domingo, 21 de junho de 2009

PIECE OF CAKE

O título do post é a expressão inglês paramoleza”. Como foi a vitória de Sebastian Vettel hoje em Silverstone. Em condições frias no início do verão europeu (16 graus de temperatura ambiente!) e com algumas modificações inspiradas de Adrian Newey, a Red Bull viveu um dia de Brawn GP e sobrou em relação às concorrentes. Mesmo Mark Webber passou Rubens Barrichello no primeiro pitstop e voou depois quando teve pista livre. O brasileiro fez o melhor que pôde com o equipamento da Brawn, foi melhor que Button o final de semana todo mas saiu com um lucro pequeno, muito menor do que precisava para imaginar uma recuperação significativa na tabela a curto prazo.


O GP foi uma corrida chata, mas como sempre com destaques interessantes, como a grande prova de Massa, Nelsinho na frente de Alonso, Hamilton e a McLaren andando muito atrás. Comente, opine, pergunte: vamos ouvir os personagens do paddock e voltamos depois para mais uma edição do Credencial. Até lá!

(Foto Beto Issa)

27 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, Ico!
Sempre acesso o seu blog e sempre acompanho o "Credencial", porém, hoje senti-me na obrigação de fazer um comentário sobre Silverstone. Ico, me diz uma coisa: pode a F1 ficar mais chata do que isso? Francamente... Já to até reconsiderando se compensa acordar as 9 horas em um domingo pra assistir uma corrida. Mas, em todo caso, vale ressaltar a excelente corrida do Vettel e do Massa. Pra mim, os grandes nomes da corrida. Barrichello foi até legal, mas eu tava era torcendo mais pro Vettel do que pra ele. :)

Bom, li hoje que o Brawn falou que a FOTA já tá organizando o campeonato deles. Espero muito que seja um campeonato bem diferente desse e que seja bastante competitivo como nos velhos tempos... Custa nada sonhar, né?

Parabéns pelo seu trabalho. Você tá sendo uma referência pra mim em se tratando de F1. Valeu!

Geremias Emerim, Criciúma-SC.

Silvestre Zanon disse...

Ico bom dia. Definitivamente Jenson Button precisa se preocupar de agora em diante ou a Brawn tem gordura pra queimar nessa disputa?

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

Hoje vimos um Button pensando e muito no campeonato, em vez de entrar em uma disputa com o Rosberg no final, foi inteligente e preferiu garantir mais uns pontinhos em busca do título.
Aliás, o Vettel deve estar pensando naqueles pontos perdidos da Austrália. Apesar que pelo jeitão dele deve estar feliz demais pra pensar nisso...

Pergunta: Ico, para você que acompanha "in loco" o campeonato de F1, é realmente possível organizar um campeonato nos moldes da F1 em menos de 1 ano, como a FOTA quer? Com toda a estrutura, patrocínios de peso e logística de ponta? Ou é só pressão para tirar o Mosley da FIA?

Abraço.

Dennis disse...

Para mim os destaques da prova foram Massa e Fisichella além do Vetel que estava em outro planeta. A Red Bull se mostrou infinitamente superior , mais até que a Brawn em sus vitórias anteriores. Barrichello mostra ser realmente azarado pois quanto finalmente consegue ser melhor que Button tem outra equipe q faz melhor. Acredito que a Red Bull vai dar trabalho na Alemanha, Monza, Spa, Suzuka e Brasil mas a Brawn ainda deve ser melhor nos outros circuitos. Button, Vettel e Webber, minha aposta para a ordem no fim do campeonato.

Giovani Balduino disse...

Grande Ico,

Pois é, enquanto a F1 tem mais assunto fora da pista que dentro dela, fica difícil depois de uma corrida como hoje não dizer que este campeonato está muito chato.

Sei que é muito difícil responder a essa pergunta, e que tudo leva a crer que vai haver um acordo entre FOTA e FIA, mas qual a real chance de sair um campeonato paralelo?

E se sair, qual a grande diferença que poderíamos esperar dessa nova categoria?

Um grande abraço

Dennis disse...

Certamente com esta evolução da Red Bull , Barrichello será logo tratado como escudeiro, algo bem normal para Ross Brawn. Ele ganhará um contrato para mais um ano por colaborar mas preparem-se para a chiadeira.

Daniel disse...

A McLaren hoje perdeu para a Force India. Ver Alonso guiando a Renault é de dar dó. Hoje ainda der o azar de ficar 18 voltas atrás da BMW que conseguia ser pior, o que arruinou sua corrida. Incrível como equipe que tem um conjunto de engenheiros responsáveis pelo projeto perderam a linha (McLaren, Ferrari, Renault, BMW) e as que tem "magos" (Brawn e Red Bull) dominaram. Os pilotos , nisso tudo, acabam sendo secundários.

Richarley Menescal disse...

Destaque absoluto para a corrida do Vettel, que fez um dos inícios de corrida mais fortes dos últimos tempos. Mesmo o Webber na coletiva comentou o quanto o Vettel estava inalcançável. Quanto ao Rubens, ninguém pode falar que fez uma corrida ruim, acho que o desempenho fraco do Button é um reflexo claro do quanto os carros da Brawn tiveram dificuldades nesse fim de semana.

Outro destaque foi para Felipe Massa (excelente) e Ferrari, essa que finalmente acertou a mão na estratégia com o brasileiro. E o Nelsinho conseguiu esconder gasolina no bolso e assim se garantiu na frente do Alonso, o que é bem significativo.

Já a McLarem teve outro dia sofrível. Aliás, Ico, com tantas dúvidas sobre a F1 em 2010, como fica o caso de uma equipe como a McLaren, que vai tão mal? Se já tivesse tudo definido em relação ao próximo ano, ainda valeria a pena concentrar esforços nesse carro atual?

Luís disse...

Hoje terei de ver a corrida na reprise, então nada de comentários.

Além do bico o que mudou na Red Bull?

Marcelle Costa disse...

Corrida chata chata. A brawn perdeu muito nesse GP, será que continua assim? Eu falo perdeu porque ficou muito próxima de toyota, ferrari, williams, enquanto a rbr tá no lugar que é de se esperar mesmo acima das demais e a brawn deveria estar la também.Ou seja talvez a brawn tenha desenvolvido menos do que o restante das outras equipes.
ico você acha que o dinheiro ta começando a faltar?
Bela corrida do Massa e Piquet.

LeandroSpectreman disse...

Não foi uma corrida tão chata assim como alguns dizem. Foi legal ver a RBR dando uma cacetada olímpica na Brawn; isso pode salvar o campeonato.
O Vettel é "velocidade pura"; mas pode pagar um pouco ainda por conta da falta de quilometragem e experiência entre os grandes. Mas como Button só agora está na condição de favorito, o alemão pode trazer de volta o título para seu país!

Willian Freitas disse...

Que ritmo foi esse do Massa? Sensacional! Errou apenas uma vez, mas não influenciou no resultado.

Kimi sumiu depois do primeiro pit.

Quem optou por parar antes não acabou feliz.

Paulo Cunha disse...

Dois comentários paralelos, já que concordo com muito do que já disseram.

Em tempos de pista fria, a agressividade do Barrichello nos freios e com os pneus vira vantagem. Deu baile no Botão que cansou de reclamar pelo rádio. Não é que as desculpas barrichelianas tinham fundamento?

FOTA não faz campeonato em 8 meses. Será? Faz, fácil, não faltam autodromos enconstados por ai. A questão é qual a condição deles, mas ninguém será muito exigente. O preço baixo irá lotá-los, fora a população local animada com a novidade - imaginem GP na argentina... fora isso, acho que o Capelli fez a melhor análise - o que ameaça o campeonato organizado pelas equipes é a briga interna que disparará quando elas se verem sozinhas. Ai lembraremos para que serve o tal do orgão regulador...

Joshué Fusinato disse...

Ico. acompanho seu blog há algum tempo, e sua visão de "insider" é muito diferente daquilo que vemos de outros jornalostas, nos dá uma sensação de estarmos dentro dos autódromos, sentindo o cheiro de gasolina e borracha do ar.

apenas gostaria de comentar uma coisa: não foi só o bico da Red Bull que mudou. estava reparando na transmissão da corrida que toda a sessão traseira do carro foi drásticamente alterada. isso prova mais uma vez que os "magos" ainda são muito importantes. o carro perdeu muito da elegência, mas "carro bonito é o que ganha corridas", certo?

Joshué Nunes Fusinato - Joinville/SC

Marcelo Ferreira disse...

Grande Ico,

O maior prejudicado pelo crescimento da Red Bull é... Barrichello.

Os touros vermelhos vindo pra cima fará com que Tio Ross opte pelo jogo de equipe mais cedo e aí.... Rubens dança em definitivo - mais uma vez.

Diga-se que Fisichella conseguiu um honroso 10º lugar com a Caminho das Índias - Mercedes e que fez uma dupla ultrapassagem muito bonita ( em cima de Heidfeld e Alonso, de uma vez só ).

Agora, uma dúvida: quando Valério ganhou a 1º corrida da GP2, obviamente tocou o hino brasileiro. Legal. Mas e em relação a equipe ? Qual o hino tocou ? Brasileiro, inglês, italiano ? Pergunto pq sei que Nelsão se associou com Giancarlo Minardi. E aí ? Pela equipe tocou qual hino ? Tem vídeo....audio? Adoraria poder ver isso, mas não achei até agora.

Confesso que não pude escutar vcs pela Band News pq onde moro pega uma Rádio Pirata e, sem brincadeira, não consegui escutar vcs direito. Bem que tentei. Mas quando a dor-de-cabeça (literalmente) aumentou, desisti. Fiquei com Cleber Machado e Cia. Não teve jeito.

Um forte abraço e continue com o seu trabalho brilhante.....


Atenciosamente,

Marcelo Ferreira - Jacarepaguá - RJ

Anônimo disse...

Corrida moleza do Vettel, hã!
Sair na pole com o carro lotado, volta rápida atrás de volta rápida, não cometer nenhum erro (pelo menos eu não vi) e com apenas 30 e poucas corridas na bagagem. Melzinho na chupeta!

E Vettel em homenagem ao seu preparador físico finlandês e ao seu grande amigo Kimi que atrapalhou Webber na classificação irá comemorar cantando em finlandês. Fica de olho aí no mico, Ico.

Larissa

Ridson de Araújo disse...

Aguardando aí o credencial.Corrida monótona na frente e maluca, cheia de trens atrás. Mas atrás, não vale muita coisa, só p/ gente tentar se divertir com a falta de emoção dos líderes.
E...
Quem quiser conferir , comentar, fiquem à vontade.
http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/06/analise-de-corrida-inglaterra-2009.html

Queria perguntar p/ vc, Ico, se vc apurou sobre o que os especialistas acharam se as inovações da Red Bull foram realmente suficientes p/ ela alcançar a Brawn ou se foi apenas o tipo de circuito que favoreceu...

ebiscaia disse...

Ico,

uma coisa que este ano está me impressionando é a diferença de performance entre os carros da Red Bull e Toro Rosso. Ano passado eles disputavam no mesmo pelotão do grid e hoje a diferença é abissal.
Ok, Vettel é mais piloto que Webber, Coulthard, Bourdeis e Buemi e ele estando na STR fez com que parte da diferença de projeto (se é que existe) fosse minimizada pelo talento do menino. Mas acho que só isto não explica tudo. Uso como exemplo os GP's de Monza e Spa: em Monza, Vettel foi pole, mas Bourdeis foi quarto na classificação (a corrida, não serve como parâmetro, Bourdeis teve problemas antes da largada). Em Spa, Bourdeis passou a prova inteira na frente do alemão, só a perdeu na última volta, naquela garoa em que os dois, mais o Kubica estavam com pneus slicks naquela garoa que caiu no final da prova.
Webber parece outro piloto em relação aos seus últimos anos de F1, parece rejuvenescido, Bourdeis ainda não se entende com carros de F1 e Buemi ao menos não compromete.
Como os projetos são "irmãos", sendo que a diferença mais importante está nos motores (Renault e Ferrari), gostaria que você compartilhasse sua opinião sobre a ascensão da RBR e declínio da STR.

Espero não ter sido confuso demais

Abraços

speed.king.thrasher disse...

Vettel pra mim merece uma grande menção, fazer o que ele fez no 1 stint eu nunca vi alguem fazer depois da era Schumacher.

Queria lhe fazer 3 perguntas:
1.Há perspectiva no paddock de uma possivel melhora da McLaren para as proximas corridas? algum pacote divulgado já para o GP da Alemanha ou depois? pq do jeito q a coisa vai...

2.Vc acha que a Red Bull chegou mesmo e passou (ou chegou) a Brawn, ou isso é circunstancia da pista?

3. A Brawn tem fõlego (leia-se $$$) pra correr atrás de um possivel terreno perdido?

Desde já muito obrigado... e o q vc disse no credencial da China aconteceu tocaram o hino da Austria! se ñ me engano desde o GP da Alemanha de 97 ele ñ tocava...

abs!!! mto boa a transmissão de vcs!

Ron Groo disse...

Vettel me desmentiu.
No ultimo credencial eu perguntei se ele sentia o peso de largar como favorito.
Eu pensava que sim, mas depois de hoje...

Agora minha pergunta é:
A Red Bull conseguiu dar o salto e tomar a primazia deste campeonato nas mãos? E se fez, é tarde?

Alexandre disse...

Podemos estar assistindo ao começo da virada no campeonato, a favor de Vettel contra Button. Digo isso porque a Red Bull está claramente com o melhor carro, evoluindo a cada corrida, e a Brawn estacionou em sua evolução, até por falta de dinheiro. E aí Button parece estar sentindo mais isso do que Barrichello. Se continuar assim, chegando em sexto enquanto Vettel vence as corridas, teremos um bom final de campeonato. Destaque para as corridas do Massa (o melhor, depois do Vettel) e Nelsinho (que chegou à frente do Alonso e pode ter garantido um fim de ano tranqüilo).

danielwey disse...

Oi Ico!
Você vê chance do Vettel lutar pelo título? Imagino que seja possível que o novo carro de Adrian Newey engate uma sequencia de 4 ou 5 vitórias, ainda mais com a Brawn com um orçamento apertado. Casso isso se confirme, você vê a possibilidade, ainda que remota, de título? E a Red Bull já deveria privilegiar o Vettel diante desta possibilidade?

Abraços,
Daniel Wey

danielwey disse...

Ico, outra dúvida que me atormenta: o que ocorre com o ritimo de corrida da Toyota e Williams? Como explicar ótimas posições de classificação, com o carro não tão leve, e corridas tão fracas do Nakajima e Trulli, por exemplo?

Marcos Antonio disse...

corrida fácil pro Vettel,que correu mto! pena que tenha sido tarde demais,pois acho mto dificil que tirem o título do Button.

Ico, já dá pra saber quais equipes vem fortes pra segunda metade do campeonato?
abs

Anselmo Coyote disse...

Foto com crédito! Isso é que é blog bem conduzido. A propósito, bela foto. Tempo longo de exposição e câmera em movimento. Primeiro plano congelado e fundo em leve movimento. Blz. Nelsinho à frente do Alonso. Bom, bom, bom.. bom mesmo não, mas tá bom. Melhor se estivesse em outra equipe, mesmo que fosse a Force India.
Abs, Ico.

Delta Alfa disse...

Muitos bonés vermelhos na arquibancada, quase nehum branco e marca-texto.

Pinheirinho disse...

Red Bull Realmente dá asas.
Os dois pilotos da equipe, Vettel e Webber, chegaram à frente no GP da Inglaterra, realizado ontem.
Barrichello comemora posição.
Na segunda parte da corrida, Vettel recebeu orientação da equipe par reduzir a euforia para evitar problemas com o tráfego. Vettel de ponta a ponta.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com