terça-feira, 19 de maio de 2009

AS CARTAS NA MÃO DE MAX

Hoje um tribunal francês vai debater o protesto feito pela Ferrari contra a FIA. Não acredito quedar em alguma coisa. Olhando friamente, o dirigente tem todas as cartas na mão para vencer essa queda-de-braço. No dia 29 de maio, encerra-se o prazo de inscrição para o Mundial do ano que vem. Mosley avisou que, se algum time não assinar, pode voltar atrás se ainda tiver lugar livre.


A seu lado, pelo que se apura, estão as humildes de orçamento Brawn, Force India e Williams. A McLaren está de mãos atadas por conta do veredicto do episódio da mentira. Se der um passo em falso, toma um belo de um gancho ainda este ano. Red Bull/Toro Rosso, Renault, BMW e Toyota estão contra as ações da FIA, mas enfrentam um dilema: as quatro vivem incertezas internas se vão permanecer no esporte num futuro próximo por conta da crise econômica (lembrando que, no caso da Red Bull, isto se aplica à filial Toro Rosso). Se não assinarem até o dia 29 e resolverem mais tarde fechar as portas, perdem a chance de vender a vaga que possuem e ganhar uma boa compensação com isso (basta ver o tamanho da fila de interessados em entrar na categoria agora, não tem lugar para todo mundo). Por isso, aposto, devem assinar.


Resta a Ferrari. Que uma hora, cederá.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu continuo achando que as equipes vão ganhar essa queda de braço e que o teto e seu regulamento duplo não vão passar. Mas...

Thiago disse...

Ico, o Mosley se meteu na mesma sinuca em que caiu quando propôs (tentou impor) aquela idéia maluca de quem vencesse mais corridas seria o campeão: Jogou contra seu próprio regulamento...

Apêndice 5 do Regulamento Esportivo:
"1. Changes to the Technical Regulations will be proposed by the Technical Working Group (TWG) consisting of one senior technical representative from each team and chaired by a representative of the FIA.
2. Changes to the Sporting Regulations will be proposed by the Sporting Working Group (SWG) consisting of one senior representative from each team and chaired by a representative of the FIA."

Eu acredito que dificilmente a corte francesa irá dar ganho de causa para a FIA nesse ponto. Além disso resta à Ferrari a Comissão européia.

Não sei se o Mosley tem dois ases na mão não, viu... Parece que ele tem um 9 e um 2 de naipes diferentes, mas blefa feito um condenado, entrou de ALL-IN , hehehe...


Enfim, fica aquela máxima: Vamos aguadar para ver...

Ridson de Araújo disse...

http://historiasevelocidade.blogspot.com/

ico, no meu blog comentei (e falei de sua opinião neste post) sobre essa briga entre a FOTA/ Ferrari X Mosley e dei minha opinião. ficaria honrado se vc conferisse.
vc é uma referência.

e como se faz p/ jogar no GPL?

Paulo Cunha disse...

Oi Ridson,

Para o GPL veja o forum GPL Brasil. Lá tem um manual completo de como instalar e começar a jogar.

Sou novato lá também, mas me sinto muito em casa, aparece e divirta-se.


Ico, de novo vc me colocou boas dúvidas sobre a política por trás da FIA. E achava que a Brawn iria abandonar o barco.

Zani disse...

O que é isso? Imperio Britânico na F1?
Nunca foi bom, nunca deu certo uma concentração de poder tão grande nas mãos de um dirigente, que além de tudo já deu motivos para não merecer respeito e, portanto, confiabilidade.
Não gosto disso, a gestão de Max Mosley parece sempre indicar que existe 'algo de podre no reino da Dinamarca'.
O que temos visto nos ultimos tempos da F1 é só política, quando deveríamos estar vendo mais esporte e tradição.
Acho que a Ferrari tem razão em muitos aspectos e gostaria de vê-la triunfar nessa parada. Mas, não há cabras machos das outras equipes em numero suficiente para apoiá-la com efeito.
A Ferrari poderá ceder porque afinal existem coisas importantes em jogo, mas não ficará barato.
Assim espero.

Henry disse...

Ferrari fail in budget cap appeal
http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/motorsport/formula_one/8058903.stmFU...