domingo, 5 de abril de 2009

UMA GRANDE MEIA-CORRIDA. E UMA FIA MINÚSCULA.

A chuva deu um baile nas equipes da Fórmula 1 e deixou o GP da Malásia eletrizante, antes que um dilúvio decretasse o final da prova. A demora da FIA em tomar uma decisão que era óbvia e única mostrou o estágio de total turbulência que a categoria entrou. Foi tosco, pequeno e desrespeitoso com todos.


Agora é hora de comentar todos os detalhes da corrida: uma largada sensacional, uma Williams liderando, disputas em todos os setores, erros de estratégia, dilúvio, o picolé do Kimi, os pontos pela metade. E podem colocar também as suas dúvidas. Assim que o trabalho encerrar, teremos mais uma edição do “Credencial”. Não percam!

28 comentários:

Henry disse...

ICO,
Grande nessa corrida foi o índice pluviométrico.

Valeu pelo kit KIMI anti-Ecclestone/Domenicali:
sorvetão-refri-bermuda

Vinícius Perazzini disse...

Da corrida de hoje, meu destaque é a atuação do Webber.
Primeiro, no pega contra o Hamilton e depois na briga pelo término da corrida.
Acho que ele elevou sua moral.

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

Achei uma boa corrida enquanto durou, uma pena a idiotice do horário, mostrando uma completa desinformação sobre o país.

A espera no final foi ridícula, só o Kimi que não caiu nessa e foi tomar um picolé enquanto os outros se molhavam.

A Brawn e o Button estão se mostrando uma dupla totalmente afiada e até quando o Button não estava em primeiro era aparente o domínio que ele tinha da corrida.

Agora o Barrichello não sei não, mas ele está começando a perder terreno na equipe. Tudo bem que está no começo do campeonato, mas Button se mostra bem mais consistente que ele.

A Ferrari com aquela estratégia desastrosa de troca de pneu no carro do Kimi não merece nem ser citada. Olha só que incrível, eles DEVERIAM saber que o pneu intermediário duraria em média 4 voltas secas no máximo, e também DEVERIAM saber que a chuva não iria cair dentro desse limite e mesmo assim fazem isso. A imagem do Kimi com um picolé enquanto todo mundo estava pronto para a relargada foi emblemática.

A Toyota está forte nesse começo de ano. Acho que é o único carro, com a Red Bull, que está quase no nível da Brawn.

A Williams está quase lá, mas desconfio que o desenvolvimento do carro está no limite.

Abraço

Herik disse...

Gostaria de saber onde estão aqueles torcedores com mania de perseguição que adoram falar que a Ferrari só erra com o Massa. Aquela decisão de colocar pneus de chuva extrema no carro do Kimi foi patética. Aliás, nunca vi uma reação do finlandes como aquela pelo rádio. Para quem sempre fala no mesmo tom de voz, aquela chamada só pode ser de quem está muito puto da vida com a equipe.

Outra coisa que chamou muito a atenção foi a estilingada que os carros dão quando o Kers é acionado. Aquela do Alonso dando o troco no Webber foi absurda! Bem que poderiam aumentar o tempo de uso do Kers por volta. Seis segundo é pouco.

Finalmente, onde foi parar a Alessandra. Senti muita falta dela na transmissão da Band News.

Abração.

Anônimo disse...

Q chuva hein?Ico faz um favor,pede pro Tio Bernie instalar a iluminacao para a corrida do ano q vem,pq aqueles postes de luzes eram bem fraquinhos!
Agora a turma da Brawn precisa treinar as paradas de boxes pq estao perdendo muito tempo,isto e bem visivel pela TV.
Ah,se tiver trabalho sobrando na FIA me manda um e mail,pq to desempregado!Abracos!
Shindi Uehara.

Ainnem Agon disse...

Ae Ico, estou aguardando o podcast!

E dou um lance aqui: Raikkonen não iria reiniciar na corrida nem ferrando, acho que ele ficou puto com a agada da equipe dos pneus de chuva e pensou "Reinício é o aralho, vocês já agaram na minha corrida, vou colocar minha bermuda, meu boné r0x, pegar meu picolé e minha Coca e dar uns picotes na gostosa..."

Marcelo Ferreira disse...

Nelsinho não disse que torcia para a corrida acabar logo ???? Então.... Esse garoto "tem poder", Mizifio....

Aquela do Kimi vai ficar pra história. Bem ao seu estilo: desligado do mundo, "andando" para uma possivel re-largada(tem hífen?) e LUTAR por um suposto heórico 14º lugar.

Ico,uma pergunta: qual o porcentual mínimo, descrito no regulamento, para que os pilotos tenham o direito de levar,pelo menos, metade dos pontos ? Se, porexemplo, a corrida fosse interrompida na volta nº 10 e não fosse mais possível recomeçá-la. O que o regulamento prevê ? Cancelamento do GP ? Remarcação para outro dia e horário (como acontece na Indy 500) ?????



Confesso que peguei o GP faltando 33 voltas pro final. Meu despertador me deixou "na mão".


Um forte abraço e Parabéns pelo trabalho.

bruno disse...

Marcelo, o mínimo é duas voltas, segundo o artigo 6.5 do regulamento. Em 1991, o GP da Austrália terminou com apenas 14 das 81 voltas previstas.

Caso não haja duas voltas completas pelo líder, não há pontuação na corrida. Nem previsão de nova corrida.

Hugo Leonardo disse...

Para um mau chefe de equipe, meia corrida basta.

Daniel Médici disse...

A definição do horário de largada trouxe a certeza de chuva.

A chuva transformou a prova em loteria.

E há dez anos, quando um GP vira loteria, Ross Brawn é que decide quem vai ser o sorteado.

Giovani Balduino disse...

Ico e Galera

Realmente o resultado não mostra em parte ( pelo menos no podium ) oque realmente foi a corrida.

1- O Rosberg e sua Willians mereciam muito estar mo podium

2- Vettel - este nome casa perfeitamente com o novo regulamento

3- A Brawn é muito superior... mas tem algum problema grave na embreagem ou seu firmware de gerenciamento

E sem comentários... adiar uma corrida para as 17:00local.. para começar as 11:00 no primeiro mundo.. pq não as 15:00 ? acho que quem ve corridas na TV levanta as 9:00 !! eu levanto as 3 pra ver treino :)


Um abraço

Marcelle Costa disse...

nossa que palhaçada da fia. isso ja era mais do que previsto. bom sem comentarios mais uma vez as lambanças da ferrari, a brawn de button continua bem, a toyota é a segunda força. Bom acho que os difusores tão dando uma ajuda e tanto... agora é esperar o julgamento...mais uma vez narração da band news muito boa e completa além de engraçada...tchau...

Marcelle Costa disse...

ah ico vc naum acha estranho a ferrari só agora tomar a frente e dizer que assumem a culpa pelos erros agora , quando erraram tbm com o kimi? até então dois erros com o felipe em dois gps e eles naum tinham dito nada.

Othon disse...

Corrida muito boa ate cair o " mundo " em Sepang, mas pra mim a cena do fim de semana vai ser o Kimi e seu sorvete...o cara não ta nem ai, pode chover canivete que nada muda na vida do cara...

Fabio disse...

Que mini-corrida eletrizante!!

Destaque para Webber que estava muito combativo.

E esse Kimi é mesmo uma figura!

Emil Muniz disse...

Grande ICO:

Realmente, muito boa corrida. Pena que tenha durado tão pouco tempo. Boa parte disso, devido à lambança da FIA. Esse lance de corrida ao entardecer, prestes a acontecer o por do sol, é coisa de quem só vê o $$$ creditado na conta. Tava na cara que em algum momento, o imponderável (chuva) iria dar o ar de sua graça. Espero que isso tenha servido de lição ao Bernie e que o mesmo reveja o horário de largada das próximas corridas. Hilário foi ver o Iceman curtindo um picolé, enquanto os demais bestas aguardavam orientações debaixo de chuva. Abraço, Emil.

William disse...

Ico,
se o sistema de medalhas do Bernie estivesse sendo usado, você sabe o que aconteceria em uma prova como a de hoje, Button iria ganhar meia medalha de ouro?

Marcelo Ferreira disse...

Valeu, Bruno.

Bem lembrado das 14 voltas em 91. Se não me falha a memória (toss, toss, toss) o GP AUS 1991 , que marcou a despedida do Nelsão, foi o GP mais curto da história.

Igualmente se a memória não me trai, com essa regra de considerar uma, ou duas, voltas anteriores a bandeira vermelha, Nelson Piquet poderia ter chegado em 2º. Berger e Mansell teriam se acidentado na volta em que foi dada a "red flag" (só pra não escrever bandeira vermelha de novo).

Juliano disse...

Excelente título, resume bem o que foi esse GP. E a disputa Hamilton x Webber foi mto boa msm, quem quiser ver no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=2AhGej_qlfI

A F1 precisava de uma reviravolta dessas, espero que continue assim durante a temporada.

Anselmo Coyote disse...

Ico,
O Kimi é o cara!!! Por essas e outras que torço para esse finlandês-voador. Mais direto impossível.

Vitor, o de Recife disse...

A corrida foi divertida, mas a do Kimi valeu o GP inteiro...
Só mesmo uma personalidade "tô cag**** e andando" pra aguentar a incompetência da Ferrari e as loucuras do duo Bernie/FIA.

Marcos Antonio disse...

Kimi é o cara! enquanto tinha neguinho concentrado no cockpit,ele trocou de roupa e ficou de bobeira no pit!

E A williams, Ico, será que ela incomodará a Brawn? E a toyota e a Red Bull também estão nesse bolo?

Marcelonso disse...

Ico,


A corrida começou num ritmo mais ameno e foi pegando fogo com a chuva que caia,tinha todos os ingredientes para ser fantástica,com somente uma certeza a vitoria seria de Button,mas dae pra baixo muitas brigas estariam por vir,infelizmente esse diluvio e interesses comerciais prejudicaram o espetáculo.

A cobertura da Band como sempre de primeira,mas sentimos falta da Alessandra Alves hoje.

abraço

Cristiano do Popolog disse...

Olá Ico!

Gostei da Corrida, e Rosberg cada vez mais demonstra ser um piloto de ponta!

Por outro lado, fiquei com birra com o Barrichello. Gosto de suas declarações, e alem do mais, Massa tem tido opiniões maduras.

A cada dia fico fã dele!

Até mais...

Anônimo disse...

Fiquei esperando aparecer uma coisa nessa corrida:

A Arca de Noé...

Parabens para a FIA e para o Bernie, pois conseguem mudar a Formula 1 nesse ano deixando-a eletrizante, mas se atrapalham com essas palhaçadas de horário para beneficiar somente a inglês.

O Massa vai ter correr o dobro do ano passado se quiser ser campeão. O Basrrica tá no páreo, é só acertar no treino que ele é melhor piloto que o Buton.

o Nelsinho pode evoluir, mas ainda não é ano para ele.

Abraço a todos.
Paulo Santos/RJ

Alan Ferrazza -Diretor de Arte disse...

O que? Decidir rápido? E perder 50 minutos de transmissão pro mundo inteiro! Se os carros estivessem correndo o publico estaria na chuva do mesmo jeito. Então pra que se preocupar com eles? (hum).

Dárcio Vieira disse...

O Kimi é o último dos peladeiros da F1. O sujeito aparece quase na hora da relargada de bermuda, camiseta tomando uma coca-cola e de picolé na mão. Só uma coisa a dizer: Kimi é o Cara!!!!

Henry disse...

ICO,
Sua observação sobre vaca-preta rendeu um post:
Kimi dá o DRIBLE DA VACA (preta) em Alonso
http://henrychannel.blogspot.com/2009/04/kimi-da-o-drible-da-vaca-preta-em.html

Obrigado,
Henry