domingo, 4 de outubro de 2009

DECISÕES ADIADAS

É até engraçado, mas o GP do Japão deixou ainda em aberto tanto a briga pelo Mundial de Pilotos – e com três participantes – como a do título das equipes. Mas a vantagem de Jenson Button e da Brawn GP, respectivamente, aponta que é enorme a chance de ambos os títulos serem confirmados em Interlagos. O final de semana em Suzuka foi dos mais malucos que eu vivi na Fórmula 1: sexta com chuva, o treino surreal do sábado, o acidente forte com Timo Glock, os erros dos novatos, o show de Vettel, outro pódio de um demitido da Toyota, a combatividade de Hamilton, a polêmica com Nico Rosberg e o Safety Car, o duelo interno da Brawn.


Enfim, assuntos para três edições do “Credencial”, mas teremos uma mesmo. Use o espaço dos comentários para comentar, perguntar, vibrar, espinafrar, o que seja. O blog e o programa chegam depois que eu chegar em casa. Como o Japão não fica na esquina, isso deve acontecer na terça-feira. Até lá!

39 comentários:

Anônimo disse...

Eu vou na opção espinafrar, hehe.

Assunto que não foi mencionado. O desempenho regular de Mark Webber no início da temporada estava ligado aos pinos da sua perna. Após a retirada e completa recuperação a urucubaca voltou. 5 paradas nos boxes.

E o que foi aquela volta rápida no finalzinho da corrida? Só para tirar o hat trick do Vettel? Lembro que Schumacher tb fez isso uma vez com Barrichello, só que ele vinha em segundo e não em último.

Anônimo disse...

Esqueci de colocar o meu nome. Não é Michael Schumacher, hehe.

Abraços,
Larissa

Willian Freitas disse...

A Ferrari agradece o problema da BMW no pit do Heidfeld. =D

McLaren aperta, mas o Kimi vai lutar até o fim pra deixar a Ferrari em 3º.

Se estivesse correndo com dois pilotos, a Ferrari já estaria muito mais confortável na 3ª colocação.


Agora, Interlagos! Setor G! =DD

Emerson disse...

Achei a corrida um porre, a única emoção da corrida mostrada pela tevê era a disputa de Kovalainen e Sutil que logo após o ataque do alemão e o toque do finlandês nada aconteceu.

Tento entender como certas coisas só acontecem com o Rubens e tudo perfeito para o Button. Sem problemas de câmbio ou pneu.

Enfim, acho que dificilmente o Button perde esse campeonato, faltam 2 corridas e ele é um sujeito que comete pouquissímos erros e para o Rubens ser campeão só se ele errar mesmo pois contar com problemas no carro do inglês ou que alguém o acerte são ambas as coisas impossiveis de se acontecer.

Agora uma pergunta: Ico, vejo muito se falar que a Williams pode voltar a trabalhar com motores Cosworth... será que ela não irá trocar 6 por meia dúzia?

Valeu

F1 - Argentina disse...

Hola!

Te Invito Ami Blog Dedicado Ala Categoria Mas Popular Del Brasil La FORMULA TRUCK Espero Que Nos Visites! Y Leas Nuestras Noticias Y Muchas Cosas Mas.
Si Queres Que Tu Web Aparesca En Mis Webs Amigas Avisame ;) Puedes Dejar Comentarios Siempre!

Un Saludo =]

Bruno

prperalta disse...

Decepcionante, o resultado do Rubens ficou muito aquem do desejável e esperado por todos nós. Agora ele vai ter duas preocupações: tentar reduzir a difernça com Button e continuar na briga pelo título e outra, se defender do Vettel para não perder o vice-campeonato.
E ironia, a prova onde a chance dele perder definitivamente a oportunidade de brigar pelo título é justamente Interlagos. Uma pena, uma grande pena. Seria um grande "cala boca" em seus detratores. Mas vamos torcer, a chance existe, mesmo que só matematicamente, mas... corrida só se decide na bandeirada.

Arthur Simões disse...

Boa corrida.Nada mais que isso.

Outras corridas foram mais chatas esse ano.

-Ico,como estão os assuntos relacionados a proibição do KERS no ano que vem e aos desenhos dos carros,vão continuar com aparência de trator?

-Por falar em KERS,ele é o grande responsável pelas faltas de ultrapassagens-Force India que o diga-inclusive,achei que o Kovalainen forçou na batida com o Sutil.O alemão já estava com mais de meio carro a frente.O que voce achou?

-É improvável,mas se a Brawn e o Button não se entenderem,qual equipe estaria disposta a pagar o alto salário do inglês?Lembrando que Ferrari já escolheu seus pilotos e McLaren está quase certa com Hamilton e Raikkonen.

Sobre a Williams usar os motores Cosworth.Não diria nem que seja trocar 6 por meia duzia,para mim é trocar 6 por 5 mesmo...

Abraço Ico!

Peter Sellers disse...

Como será a Brawn 2010?

A Brawn não parece ter um equipamento que permita Barrichello brigar por vitória em São Paulo.

Veja Suzuka:

As 2 Red-Bull fizeram a 1º volta mais rápida com 1:32.560 pro Webber e a 2ª volta mais rápida com o Vettel, com 1:32.572 enquanto Button foi o 5º mais rápido com 1:33.251 e Barrichello apenas o 13º, com 1:33.910.

Quanto a diferença de Button para Barrichello ja falei num tópico acima (para mim, Ross Brawn aprontou) mas o fato é que tanto Barrichello quanto Button acham que seus carros estão muito atrás das Red-Bull, e aí, por mais determinado, agressivo e talentoso que Barrichello seja (e sabemos que É), um pódio para a equipe (para quem quer que seja) está distante. E para Barrichello, até seu vice-campeonato estaria ameaçado, pois Vettel com um carro muito melhor, está apenas 2 pontos atrás.

A Brawn, mesmo com atualizações todas as corridas, parou.

Isso em já 2009.

Em 2010, será que a Brawn vai ser "tudo isso" de novo? Os grandes trunfos deles esse ano não se repetirão em 2010:

1) Carro gerado durante todo o ano de 2008 com o mundo de dinheiro da Honda:

a- Esse dinheiro todo acabou, eles demitiram muita gente boa e importante.
b- Mesmo com novos sócios, tem menos dinheiro para projetar e desenvolver o carro.
c- O difusor duplo todo mundo já conhece e ja tem.

2) O Motor Mercedes:

a- Foi autorizada a equalização dos motores, então as concorrente a igualarão.

3) Rubens Barrichello:

a- Carro totalmente novo, com tanque maior e fim do reabastecimento, não terá quem o desevolva.
b- Nem Button nem Rosberg são bons acertadores de carros.
c- Notório acertador de carros, provavelmente vai para a Williams.

4) Abandoram o carro 2008 logo no começo e se concentram no carro do ano seguinte:

a- Esse ano eles tiveram que usar seus recursos e tempo para manter-se na disputa do título, em prejuizo do desenvolvimento do carro de 2010.

Isso dito eu pergunto:

Será a Brawn tão forte em 2010? Será que Rubens realmente está dando um passo atrás ao ir para a Williams?

Alexandre disse...

Seguem as perguntas para o credencial?

1 - O boato sobre a parceria da McLaren com a BMW é sério?

2 - Algum grande piloto está para acertar com a Toyota, como Raikkonen ou até mesmo o Button?

LeandroSpectreman disse...

Ico, já existe uma definição do motor que a Williams vai usar pra 2010?
Como fica aquele lance de que o Frank Williams espinafrou a atitude de Barrichello depois que o brasileiro reclamou publicamente da equipe? Será que Frank é mais um que terá que "engolir" o Barrichello?

Fleetmaster disse...

Ico,

E os motores ? Quem tem e quem não tem mais ?
Ser que isso vai interferir nesta reta final ?

COnvido vc para a segunda tentativa de blog:
garagemdoscarrinhos.blogspot.com

[]´s

Giovani Balduino disse...

Grande Ico;

Estranho, mas uma corrida que tinha tudo pra ser uma grande corrida..não passou de mais uma corrida sem emoção.

Perguntas : A Willians está com o motor Cosworth, mas este não é o motor de aluguel da "FIA" para o ano que vem ?

Como engenheiro me parece que o KERS da Willians ( com energia cinética e não com energia elétrica ) com um bom desenvolvimento será imbatível no próximo ano, será que é este trunfo que o Barrica aposta ?

Um abraço

Rob disse...

Ico a vontade é espinafrar o piloto brasileiro, mas dessa vez vou perguntar:
Você sabe responder o porque da BrawnGp só soltarem seus pilotos pra uma única volta lançada?
Isso aconteceu pelo menos umas 5 vezes esse ano, e em suzuka a chance de erros aumenta bastante, visto que é uma pista complicada de fazer uma volta limpa sem erros
Qual é a resposta pra isso?

Juliano GO disse...

Olá Ico,
Parabéns pelo ótimo trabalho no Blog, Twitter e transmissões (esqueci de alguma mídia?).
Repito a minha dúvida do último Credencial. Como um carro acidentado no Q3 é pesado?
O que acontece com a Brawn que tem provas muito boas e outras nem tanto?

ba disse...

Em primeiro lugar, faço coro com os leitores que te parabenizam pela transmissão! De madrugada (pra nós, claro), as coisas ficam muito mais engraçadas.
Mas é o seguinte, sábio guru musical:
1) Todos dizem que o desenvolvimento da Ferrari está totalmente voltado para 2010. Isso é joguinho para Raikkonen sair sem nenhuma informação para passar à McLaren (admitindo-se que sua contratação esteja acertada).

2) A Red Bull adotou um novo regime de limitação do motor para não estourar mais? Ou está todo mundo pouco ligando?

3) Agora é mais um comentário sobre os comentários. Queria ver se fosse o Fisichella indo para a Williams... duvido que tanta gente veria com tantos bons olhos assim.

É isso. Grande abraço e fica como sugestão para Interlagos, uma música do Paulinho Nogueira.

Josiel Luthiano disse...

A BrawnGP não tem mais carro pra vencer (e até mesmo pódio). Daí posso afirmar com muita precisão de que esse título é de Button. Rubens, infelizmente não tem carro pra 1,2 ou 3 e torcer por um péssimo resultado de Button. Temos visto uma BrawnGP na luta pelas 3 e 4 fileiras. Infelizmente. Mas, que 2010 venha Rubens mais forte do que nunca. Go Rubens!!!

Anônimo disse...

Salve ICO!!

A formação definitiva do grid para o GP do Japão foi detalhadamente explicado?
Foi falado que as penalizações foram aplicadas na ordem que aconteceram. Qual foi, então, essa ordem?

abraço,
Renato

Walter, SP disse...

Oi Ico, tudo bem? A oficialização do espanhol Santander na Ferrari sepulta oficialmente os cigarros da F1? É difícil acreditar q não haverá um favorecimento com relação ao Alonso, e pra ajudar, Domenicali não parece ser um chefe de equipe de forte... qual opinião no Paddock sobre ele especificamente?
Bem vindo de volta ao Brasil, até duas daqui 2 semanas!

fidalgo disse...

o que se passou com a Toyota do Glock na qualificação? as rodas não reagiam aos movimentos do volante.

Marconi disse...

Acho que só nos resta torcer pela tão esperada vitória do Rubinho em Interlagos, pois o Button já é o campeão. A não ser que aconteça um milagre!

Gabriel Souza disse...

Ico, lá vou eu com minhas perguntas do tipo "teoria da conspiração":

- Teria a Brawn abandonado o desenvolvimento do carro, pois sabe que Button precisa de apenas alguns pontinhos para ser campeão?

- Teria o toque entre Sutil e Kovalainen sido proposital, em benefício do Button? Dois motores Mercedes, como a Brawn... não sei, só estou a fim de fazer perguntas polêmicas.

Abraço!

Tiago Moura disse...

Ico, em primeiro lugar, parabéns pelo blog e também pelo brilhante trabalho na Band News FM. Para que nunca ouviu as corridas pela rádio, não sabe o que está perdendo...

Agora, a pergunta: é quase certo que Jenson Button confirmará o título em Interlagos, mas também é inegável que ele caiu de produção na 2ª metade da temporada. Você acha que essa queda de rendimento aconteceu porque ele começou a sentir a pressão de ser líder do campeonato, ou seria porque ele realmente não conseguiu acertar seu carro nesses corridas?

Um grande abraço, Ico!

Bruno A. disse...

postar aqui mais ou menos o que comentei no Capelli.
pessoal ta falando do desempenho fraco da Brawn e tal. Ross está ciente que o carro dele não tá mais rendendo aqueles horroes de algumas provas atrás. Então espero que ele tenha sacado que o fim de semana da equipe foi jogado fora no sábado, não no domingo.
Aquela besteira de mandar os pilotos pra pista no final dos Q's, foi o que matou eles. Sempre fui contra isso, e no último sábado ficou bem claro o porque disso. O próprio Brawn vive falando "vamos nos concentrar na classificação, e blablabla" aí ele faz uma cagada dessas. não dá pra entender.

... e tive um trabalho medonho pra me manter acordado.

Fernando Mayer disse...

Bom, pra mim acabou! Com um campeonato tão previsível como estes e com a falta de competitividade com a qual o Rubinho vem se apresentando (digo pelas duas últimas provas) creio que teremos mais um campeonato decidido no Brasil. Por mais que eu seja um torcedor do Barrichello não adianta tapar o sol com a peneira. As duas corridas que tivemos nas últimas semanas foram negativas para o brasileiro e agora como o próprio Button falou "se o carro da Brawn anda bem, os dois andam bem. Se os carros estão mal os dois andam mal". Simples assim. Talvez o Gabriel Souza frizou bem a possibilidade de a Brawn não estar dando mais tanta ênfase no desenvolvimento do carro deste ano até porque o dinheiro não está sobrando tanto assim na equipe e o titulo já é praticamente certo tanto nos construtores como no de pilotos. Uma pena realmente ver o Brasil ficar mais um ano na fila sendo que se no ano que vem o Rubens for para a Williams pode esquecer e se o Massa tomar um sacode do Alonso aí sabe Deus quando veremos outro brasileiro trazendo o caneco pra cá. Ainda mais agora que todos os olhares estarão voltados para investimentos olimpicos e é bem capaz de acabarem de destruir o lindíssimo autódromo Nelson Piquet ,ou o que resta dele, pra construirem outro presente de Grego pra cidade maravilhosa. Não acredito no Di Grassi, não acredito no Bruno Senna, nem no Razia e temos ainda que ver se o campeão da F-BMW tem tudo aquilo que estão dizendo. Tomara que sim e que inclusive, estas novas categorias de base promovidas pelo Massa revelem novos talentos de verdade e de forma urgente pois estou vendo o dia em que a F-1 contará com pilotos brasileiros apenas para fazer número.

Abç

Peter Sellers disse...

PEWRGUNTAS PARA O "CREDÊNCIAL":

Além daquele longo tópico que postei acima questionando a real força da Brawn para 2010 - LEIA POR FAVOR! - , tenho outras perguntas:

1 - Barrichello disse que terá de fato um carro competitivo em 2010, não apenas "possivelmente competitivo. Existe alguma possilbilidade Barrichello na Mclaren em 2010?

2- Afinal, com que motor a Williams correrá em 2010?

3- A Toyota poderia pagar a Button o que a Brawn se recusa. É uma possibilidade real ver Button na Toyota em 2010 e Barrichello com Rosberg na Brawn?

4- Sabe se Barrichello tem chances de assinar um contrato de mais de 1 ano?

5- Com a grande mudança de regulamento para 2010, como vê as chances da Williams para ano que vem? Ela conseguiu algum grande patrocinador para a próxima temporada?

6- Onde Trulli, Heidfeld e Glock devem correr em 2010?

Abraços!

Juliano disse...

Anote aí: Rubens Barrichello vai protagonizar a maior virada da história da F1 e vai sim ser CAMPEÃO MUNDIAL...

Para o Credencial:

A Toyota demitiu Trulli e Glock, e dizem queria Kubica e Raikkonen, porém, ambos já fecharam ou estão perto de fechar com Renault e McLaren respectivamente. Como Alonso, Massa, Vettel e Hamilton já estão empregados (Ferrari, Red Bull e McLaren), somente sobram de boas opções, a meu ver, sem contrato para 2010, Button, Barrichello e Rosberg. Porém, Button e Rosberg devem fechar com a Brawn e Barrichello com a Williams.

Minha pergunta:

- Existem outras opções interessantes no mercado que não identifiquei para justificar a Toyota trocar os dois pilotos?? Ou eles estão realmente pensando em seguir o exemplo de Honda e BMW??? Penso que pelo menos o Glock deveria permanecer mais um ano.

Herik disse...

Ico,

Tenho duas questões:

1º Depis do Gp da Espanha, quando Barrichello perdeu a corrida por causa da mudança de estratégia de Button e o brasileiro falou cobras e lagartos da equipe, a chefia da Willians disse que era um absurdo o comportamento do piloto e que o demitiria se fosse piloto da equipe. O que mudou para a Willians querer Rubinho na equipe em 2010?

2º O que é o tal botão de ultrapassagem da Force Índia que ouvimos no rádio durante o Gp de Monza?

Abraço e parabens pelo trabalho.

Herik (BH)

Unknown disse...

Alguma explicação técnica (ou espiritual...?) de pq a corrida foi tão chata????

Valeu Ico

Celso Vedovato - Salvador - Bahia disse...

Ico,
Mais uma vez parabéns pelo trabalho.

A Brawn caiu um pouco de rendimento ou as outras equipes evoluiram?.
Achei que em Cingapura e no Japão a equipe não foi bem. De qualquer forma nessas duas corridas Barriochello acabou punido na largada, mas no Japão esse prejuízo foi mínimo.
Que Interlagos traga a realização a Barrichello do sonho de vencer em casa...que a confusão da largada traga no esse do Senna, um abandono de Button - rssss

Ron Groo disse...

Pra nós pobres mortais paulistas o Japão fica mais perto, é só pegar um metrô e descer alí na Liberdade...

pro credencial: Webber acusou o golpe? Sentiu muito estar fora da disputa precocemente e está fazendo corpo mole?

harerton disse...

Ico, desta vez deixo a decisão do título de lado. Onde vamos parar com essa F1?

Uma pista fantástica como essa e praticamente nenhuma ultrapassagem? Uma corrida chatíssima!

Seria interessante dar uma pesquisada com o pessoal da F1 para saber o que eles acham disso.

Eu pessoalmente acho que se eles não limitarem a ação dos freios a coisa não vai funcioanr. Como ultrapassar o cara da frente se ele sempre vai freiar dentro da curva???

[ ]'s

Harerton

kohara disse...

Fala Ico. Blz?

Olha. Sobre a corrida, concordo que foi chata. Mas acho que é sempre bom ver uma corrida em Suzuka -da mesma forma que é legal ver corridas em Spa, Monza, Silverstone, Interlagos, Montreal... Enfim, circuitos que tem tradição, que tem alma -e que não são "Tilk-uitos". E sem contar que, se tivesse tanta confusão quanto no sábado, a corrida seria complicada. =P

Um detalhe que ninguém tem falou. O Rubinho teve muita sorte nas duas classificações da perna asiática II. Foi assim em Suzuka e foi assim em Cingapura tb -qdo teria que largar no lado sujo da pista e ganhou uma posição por causa do Heidfeld. Em Suzuka, nem preciso falar. O problema é que a sorte dele não tem chegado ao momento que isso vale pontos. Levou azar na corrida tanto em Cingapura quanto em Suzuka nas bandeiras amarelas. Nas duas, acabou perdendo vantagem sobre o Button.

Acho que os dois campeonatos acabaram. Eu botaria mais fé o Vettel se tivesse mais uma corrida em circuito rápido, mas, como não tem, então fica tudo como está.

Diferente do WRC, que finalmente tem um "finale" decente em muitos anos -com o Hirvonen e o Loeb separados por um ponto faltando apenas uma etapa. Aliás, bem que o Kimi poderia cumprir as ameaças e seguir pro WRC, hein? Seria bem legal.

Grande abraço,
Kohara

Unknown disse...

Ico, parabéns pelo belo trabalho. Com sua experiência na F1, você ainda ACREDITA que Rubens pode levar esse título?

Pra mim ele já foi há um tempo.

Forte abraço.

José Carlos Medeiros Junior
Fórum Downforce - fãs do seu trabalho.

www.downforce.com.br

Pablo Ocerin disse...

2 campeonatos!

2009 está sendo um ano bem atípico!

Eu dividi o campeonato em dois, um até a Turquia e outro após isso.

Veja como seriam as classificações:

1o - Até Turquia (7 etapas)

61 Jenson Button
35 Rubens Barrichello
29 Sebastian Vettel
27,5 Mark Webber
19,5 Jarno Trulli

2o - Da Inglaterra até Japão (8 etapas)

40 Sebastian Vettel
36 Kimi Räikkönen
36 Rubens Barrichello
34 Lewis Hamilton
24 Jenson Button

Ou seja, se Button for campeão, será um dos mais estranhos da história.

E o Rubinho? Foi o mais constante!

Baron Von Glöwer disse...

Primeiramente, parabéns pelo excelente trabalho.

Perguntas:
1- O que leva Ross Brawn a segurar seus pilotos, e os soltar faltando menos de 2 minutos para apenas uma volta lançada no final do Q3?! Visto que é meio irreal fazer isso com a desculpa de economizar pneus, ja que vira e meche sempre usam dois stints de composto mais duro nas corridas!!

2- Se eu tivesse na pele do Rubens, estaria brigando pra ser o primeiro a sair no Q3 pra fazer o máximo de voltas rápidas lançadas possível, qual a posição que o Rubens está tomando na sua opinião quanto a isso?! Seria essa uma estratégia para favorecer Button por baixo dos panos?!

3- As chances de Rubens ganhar agora são apenas matemáticas, mas ela existe. E não podemos esquecer do Vettel que está na cola do brasileiro também. Não seria a hora de Rubens bater a mão no peito e falar pra si mesmo, "agora é tudo ou nada", visto que descontar 15 pontos em duas corridas é praticamente impossível?! O que você acha?!

4- Sobre a dança das cadeiras, gostaria de saber mais sobre os nomes já confirmados e os rumores?

Acho que é isso.

Continue com o excelente trabalho.

Marcelo Urânia disse...

depois de hoje, prometo que em 2010 estarei em interlagos. sozinho, que seja. mas eu vou, tenho certeza. após 10min do acontecido, ainda tô meio assustado.

é que eu sempre faço umas apostas no bolão tazio, pra tentar acertar o resultado das corridas de f1. e há duas corridas, os maiores pontuadores APENAS ganhavam ingressos para o GP Brasil de F1. dei o sangue para tentar adivinhar o pódio e a melhor volta das corridas em cingapura e no japão. fiz todas as análises, li muito mais que costumo ler.

continua em www.marcelourania.blogspot.com

Marcelo Urânia disse...

é, ico. eu fiquei em 3º lugar no bolão tazio em suzuka...

cara... phoda com ph.

:(

Tamis disse...

Alguem sabe quem é esse q o Vettel abraça???

Unknown disse...

Imagino que o RB deixa pra sair no último momento do treino classificatório para arriscar mesmo, já que JB só está o seguindo mesmo então ele deixa pro último momento jogando a pressão pro JB. CONCORDA?


Falow