sábado, 25 de abril de 2009

A COLEÇÃO DO BERNIE: OS CARROS

Acabei madrugando hoje por conta de um fuso horário ainda virado, então já estava a caminho do autódromo às 7 horas locais. Foi uma ótima decisão: quando cheguei para ver a coleção de máquinas do tio Bernie, ela ainda não estava aberta ao público. Assim, pude fazer um “tête-a-tête” com cada uma dessas peças incrivelmente bem conservadas. Para mim, verdadeiras obras de arte. E eu tenho uma favorita, claro, a Ferrari 312 de 1966 (imagina se o GPL não influenciou nesse gosto).

Confira as peças nas fotos que eu fiz abaixo especialmente para vocês (clique na imagem para ampliar). Diga a sua favorita, comente, conte histórias, fique à vontade! Não é todo dia que o tio abre a garagem...Mercedes-Benz W125 (1937)

Auto Union C Type (1937)

Maserati 4CLT (1948)

Talbot Lago T26C (1949)

Ferrari 375 (1951)

Ferrari 125 "Thin Wall Special" (1951)

BRM V16 MkII (1954)

Ferrari 555 Supersqualo (1954)

Lancia D50 (1954)

Maserati 250F (1954)

Connaught B Type (1955)

Lancia-Ferrari D50 (1956)

Vanwall VW10 (1956)

Ferrari 246 Dino (1960)

Ferrari 1512 (1964)

Ferrari 312 (1966)

Brabham BT44B (1975)

McLaren M23 (1976)

Ferrari 312T2 (1977)

Brabham BT46B (1978)

Brabham BT49 (1980)

Brabham BT50 (1982)

Brabham BT52 (1983)

Brabham BT56 (1987)

32 comentários:

beatle Ed disse...

SEN-SA-CI-O-NAL!
Lindos carros!
Tô babando até agora!

Mais fotos!

abraços

Ron Groo disse...

O lancia Ferrari D50 lembra até os conteporâneos.
Já sobre as Brabhan, elas confirmam sempre o que eu digo.
Não existe Brabhan feia.

Alfredo, FL -USA disse...

Putz Ico, agora bateu inveja!

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

Nossa, que coleção! Será que o Tio Bernie faz negócio na BT50?

Rianov disse...

Showwww,
Parabéns ICO!!

Uma dúvida: nunca mais ví o BT46B nº2, seja em ação ou em museus. Sempre que aparece um, é sempre o carro do Lauda. Em Goodwood, como aí, também foi o carro do Lauda que apareceu.

Será que mudaram estes adesivos do carro do Watson e o transformaram em "Lauda"?

Abraços

Herik disse...

Ico, você é um previlegiado. Simplesmente os carros de F1 que sempre sonhei ver de perto estão todos reunidos em um mesmo lugar. Todos os Brabham são magníficos!!!! Até o Fancar, meu Deus!!!

Victor disse...

Ico,

A coleção do Bernie é particular ou há algum lugar publico que pode vir a ser visistado? Ou ele só tira os carros quando bem entende?

JC disse...

Ico, você tem uma Ferrari dessas?

Putz, que privilegio! Imagina só...

Parabéns pelo trabalho.

Stagliano disse...

Fiquei em dúvida entre a Ferrari 555 e o Lancia D50.

Pedro disse...

Admito que não gosto dos carros charuto. Prefiro muito mais os que já tenham asas. Desses ai, uma invejavel coleção de Brabham (pq será né? hehe), mas os meus favoritos são aquela Brabham BT44b e a McLaren M23. Lindos!

Lucas Carioli disse...

Nem sabia que o Bernie colecionava carros... subiu um pouco no meu conceito, hehe.

Minha preferida - ou melhor minhas preferidas - são as Brabham. TODAS ELAS. Em especial o BT-52 que Piquet foi campeão em 1983. O carro é simplesmente feito de uma beleza cruel.

Que bom saber alguns desses carros maravilhosos estão a salvo - e Bernie ainda valoriza o seu passado.

Anônimo disse...

Sensacional,

o duro foi o Bobao Bueno na transmissão "oficiosa" dizer que o BT46B (o sensacional Fan-car) era o carro do Piquet. Sabe tudo de F1.

Marcelonso disse...

Ico,


Muito legal o presente para nós,já está devidamente copiado e guardado.

Camarada,muito obrigado por partilhar conosco,um grande abraço e até a transmissão na Band.

Gustavo disse...

Por que o BT50 não tem asa dianteira?

Unknown disse...

Brabham BT49... Pra mim é um carro especial, porque eu já assistia F1 desde a época da Fittipaldi/Copersucar ainda patrocinada pela Copersucar, mas foi acmpanhando o Piquet nesse carro que eu fiquei realmente viciado na coisa...

Gustavo, o BT50 não tem asa dianteira porque o efeito solo dos carros dessa época era tão intenso que alguns não precisavam da asa dianteira. Acho que o último Fittipaldi também não tinha asa dianteira.

Ico, o BT50 usou asa em alguma corrida, por acaso? Ou foi o ano inteiro sem asa?

Rianov disse...

A um anônimo ai em cima,

O Galvão meio que acertou sem querer aquela do Fan-car do Piquet.
Nelsão já correu com um daqueles.

Pedro, O BT50 correu com aerofólio dianteiro sim.
Aqui é em Zolder 82
http://g.imagehost.org/0282/1982_Nelson_Piquet_Brabham_BT50_BMW_Zolder_GP_BEL.jpg

Abraços

Anônimo disse...

Ferrari 312... daqueles de sonho... estou digitando e olhando pra ele, é o típico carro que me dá tristeza por não ter 23 anos nos anos 60...

Ico, sabe dizer se o Ecclestone já deu umas voltinhas em alguns desses carros? Pq uma coleção dessas pra ficar pegando poeira é de doer o coração... tem que acelerar, pô! Hahahah

Abraço!

Ah, e da-lhe Vettel amanhã! Favorito!

Ney Faustini disse...

Cada carro maravilhoso, ficaria feliz com qualquer um desses na minha sala... haha

Ferrari 312 e Brabham BT44B são meus favoritos. Os Brabham eram lindos, até o último, aquele azul e rosa de 1992.

Smirkoff disse...

Valeu muito, Ico!! Que coleção magnífica!!

Pra mim, só ver o BT46B de perto já seria emocionante.

Completando o que o Rianov disse, sim, o Piquet começou sua carreira na Brabham pilotando o BT46 (versão normal, não o fan car), nas duas últimas corridas de 78 e na Argentina em 79. Aliás, o carro que ele usou na Argentina, praticamente destruído na largada do GP, ficou na casa do irmão do Piquet no Rio por muitos anos. Não sei se o carro ainda está no Brasil ou foi vendido.

O BT46B foi usado pelo Piquet apenas nos treinos da Corrida dos Campeões em Brands Hatch em 1979.

O BT50 usou asa dianteira em circuitos de média ou baixa velocidade. Na única vitória do carro, em Montreal, ele estava com a asa dianteira.

Adriano Augusto disse...

eu sou suspeito, mas a Brabham BT-50 BMW Turbo é o carro mais fantástico que já vi.
eu ficava admirado pelo fato do Piquet dispensar os aeorfólios dianteiros em várias pistas, tamanha era a aderência proporcionada pela aerodinâmica e pelos 2 monstros da goodyear que tinha atrás.
po, o bernie é mesmo um cara muito louco, olha a coleçãozinha dele.

Paulo Cunha disse...

A votação aqui em casa deu: Mercedes-Benz W125. Os mais novos com asa podem ser melhores carros, mas são piores design.

Rianov disse...

Smirkoff,

O Piquet usou o BT48 em Brands Hatch na ROC de 79, e não o Fan Car
http://g.imagehost.org/view/0298/1979_Nelson_Piquet_Brabham_Alfa_Romeo_BT48_Brands_Hatch_ROC

Nelsão pilotou o BT46B no Gunnar nilsson Memorial trophy, em 79 mesmo, mas este evento nem pode ser considerado um corrida extra oficial.
http://g.imagehost.org/view/0398/1979_Nelson_Piquet_Brabham_Alfa_Romeo_BT46B_Donnigton_Park_GNT_2

No mais, é isso

Abraços

Sandro disse...

Uau!

O Brabham BT46B (o carro ventilador) incrivelmente belo. E disputou apenas uma corrida (Anderstop 78). Venceu. Depois foi considerado ilegal!

Auto Union C Type, Ferrari 312 T2, as Brabhams: magnificas!

Imagine se queima uma vela da BRM de 16 valvulas?! Deve dar um trabalho danado para os mecanicos...

Faltou uma foto do fan car mostrando a polemica traseira...



E que inveja do Bernie, hein?!

alex disse...

incrivel!!!!!

sem palavras para uma colecao dessa!!!

312, M23 312T2 e F250 sem duvida!!

Unknown disse...

Valeu a info e o link, Albinov!

Abraços pra todo mundo

Carlos Rodrigues disse...

Ico:


Gosto de todos mas principalmente dos Brabham, pricipalmente o BT-52 do qual tenho uma miniatura, que me trazem excelentes memórias dos tempos do Piquet nos carros azuis-e-brancos...


Maior parte dos outros já tive o prazer de não só os ver ao vivo, como a competir aqui na minha cidade do Porto, no GP Histórico, e desses um dos que mais gosto é o Maserati.


Aconselho-te vivamente a visitares o Porto este ano, pois Julho é mês de GP Histórico. Podes saber mais aqui: www.circuitodaboavista.com


Garanto-te que vais adorar... se quiseres, depois terei todo o gosto em enviar-te algumas fotos que fiz na edição de 2005.


Abraço e bom regresso à Europa.

Ingryd disse...

Esse Auto Union é simplesmente magnífica!!!!!
eu sou capas de ficar horas ollhando pra ele!
esse é um que provavelmente virá parar na minha garagem um dia, nem que seja por força do pensamento!!!!
uahuhauhauahuahuahua



bjoos

Anônimo disse...

....a Auto Union e uma replica...
RDV

Anônimo disse...

Eu teria um treco.

Jonny'O

Henry disse...

Enfarta Rianov !!!

ICO,
A Brabham BT44B do Moco está nas páginas do história do automobilismo brasileiro. Acabei de ver num artigo, que foi este modelo que a Lella Lombardi pilotou. Então, desde aquela época, o Tio Bernie alimenta o sonho de colocar uma mulher no grid...

Que tal a Bia Figueiredo? Ou a Ingryd Lamas?

1abraço

SALOMA disse...

Ferrari 312 (1966)...sem muito alarde! Sensacional...postei nos Comparsas sobre a Lella. E aí tá a máquina!
Saloma

Angelo disse...

Brabham BT52 e Bt 56 são os carros.mais bonitos de toda história da F1.