domingo, 26 de julho de 2009

HAMILTON SUBLIME EM DIA DIFÍCIL DE PENSAR

Vitória perfeita de um Lewis Hamilton que fez lembrar da sua força extrema quando seu enorme talento se junta a um equipamento eficiente. Pode ter sido um triunfo surpreendente, de certa forma, diante do domínio que esperávamos de Brawn ou Red Bull. Mas ganhar hoje, para ele, foi moleza.


A sensação do paddock neste domingo, porém, indicou que foi pouco difícil de manter o foco. O acidente de Felipe Massa deixou o circo da F-1 sensibilizado. Pelo menos as notícias vindas do hospital AEK em Budapeste são reconfortantes até o momento: nenhum dano neurológico, estado sempre estável, nenhuma complicação surgiu até agora, os médicos avaliam a evolução como “promissora”. Claro que o quadro ainda inspira cuidados, o período de observação nestes casos é mesmo longo. Mas todos os indícios até o momento foram positivos. Vamos aguardar o desenrolar das próximas horas.


Contando com a compreensão de vocês, esta edição do Credencial fica adiada para amanhã. Agora, vou ao hospital para ver se surgem novas informações. Enquanto isso, coloquem opiniões e dúvidas nos comentários. Faremos o máximo, como sempre, para responder a todas elas. O final de semana rendeu assunto para dez programas. Até mais!

31 comentários:

LeandroSpectreman disse...

Ico, você considera que a RBR já superou amplamente a Brawn Gp? Aco que o título do Button começa a "balançar". Nos Construtores, a equipe do carrinho branco vai levar uma surra humilhante.

Marcelle Costa disse...

ah ico, antes de tudo esperamos ver o felipe em valência.
há umas 3 corridas atrás eu perguntei se tinha acabado o dinheiro da brawn vc disse que tava cedo ainda pra pensar nisso, será que agora se concretizou de vez essa teoria?
Conta mais sobre o felipe aí, o GP pra mim hj foi sem graça, não tinha brasileiro em condições reais de lutar, pq o felipe não tava lá.

Williams Gonçalves de Farias disse...

Ico, acho que a Brawn não vá mais brigar pela primeira fila! Eles acertaram muito na mão do carro, mas não tiveram força suficiente para evoluir no ritimo das rivais. Ferrari e McLaren definitivamente estão lá na frente? já que todos achavam que no calor as Brawns andariam na frente? Outra curiosidade foi o abandono do Vettel. Até onde você acha que vai ter briga na RBR pelo título? o Webber já tem alguma preferência da equipe pra brigar com o Button? abs!

Herik disse...

Olá Ico.

Sei que a prioridade de informações é quanto ao estado de saúde de Felipe Massa, mas você poderia dizer o real motivo da punição da Renault?

Achei um absurdo essa punição. Completamente exagerada e sem precedentes - ao que me lembro - na F1. Sei não - e pode até parecer muita loucura - mas parece é uma jogada de Piquet com Ecclestone para deixar Briatore mal com os franceses. Além de abrir a possibilidade dos pilotos se desligarem da equipe recebendo multas altíssimas por possíveis cláusulas de imagem dos pilotos.

Eu não duvido de mais nada.

Alexandre Carvalho disse...

Ico,

Em algum momento foi comentado, no paddock ou no hospital, sobre a capacidade de pilotagem de Felipe Massa ser prejudicada em 2010 (considerando que este ano ele precisa é de uma boa recuperação) apesar de, até o momento, não ter sido constatado nenhum dano neurológico?

Faço esta pergunta tomando como base o que aconteceu com Luciano Burti e Karl Wendlinger há alguns anos, embora tenhamos Mika Häkkinen para dizer o contrário.

Depois do acidente na Bélgica, Burti encerrou sua carreira na Fórmula-1. Quanto a Wendlinger, que também teve um edema cerebral, quando voltou a correr em 1995 já não era mais o mesmo.

Arthur disse...

Ico,
Incrível como que,depois do acidente do Massa, o resto do GP e toda F1 ficaram meio ofuscados.
A corrida também ajudou.Fora no início,quando ocorreram algumas ultrapassagens,pegas e abandonos,foi meio paradona.Porém teve uma coisa que o Galvão falou e que me chamou muita a atenção.
Ele disse que nós(telespectadores) poderiamos apostar,porque ano que vem o Nelsinho Piquet teria grandes chances de andar na Williams!!
Isso procede,ou é mais uma abobrinha do Galvão???

Mesmo se essa informação na for verídica,o Galvão ganhou o meu respeito de vez neste final de semana.Todos sabemos que ele é amigo do Massa,e não deve ter sido fácil para ele manter a calma e narrar para o Brasil todo os acontecimentos daquele momento de angústia,vendo o Massa imóvel no carro.

Tomara que até a corrida em Valência o Massa se recupere.
Mas e se ele não tiver condições?Quem corre?Gene,Badoer...ou Valentino Rossi??hahaha,Rossi é meio difícil.

Parabéns pelo EXCEPCIONAL trabalho em um dia tão difícil!
Valeu Ico!!!

Anônimo disse...

Ico, perguntas que não querem calar: para onde o Piquet irá? Massa voltará ainda neste ano a correr? Se não, quem poderá substituí-lo?

Luis disse...

O que achou:

Dos casos de Webber e Kimi? Digo os diferentes "tratos".

Punição a Renault?

O que aconteceu com o carro do Vettel?

O que vai ser de Piquet Junior?

Porque a Toro Rosso não foi bem, se teve um bom update?

Bem, se na passada vim sem perguntas, hoje estou cheio...

angelo mello disse...

Ico, eu acho que o futuro do Piquet depende muito da imagem que as outras equipes têm dele. Ele é visto como um piloto que não rendeu o esperado ou como mais uma vítima da máquina de moer piloto do Briatore? (O Buttom por exemplo saiu da Benneton como um roda presa...)
Acho que essa informação é vital pra tentar prever o futuro dele na categoria.

Rob disse...

Ico, comentando um pouco sobre o acidente do felipe, eu achei muita sorte o fato dele ter pisado no pedal do freio após perder a consciencia.
Se ele mantivesse só o pedal do acelerador a pleno provavelmente se chocaria a quase 300km por hora.
Dificil imaginar as consequencias de um acidente assim.

Ridson de Araújo disse...

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/uma-vitoria-reveladora.html

divulgando aqui mais uma vez o blog, com nossa análise e notas sobre o gp da Hungria, sobre essa vitória reveladora do poderio financeiro da MacLaren Mercedes na recuperação do campeonato.


Minha pergunta pro Ico, e acho que de muita gente: É possível definir, dentro da Ferrari neste momento, um piloto possível para Valência e quem sabe para o resto do campeonato? Quem, de Badoer e Gené tem a preferencia para correr?

Ron Groo disse...

Realmente o Lewis foi perfeito, mostrou que dominou o uso do kers e que as mudanças no carro da McLata deram certo, ao menos em pistas mais travadas...

E quanto a punição da Renault, achei justa, afinal em 2006 o problema foi o mesmo, só que na roda trazeira.

Andre disse...

Ico,
Creio que voltará com boas respostas amanhã. Mas quero deixar uma pergunta :
O quento este acidente pode afetar a carreira de Felipe Massa ? Eu já não conto com ele no GP da Europa.
Sei que não trará a resposta, mas conto com a sua opinião .
Grande abraço

Andre disse...

Ico,
Creio que voltará com boas respostas amanhã. Mas quero deixar uma pergunta :
O quanto este acidente pode afetar a carreira de Felipe Massa ? Eu já não conto com ele no GP da Europa.

Sei que não trará a resposta, mas conto com a sua opinião .

Lógico com a responsabilidade que o assunto exige !

Grande abraço

ba disse...

Olá, Ico!

Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido na transmissão da Rádio Bandeirantes/BandNews!

Agora, às perguntas:
1) Barrichello saiu falando groselha da equipe depois da pataquada que foi o 2º. pitstop?
2) A situação de Kovalainen se agravou depois desse pífio resultado? Ou ele realmente é café-com-leite?
3) Alonso, seguindo Nelsinho, falou em tom de "despedida" da Renault depois que saiu do carro?

Grande abraço e obrigado!

Daniel Wey disse...

Oi Ico!
Imaginando que o Massa não deverá participar das próximas corridas, dado que a recuperação nesses casos requer bastante tempo, o que se cogitou no Paddock sobre uma possível substituição dele em Valência? Marc Gené, Luca Badoer, Schumacher ou até mesmo Alonso?

Parabéns pela transmissão! Só peça para o narrador tomar cuidado com os cacófitos, como quando ele disse "Quem você acha que vai ao pódium, Ico?" - Soou claramente como "Mico". :D

Ingryd Lamas disse...

Olá!!!

fugindo um pouco do assunto Felipe, gostaria de saber a sua opinião quanto o fato da evolução da McLaren, eles realmente alcançaram a Red Bull e até passaram a astriaca, oi foi apenas ajuda da pista com caracteristica mais lenta e a possibilidade do uso do KERS que ajudaram Lewis a vencer? é coinscidencia que a Ferrari também tenha chegado a sombra da McLaren com o KERS de Kimmi, ou a Vermelha italiana realmente se valeu de melhorias para chegar aonde chegou?

outra coisa que gostaria que comentasse é o fato de que a Brawn parece realmente ter perdido todo o seu terreno, que Button já não parece estar tão bem psicologicamente, e que o carro que antes soava como um tanque de guerra já é agora tão "mortal" como qualquer outro no grid.

é isso, parabens pela cobertura mais uma vez e PRINCIPALMENTE dessa vez, e pela sensatz de sempre!!!!!

bjoooooos

Lucas disse...

Grande Ico!

O Briatore foi embora após o abandono do Alonso, mesmo com o Nelsinho correndo? (Na TV, ele pareceu ir embora qndo mostraram o Nelsão assistindo a corrida)

Campeonato ficou mto bom! Pena pelo Massa.

Espero por tuas informações. Valeu pelo bom trabalho!

Misael disse...

Gostaria que você falasse ou escrevesse sobre a possibilidade de o Massa ficar "lento" depois desse acidente. Aconteceu com Piquet,Burti,Barrichello. Acho que todos fãs do Massa temem por isso.

Williams disse...

Ico: sobre o acidente do Massa. Eu acho que a Brawn tinha que ser punida pelo ocorrido. Uma peça, pneu ou qualquer outra coisa que saia do carro por falha humana na minha opinião é passivel de punição. Batidas ou acidentes acontecem, mas muitos poderiam ser evitados. A 15 anos atrás perdemos um dos maiores pilotos por uma imprudência dos engenheiros da Williams! Quanto a isso, a FIA deve tomar alguma providência com a Brawn, ou apenas considerar um acidente? existe alguma informação sobre isso? Valeu pela cobertura e informações do front!!! Sorte! Abs

Anônimo disse...

Um acidente desse sempre mexe com uma pessoa. Espero e torço que mexa possitivamente com o Felipe. Que ele volte mais forte ainda mentalmente, igual o Ronaldo! Certamente ele vai se recuperar logo, e disputar ainda algumas etapas nesse ano. É palha saber que ele não vá participar de alguma prova, ainda mais pela evolução da Ferrari nesse campeonato. Acho que ele vá sair dessa mais forte ainda, porque apesar de ser muito grave, não foi um erro dele; foi uma circuntância infeliz, que é muito improvável mas as vezes acontece. Vamos torcer! Espero vê-lo logo recuperado e dentro do carro!

Ingryd Lamas disse...

Sabia que estava esquecendo de alguma coisa, a pergunta é:

Quais são as chances de Nelsinho em outras equipes, como é a visão deles por outros chefes, pra onde é provável que Nelsinho vá após essa possível "demissão" da equipe Renaul? e sobre Kimi, Rosberg e Kovalainen, tem alguma especulação mais séria a respeito do futuro dos dois?

speed.king.thrasher disse...

fala Ico!

Deve estar dificil por aí, mas vc continua fazendo seu trabalho mto bem. Parabéns.

Queria perguntar: Vc sabe se o Massa machucou a mão ou os dedos? pois ele ficou com elas no volante na hora da batida.

VC acha q o Kers já pode ser considerado uma vantagem?

obrigado e bom trabalho!

ebiscaia disse...

Ico,

1) ao ver o seu post no sábado, fiquei com uma pergunta na cabeça: qual a relação entre você e os demais jornalistas concorrentes? Acho que é uma pergunta que cabe ao Credencial pois também é um aspecto do paddock.

2) apesar do Alguersuari não ter feito feio, não seria melhor a cúpula da Red Bull pôr um piloto que colocasse a STR à frente da Brawn, ajudando a RBR no campeonato?

Sílvio Rodrigues disse...

Ico,

acompanho seu blog desde o primeiro post. SHOW!! Está de parabéns...

Sobre Felipe só resta torcer para que ele se recupere totalmente. Poque, na minha humilde de opinão, se Massa for obrigado a abandonar as pista (toc, toc, toc – três batidas na madeira) o Brasil ficará sem piloto em condições de disputar um mundial.

Ainda tem o Barrichello mas se ainda não chegou lá, não acho que chegará. Por mais que eu torça por ele não o vejo mais em uma equipe de ponta. Piquet Jr. só se renascer como Phoenix em uma outra equipe, se é que vai ter lugar em qualquer outro time da F1.

Restam Lucas Di Grassi ou Bruno Senna. Em uma eventual e, espero distante, aposentadoria de Massa em quem você apostaria para futuro piloto de ponta brazuca?

abs,
Sílvio

P.S.: já se fala que Alonso dá um pé na Renault e assume o lugar de Massa em Valência. Exxite algum fundo de verdade nisso?

Celso Vedovato - Salvador - Bahia disse...

Ico, antes de tudo, quero parabeniza-lo mais uma vez pelo seu trabalho. É sempre sensato, sério, tranquilo, correto e o principal, não cai nunca no cada vez mais lugar comum, dos "polêmicos" da imprensa esportiva. O que antes parecia um diferencial tem se mostrado uma babozeira sem fim, uma necessidade de aparecer ou de ser o primeiro...parecem achar que se polêmico é ter um diferencial. Parabéns com toda sinceridade e um muito obrigado por nos informar sempre e com tanta qualidade.

Para o Credencial.
Voce acha que, não necessariamente a peça, mas a absorção do impacto e a semi destruição do capacete é o que pode ter provocado o corte em Felipe Massa?. Claro que a fratura é o conjunto da força, peso e impacto da peça, mas o corte poderia ter sido provocado pela viseira ou mesmo a parte do capacete que se quebrou?
Parece não restar dúvida que o capacete e a sua qualidade salvaram a vida de Massa. Minha dúvida reside na possibilidade de não ter tido a peça, um real contato com a face de Felipe.

Está descartado um retono do Felipe Massa nas próximas corridas?. Estou achando muito prematuras as notícias de que pode nem voltar nesta temporada. Ainda acho que pode até correr em Valência, estou sendo muito otimista?

Ico, achou justa a punição da Renault? na minha opinião não, uma multa me parecia mais justo. Acho que a pena será convertida em algo do gênero.

Será que Nelsinho alinha em Valência?

tibone disse...

Ico, todas e quaisquer informações sobre o estado do Massa serão bem-vindas. Não sou muito fã dele enquanto piloto, mas como ser humano e fã de automobilismo, não tem como não ficar chocado com o acidente.

E quanto a punição da Renault ? Achou justa ? Achei muito severa, e acho que o acidente do Massa influnciou a decisão, já que tudo que a F-1 não precisa neste exato é ficar com estigma de "esporte assassino" (mesmo que graça a deus, ninguém tenha morrido nos últimos 15 anos).

Quanto a corrida, monotóna, e obviamente ofuscada pelo acidente do Massa, acha que tem alguma chance dele voltar nesta temporada ?
Li no G1 (acho que foi) que o médico falou de uma possivel lesão ao nervo optico do olho esquerdo, se confirmar, é fim de carreira, não ?
Espero que tudo esteja bem com ele, e que ele possa voltar em 2010 quebrando tudo!

Obrigado pelo ótimo trabalho, como sempre!

Ricardo Reys disse...

Salve Ico, beleza?

Rapaz, confesso que estava torcendo para o racha, pois enxergava esse como o caminho ideal para a F1 voltar ás suas origens, tanto em sua filosofia, como na sua mecânica. Bem, o racha não aconteceu e... Paciência, eu não gostei. Mas enfim, minhas dúvidas dizem respeito à manutenção e, quem sabe, a volta de antigos e tradicionais circuitos à Fórmula 1. Poderia a FOTA ter algum peso no calendário da categoria? Ou, mais ainda, poderia uma nova FIA confrontar a FOM também no que diz respeito aos circuitos que hospedam à categoria? Visto que, se depender da mesma, pelo mostrado nos últimos anos, corrida de Fórmula 1 só no oriente médio e na Ásia.

Abraços e parabéns pela competência!

Pinheirinho disse...

Campeão desencanta. Melhor de 2008, Hamilton enfim vence uma corrida na temporada.
9 meses passou Lewis Hamilton sem vencer um GP na Fórmula 1.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Filipe disse...

Ico, aqui em Portugal ventilou-se que Fisichella era um possivel substituto para o Massa, caso ele não se recupere a tempo do GP da Europa. Voce, ai de dentro, sabe se Giancarlo é mesmo um nome a ser levado a serio?

FORZA FELIPE!!

Rafael Favoreto disse...

Ico:

O que acontece com a Brawn? A Honda fez um trabalho magnífico e depois congelou a evolução?

Quantas equipes já estão melhores que eles? Red Bull, Renault, Ferrari, McLaren?

E mais: a equipe continua em 2010? A falta de desenvolvimento do carro e de patrocínios me faz pensar se o acordo "fecha-grid" era válido apenas por um ano.

Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho, com uma visão crítica muito interessante!