sábado, 9 de maio de 2009

FRACASSO DE PÚBLICO

Esta é a imagem do trecho da arquibancada à minha frente no minuto em que se inicia o treino de classificação para o GP da Espanha. A tribuna principal do circuito está toda assim. O resto ainda mais vazio.

Nos últimos anos, por conta da Alonsomania, a corrida em Barcelona chegou ao mesmo nível da prova de Monza em termos de público e entusiasmo. Em 2009, a uma semana da prova, apenas 60 mil ingressos haviam sido vendidos, a metade do número do ano passado.

Má fase da Renault de Alonso? Sim. Crise econômica recaindo em ingressos caros? Sim. Mas será que não tem um sinal de saturação do público com a confusão nos bastidores da categoria? Para uma queda em 50% de um público apaixonado, me parece que sim. O que você acha?

11 comentários:

Clark Griswold disse...

Fala Ico! Parabéns pelo blog!

Concordo em partes com o que você disse. Temos que considerar que não é todas as pessoas que acompanharam as corridas nos últimos anos que são apaixonadas pelo automobilismo. Você mesmo disse que isso foi um reflexo da Alonsomania. É a popular fábrica de ídolos que faz com que pessoas que nunca viram uma corrida na vida paguem algumas centenas de euros para ir a um autódromo acompanhar o ídolo local.

Vimos e ainda sentimos os efeitos de um fenômeno parecido aqui no Brasil. Antes de mais nada, é bom deixar claro que não estou desmerecendo os pilotos em questão. Mas quantas pessoas você conhece ou já ouviu falar que são fãs de Ayrton Senna e não acompanham Fórmula 1?

É comum ouvirmos frases do tipo "depois que o Senna morreu eu parei de assistir."

Muitas dessas pessoas foram a corridas de Fórmula 1, mas são reais apaixonados pela velocidade como somos você e eu? Claro que não! A momentânea queda de Alonso reforça que nem todos que acompanham uma corrida para acompanhar um ídolo local são adoradores da velocidade.

speed.king.thrasher disse...

Não acredito que seja por casos diplomáticos não Ico... é por conta do Alonso mesmo. E isso ilústra bem algo q li há um tempo em algum lugar, a Espanha não acompanha a F1 e sim Alonso.

Alonso mal, dai o pessoal por conta da crise também já nem faz tanta questão de ir ver a prova... uma pena.

Abraço e estarei ouvindo o pole position!

Chico Cougo disse...

Faltou o fator principal, a ameaça de gripe suína.

Vale lembrar que este GP chegou a ser cotado para não acontecer - o mesmo caso dos jogos da Libertadores no México.

Esse é um fator determinante.

Anônimo disse...

E algo de gripe A também?

Ron Groo disse...

Os camaradas acima anteciparam minha opinião. A tal H1n1 tem sua parcela de culpa sim.
Chegamos a ler o ouvir aqui no Brasil que talves a corrida até corresse riscos em sua realização.
Coisa que duvidei, apósto que se a situação fosse a mesma descrita no livr de Albert Camus: A peste, a corrida seria realizada. Sob a égide de Max e Bernie the show must go on, sempre.

Unknown disse...

a paranoia da gripe pode ter alguma coisa a ver

mais acho que na verdade, o excesso de politica e a confussão do regulamento, estão contribuindo para tirar o entsiasmo dos fans

LeandroSpectreman disse...

Sim, acho que a encheção de saco também é responsável pela saturação do público. Se o Alonso estivesse num carro competitivo, talvez a "preju" fosse menor, mas igualmente sensível.É sintomático!

Anônimo disse...

Acho que não. Ainda não. Quando se tem um ídolo, essas questões políticas não fazem tanta diferença para o público geral. Os Sennistas assistiam Senna, torciam para Senna, iam ao autódromo ver Senna. A maioria não entendia nada sobre aerodinâmica, questões políticas, FIA, FOTA, FOM, FISA, FOCA, o que fosse, na época que fosse. O foco era único: Senna.

A situação na Espanha é encarada de forma muitíssimo semelhante. A relação dos Alonsistas com a Fórmula-1 é a mesma que os Sennistas tinham com a categoria nos anos 80/90.

Por isso que digo que esse fracasso de público ainda não é reflexo das incoerências políticas da FIA e da FOM.

Cesar Costa disse...

Em quanto aumentaram o preço dos ingressos do ano passado pra cá? Bernie e seus Golden Boys vivem num mundo à parte e acham que o mundo vive no mundo deles...

KBK disse...

Espanha é o país do motociclismo né. Só deu verdadeira atenção à F1 com a alonsomania. Se o Alonso estivesse num carro de ponta, ia lotar o circuito.
Tá ai a explicação de Bernie quer Alonso na Ferrari...

Mr.Mojo Risin' disse...

Se Barcelona estava vazio assim, imagine como vai estar Valencia!!!

Querem ver o seu idolo vencendo, e depois do fracasso do ano passado, o pesssoal está escaldado.

Até a arquibancada que está cheia de mensagens de apoio e até uma foto gigante do Alonso está meio cheio.

Veja a foto em alta resolução.
http://img217.imageshack.us/img217/2311/diapo251v.jpg

Se quiseres mais fotos assim, passe no forum Downforce

www.downforce.com.br