segunda-feira, 13 de abril de 2009

MINIATURAS – BRABHAM BT46

Toda essa polêmica com os difusores da Brawn GP, Williams e Toyota remete a outra grande “sacada” que garantiu uma bela vantagem para um carro, mas que foi protestada. O Brabham BT46 ficou conhecido como “carro ventilador” e estreou vencendo o GP da Suécia de 1978 com Niki Lauda. Mas foi banido logo a seguir por ser considerado perigoso demais, pois jogava todos os detritos da pista nos carros que vinham atrás. A vitória em Anderstorp, porém, foi mantida.

Amanhã, o Tribunal de Apelação da FIA vai julgar a questão do difusor e este cenário de proibição do componente, mas a manutenção do resultado é uma das alternativas possíveis.

A título de curiosidade: caso a FIA declare o difusor ilegal e exclua os pilotos dessas três equipes dos resultados das primeiras corridas, o vencedor do GP da Austrália seria... Fernando Alonso! E Nick Heidfeld, claro, levaria o GP da Malásia.

Eu vou pegar o longo caminho para a China e comento sobre o veredicto quando chegar lá ou em alguma escala pelo caminho. Enquanto isso, coloque aqui sua opinião sobre: a) o que você acha que a FIA vai decidir; b) qual veredicto você julga ser o mais correto.

Ah! A miniatura da Brabham foi feita pela Minichamps na escala 1:43 e é uma contribuição do Mario Bessa.

7 comentários:

Lucas Carioli disse...

Tenho uma miniatura dessa Brabham também, só que não é o Fan-Car, é o modelo normal. Acho os Brabham vermelhos de 1976-1978 um dos mais bonitos de todos os tempos!

Bruno A. disse...

Na boa, isso ae não vai dar em nada.

e o caso do Pinocchio também não.

Ron Groo disse...

Nunca vi um Brabhan feio.
Nem aquele que tinha um ventilador na traseira.

Sobre os difusores, penso que vai ficar tudo como está. Nada muda, mas vou escrever um texto ironizando o julgamento só pra não perder o habito.

bruno disse...

Confesso que seria esquisito ver o Heidfeld conquistando a primeira vitória desse jeito.

Aliás, até agora, nenhum GP foi vencido "normalmente" - ou teve SC, ou a corrida parou.

Tohmé disse...

Tenho uma dessa e vale a pena.
Como disse o Groo, Brabham feia não existe. Nem aquelas últimas.

Acho que vão banor os difusores, mas manterão os resultados.

Boa viagem, cuidado com o que você vai comer....

Marcelle Costa disse...

tomara q algo seja feito, pq ver a branw ganhando todas como a ferrari nos tempos de shumacher é um saco, nos dois utltimos anos pra cá foi muito bom com concorrencia maior e pilotos de equipes medias como alonso vencendo gps. O aspecto politico deve pesar, e tbm a questao da competitividade, por isso acho q serao considerados ilegais.

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

Justamente por uma decisão ,também, política acho que os difusores vão ser aprovados. Os 3 poderes (FIA FOM FOTA) estão influenciando muito as decisoes de um tempo para cá.

O que eu acho é que deve se manter tudo do jeito que está, provavelmente não pelos mesmos motivos que acho que essa decisao vai ser tomada. Mas por ver uma equipe nova jogando fogo em um campeonato que já prometia muito e promete mais ainda.

Mas da FIA pode se esperar tudo.

Abraço.