

Agora vamos ver como fica na Malásia. Será que lá, com aqueles dois retões enormes, o Kers vai fazer diferença?

Anônimo disse...

Acho que todos os comentários foram apropriados e pouca coisa a acreescentar, mas vou acescentar assim mesmo. Primeiro uma indagação, gostaria que algluém nos informasse o que aconteceu com o motor do Rubinho na largada. Segundo fica decretado pelos conetários aqui uma verdade irrefutável: 'mute' na TV e Band News pra VC.

Richarley Menescal disse...

Corrida espetacular. O Button foi impecável. Barrichello, depois da péssima largada e resistido a toda confusão que isso gerou, fez uma ótima corrida. Não posso condenar dele ter ido demais com a faca nos dentes nas primeiras volta, foi um começo nervoso e ele naturalmente estava correndo atrás do prejuízo. Na boa, eu acho maravilhoso ver um pouco de ousadia por parte do Barrica. Mas concordo que seu maior brilho acabou sendo sua incrível sorte em recuperar a segunda posição nas últimas voltas.

Aliás, sorte essa que deu 6 pontos pro Hamilton que mesmo com uma Mclarem carroça fez uma corrida fantástica. Pela transmissão na TV, parecia ser o piloto que melhor fez uso do KERS.

Quanto aos micos da prova, o pit-stop do Fisichela foi ridicularmente hilário, mas a Ferrari deu vexame total com uma péssima estratégia agravada pelo terrível rendimento dos pneus macios, que ainda prejudicou boas corridas como a do Rosberg. A batida de Kubica e Vettel eu não consideraria como mico, mas que isso sirva de lição pra eles. Só não achei justo o Vettel ser punido.

Obs.: Ico, a Band News não pega em Fortaleza, mas ainda vou tentar ouvir a transmissão de vocês pela internet. De qualquer forma, estou sempre por aqui, acompanhando seu ótimo blog.

Paulo Cunha disse...

Só para me juntar aos outros e agradecer pela transmissão da Band.

Eu conheci seu blog e, por extensão, seu trabalho no começo do ano. Você foi o último num lista que passa por Flábio Seixas, Becken Lima, Livio Orricchio, e que me fizeram ver que não preciso ler só o autosport.

As transmissões do Brasil eu não via a muito tempo, só iTV. Adorei escutar a narração da corrida pelo ponto de vista de vocês, e fiquei muito grato por ver uma análise profunda, sem ser pedante, emocionante, sem ranço ufanista, com humor e principalmente entrosamento entre vocês, sem perderem a personalidade e com respeito às diferenças de opinião.

Lucas Carioli disse...

Achei a corrida bem legal apesar de um "meio de corrida" meio monótono, mas tudo bem, isso é normal em qualquer corrida.

Muito legal mesmo ver uma equipe estreante ganhar a corrida. A última tinha sido com Sheckter em 1977, na maravilhosa Wolf WR-1 que me orgulho de ter uma miniatura. Tomara que mantenham o ritmo para fazer esse campeonato ser o mais singular da década e definitivamente entrar para a história! No mais destaco:

* Grande carro da Williams e Toyota. Os japoneses me pareceram em melhor forma no final da corrida. Será que o carro desgasta menos pneus que os rivais ou foi só estratégia diferente? Se a resposta for sim, está aí um diferencial e tanto para vencerem corridas.

* Achei o toque entre Kubica um incidente normal de corrida. Porque a Fia precisa punir qualquer incidente?

* Belíssima corrida de Hamilton.

* A Ferrari não parece tão mal quanto seu duplo abandono aparenta. Kimi podia ter chegado em 2º lugar.

Abraço Ico!

R/T disse...

Impressionante como tem gente que assite a um evento mas não pensa e nem usa o discernimento !

Falar que o hamilton é "fera "?

o cara faz uma corrida mediocre, somente na largada ganha 5 posições naquele toque iniciado pelo "ruinzinho" )que até hoje não sabe como largar) depois ganha outras 2 posições com os abandonos de Piquet Jr e Nakajima, e mais outras 2 com a estupida manobra de Kubica e Vettel, e ainda por cima ganha mais uma no "tapetão" isso é ser fera ? Se fosse o Massa estariam os mesmo babacas de plantão falando que se aproveitou de problemas alheios

Torcedor brazuca é mesmo uma merda

pierre disse...

a honda protagonizou o maior mico automobilístico das últimas décadas abandonando o barco no fim de 2008. só faltaram falar assim, ó, tira o meu nome dessa porcaria que eu não tenho nada a ver com isso. dai os caras fazem 1-2 na primeira do ano. sem a honda pra atrapalhar, viraram favoritos. o clima na sede da honda deve estar bem esquisito hoje.

R/T disse...

AH, e sobre a Scuderia;

O carro é não é rapido, a equipe ainda sofre com a burrice tipicamente italiana e se ressente da falta dos geniais Todt, brawn e Byrne (nenhum deles italiano, diga se de passagem) com as estrategias estupidas, e ainda por cima o KERS deles é tipico produto italiano, que não funciona como deveria, basta comparar com o KERS da Rnault e da McLaren, que quando usado permitiu a seus pilotos abrirem na reta, enquanto que o da Scuderia pouco ajudou

luiz carlos disse...

A corrida foi fantástica mesmo pelas novidades. Mas a prova da Austrália nunca é muito normal pelas suas características. Vamos ver se as coisas se confirmam na Malásia.

O que mais ficou em destaque (para mim):

1 - A Braw GP, em corrida, não é absurdamente superior, como nos treinos.

2 - Se as demais equipes agregarem o tal difusor polêmico, a Red Bull é que vai "criar asas" (e a BMW também).

3 - Não gosto do Hamilton, mas o cara é demais. Num tempo de pilotos burocráticos ele chega e passa mesmo. Me lembra o Senna (e olhe que sou viúva).

4 - Kova só corre mais esse ano. Ano que vem chega Bruno Senna.

5 - Alonso, para variar, demonstrou porque é o melhor piloto em atividade. Conduzir aquela carroça até o quinto (quarto) lugar não é para qualquer um.

6 - Não sei se Piquet teve realmente problemas nos freios (Briatore disse que sim). O que me parece é que ele pisou na faixa branca de saída dos boxes e o carro deu aquele rodopio.

7 - Nakajima deu pé no momento em que a roda traseira perdeu um pouco de contato com o solo pela elevação da pista. Aí, já era.

8 - Deu gosto ver a alegria de criança estampada nos rostos de Button e Barrichello.

9 - Tenho a impressão de que os carros realmente estão conseguindo andar mais próximos uns dos outros em curvas. Vamos ver...

10 - A Ferrari esteve pior do que a encomenda. Ruim demais. Ficarão "vermelhos de vergonha".

11 - Tanto Kubica podia ter esperado mais algumas curvas como Vetel poderia ter deixado passar logo, já que era visivelmente impossível segurar a BMW. Aprendizado para eles...A punição foi um excesso.

12 - Barrichello fez a mesma manobra de Vetel-Kubica pra cima de Webber na primeira curva da primeira volta(com a diferença de que Rubens é quem vinha estabanado para ultrapassar)e ninguém viu...

13 - Ah, a manobra do Físico lembrou uma barbeiragem semelhante do leão Nigel Mansel sei lá em que ano...e a do Vetel, andando na pista com um pneu "agarrado" no carro lembrou manobra semelhante do Giles Villeneuve (como alguém já disse aí) sei lá em que ano também...

Paulo Cunha disse...

Eu comecei a escrever mas começou a ficar muito grande, então abri um blog com meus palpites. Seguem os primeiros parágrafos e o link para o resto:

Meu quinhão de palpites:

Hamilton fez sim uma grande corrida. Principalmente por não se afobar, manter a pressão certa durante toda a corrida e usar a única arma que parece funcionar bem na McLaren, o Kers. Dado o passado dele, isso não é pouca coisa, é a primeira vez que ele não tem um carro vendedor. E ele é inglês... torcida brazuca pra inglês? Só se for pra inglês ver... Eu não me lembro de ver o Trulli passando o Hamilton na bandeira amarela, mas perai, o Hamilton foi ultrapassado na bandeira amarela, perdendo a terceira posição, e não fez nenhuma bobagem?? Impressionante...

Alias acho dificílimo analisar o carro McLaren. A diferença entre Hamilton e Kovalainen é tanta que atrapalha perceber o quanto o carro é bom ou o que é ruim mas o piloto está compensando. A mesma coisa com a Renault. Alguém foi lá ver se o carro do Alonso é o mesmo do Piquet? Piquet disse que teve problemas nos freios, na rodada das mais engraçadas que eu já vi. É Nelsinho, por isso tem piloto nos carros, pra quando o freio não se comportar como devia, tirar o pé do freio. Para o padrão de pilotos de fórmula um o carro perdeu o controle em câmera lenta. Ele que se assustou e não reagiu ou já estava relaxado pela bandeira amarela, sei lá...

(continua aqui)

Marcelonso disse...

Ico,


A corrida foi fantástica,as brigas intensas,ultrapassagens,rodadas,safety car,todos os ingredientes reunidos melhor que a encomenda,só quero ver quando chover.

Rubinho,com toda a experiencia ainda comete muitos erros,mas no fim a sorte sorriu.

Nelsinho,até que fazia uma boa prova,mas como sempre algo acontece no carro dele.

Vettel e Kubica foram juvenis,mas foi legal,porque ninguem facilita.O problema é que pontos assim jogados fora podem fazer uma falta danada.

A Brawm estabeleceu um dominio impressionante,e não andou tudo que podia,no final Button poderia virar mais baixo se fosse preciso.

E a transmissão,acompanho e divulgo lá blog é muito boa,dou muita risada com vcs,e aquele história "Qtas voltas Fabio Seixas?"
"Quareeeenta!!!" boa!!!

Parabéns

Marcelo Ferreira disse...

Ico,

Só para não passar em branco: hoje o Brasil tem 99 vitórias na F1. Neste momento temos, pelo menos, dois pilotos em condições de vencer.

Portanto, outra "disputa" entre Massa x Barrichello: quem vencerá para o Brasil a 100ª na categoria ?????

Torço por Rubens. E vc ????

Renato Muller, São Paulo/SP disse...

Do jeito que o Barrichello é largo, a 100a vitória brasileira na F-1 vai ser do Nelson Angelo...

Aun disse...

- O podium teve 99 anos de idade. Quem diria.
- Uma pena a panca do Kubica x Vettel. Burrice.
- J.Button foi perfeito. Quase um Hat Trick.
- Nico com a melhor volta? Surpresa!
- Like a Virgin... Touch for the very firt time.... Coincidência não?
- Uma prova histórica.

1k2 disse...

Quanto a Brawn GP leiam esse post: http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/03/no-mundo-do-automobilismo-as-regras-sao.html
Acredito que o Ross tenha uma carta na manga caso o difusor seja proibido.
Rubinho foi rabudo, na pior das hipóteses podia ter chegado em terceiro, mas ganhou a segunda por causa do Vettel e Kubica.
A transmissão do Cléber Machado estava muito sonolenta e o Burti não ajuda muito, dormi entre as voltas 20 e 65...
Nelsinho deu uma bobeada clássica: freios! sim, freios mal aquecidos. Se ele assistisse a Fórmula Indy veria que a maioria dos acidentes acontece SEMPRE depois de uma bandeira amarela com Safety Car. Isso é barbeiragem e dá-lhe Bruno Senna 2010.
Quanto a batida Vettel-Kubica, são jovens, o sangue ferve por mais fleumática que seja a sua origem e ja viu...
Vamos à Sepang...

ba disse...

Ico, independentemente da corrida, minha impressão foi que 2009 será mais um excelente ano de transmissão da RB! Parabéns a todos vocês pela irreverência, exatidão e pertinência!!