terça-feira, 7 de julho de 2009

SETENTA VEZES ALEMANHA

Embora o GP da Inglaterra seja o único disputado ininterruptamente desde 1950, a corrida deste final de semana em Nürburgring será a 70ª prova de Fórmula 1 disputada em solo alemão, o que a coloca na ponta dos países que já receberam a categoria. A explicação está justamente nas corridas sediadas pelo traçado reduzido de Nürburgring. Apenas em 1985, o evento foi disputado como GP da Alemanha. De 1995 a 2007, ele ocorreu com o título alternativo de “GP da Europa” ou “GP de Luxemburgo”.


Mas é o traçado de Nordschleife que carrega consigo a tradição do GP da Alemanha, palco de corridas históricas e com o traçado mais desafiador que se tem notícia. Um verdadeiro mito, que pode ficar mais claro para quem não conhece no vídeo acima: a primeira volta completa da corrida de 1975, com a indicação das curvas. Para quem as conhece através de simuladores como o GPL e o rFactor, uma ótima chance de ver a pista sob uma perspectiva diferente. Confira!

5 comentários:

Anônimo disse...

Ico, vc tem que conhecer esta pista no GTR Evolution. Parece ser mais real que a do GPL.

Ass: Cevert

Rato disse...

Jogue nessa pista no Gran Turismo 4 com um Opel Calibra pra ver como é show de bola. ..

Unknown disse...

O grande desafiador deste circuito foi o Stefan Bellof, lá ele deitava e rolava.

Alex disse...

E o Heidfled fez um tempo uns 40 segundos menor com uma BMW, tirando beeem o pé nas curvas e freiando beem antes. Já imaginou um corrida lá hoje?
Inconcebível sob todos os aspectos, mas acho que para um piloto seria o máximo.

Erico disse...

GP da Alemanha para mim era a corrida na antiga Hockenheim das retas intermináveis no meio da floresta. Era a corrida em que mais havia quebras e, portanto, sempre havia surpresas. Senna sem gasolina no final em 91 depois de segurar e forçar (na malandragem) o abandono do Prost durante a prova, ou então a disputa dele mesmo com o Patrese em 92. Em 94 a Beneton (ilegal) quase explodiu nos boxes depois que tapearam a mangueira de reabastecimento. Em 95 Hill jogou a corrida fora. A primeira vitória do Barrichello... Depois de 2001 as corridas na Alemanha nunca tiveram a mesma graça para mim, já que tanto Nurburgring e Hockenheim são insosos e travados demais para o meu gosto. Quando ao antigo Nurburgring, nunca vi a F1 correr lá, não tive essa sorte.