Adrián Campos Suñer se juntou a umclube exclusivíssimo. Ele é um dos poucospilotos de Fórmula 1 que vieram a ter uma equipecomseupróprionome. Como fizeram Jack Brabham, Bruce McLaren, Chris Amon, Graham Hill, John Surtees, Emerson e Wilson Fittipaldi, Arturo Merzario, Jackie Stewart, Alain Prost e, ufa, Aguri Suzuki.
Aos 49 anos, o espanhol baixinho e de vozrouca está no Brasil paranegociarcompotenciaispatrocinadores da CamposMeta. E se mostrou umchefe de equipediferente dos atuais: aberto e franco. “Perguntem-me o que quiser queeu respondo”, provoca. O que vai ser da Renault? “Acho que o (David) Richards vai comprar o time”. Alonso e Massa terão uma convivênciapacífica na Ferrari? “Olha, os doissãomuitointeligentes e vãotrabalharemprimeiralinhaparaajudar o time. Mas se a competição entreelesapertar, fica difícilprever”.
Campos sabe o quefala. Afinal, foi elequem descobriu um garotinho bochechudo e de sobrancelhas grossas. “Foi emumevento no Palau de Saint Jordi, em Barcelona. Era a ‘noite dos veteranos’, uma corrida de kart queeu corria comoutrosnomes do esporte a motorespanhol. Tinhaumgaroto, campeão de kart, quenão competiria. Mas teria uma câmerapresa no capaceteparanosfilmar. E ele passava todomundo, deixava todomundopassar e depois passava de volta. Era Fernando”.
O passado de pilototambém foi tema das conversas. O espanhol arregalou os olhosquando soube da destruição do autódromo de Jacarepaguá, onde estreou na F-1, no GP do Brasil de 1987. “Quelástima! Era uma pistafantástica, umas das melhoresqueeu corri”, opinou. Sua participação na prova rendeu uma história divertida. “Acabei desclassificado. Eu largava em 11° (n.R: memória o traiu aqui, ele largou em 16°) e, faltando umminutopara a volta de apresentação, percebi quenãotinha colocado os protetores de ouvido. Tirei o capacete, coloquei os protetores, fechei o capacete. No processo, deu a luzverde e doiscarrosme passaram. Eu os ultrapassei emseguida e larguei do meulugarmesmo, masme desclassificaram. Disseram queeu deveria ter deixado todosme passarem e largaremúltimo. Argumentei queeramenosperigosoeurecuperar a posição de dois do quedeixarmaisquedezme ultrapassarem. Me deram razão, tantoque a regra mudou na corridaseguinte”.
Todas as corridasque Adrián Campos disputou na Fórmula 1 (17, em 21 participações) foram pelaequipe Minardi. Maselenãoquertraçarumparaleloentreela e a MetaCampos. “Eu adoro o Giancarlo Minardi. Masele ficou anos e anos na categoriasemavançar. E eu espero crescer rapidamente a partir do terceiroano. O Giancarlo sempreme disse que o problema dele eranãofalaringlês e não se darbemcom Bernie Ecclestone. Essesproblemaseunão tenho”, sorri o espanhol, quevê o manda-chuva da F-1 como “uma espécie de pai”.
Paraalcançar o sucesso, Camposapostaem Bruno Senna, umpilotoque o impressionou já na GP2. “Não é normalumpilotoser vice-campeão da categoriacomapenasquatroanos de experiência, semterpassadopelaescola do kart. Ele tem umtalentoenorme e acho que atingirá todoseupotencial daqui a doisanos”, opinou.
O companheiro do brasileiro deve serdecidido “antes do Natal” e ele cita Pastor Maldonado, Pedro de la Rosa e Vitaly Petrov comocandidatos. O nome de Álvaro Parentetambém surgiu nessa semana na imprensa européia, masnão chegou a ser mencionado porCampos. Mas o mais interessante está na suafé no motor Cosworth. O espanhol revelou que as equipesquevão utilizá-lo sãocontra a idéia do reajuste na potência dos motorespedidopela Renault. “Pelostestes, o Cosworth já é maispotenteque o Ferrari. Aindaprecisamelhorar o torque. Mas, de potência, estamos bem”, adianta.
10 comentários:
Fabehr
disse...
ótima reportagem Ico! A qualidade de sempre. E gostei da foto, essa Minardi era bonitinha... Será q Rianov ja viu o post?
Espero que os carros da Campos sejam razoavelmente bons para que o B. Senna possa ter a chance de mostrar o seu potencial. Gostaria de saber que patrocinadores brasileiros são esses. A Petrobras é um deles? Ah... e esse carro da Minardi é maravilhoso!
O melhor do post é foto. Essa época do mid-late 80's foi a que mais produziu carros bonitos de corrida, grandes, pomposos e pretenciosos, como todo carro de corrida deve ser.
Caramba! Mais potentes do que os motores Ferrari! Será que são tão bons estes propulsores? Sei não...mas tomara que sim e isso é bom pra todos aqueles que o usarão, principalmente a dupla Williams-Barrichello (acho que o Groo vai me xingar...) que podem usar a Grande experiência de ambos pra tirar o máximo do carro.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
10 comentários:
ótima reportagem Ico! A qualidade de sempre. E gostei da foto, essa Minardi era bonitinha... Será q Rianov ja viu o post?
Então ele é o cupado por Fernando Alonso? Vixe...
Até onde podemos acreditar que os cosworth estão melhores que os Ferrari? Ou mais pontente como diz Adrian?
Eu ainda tenho sérias duvidas quanto a este propulsor...
Espero que os carros da Campos sejam razoavelmente bons para que o B. Senna possa ter a chance de mostrar o seu potencial. Gostaria de saber que patrocinadores brasileiros são esses. A Petrobras é um deles? Ah... e esse carro da Minardi é maravilhoso!
isso do motor cosworth me deixou confiante pra Williams no ano que vem! Tomara mesmo que o Cosworth esteja bom!
O melhor do post é foto.
Essa época do mid-late 80's foi a que mais produziu carros bonitos de corrida, grandes, pomposos e pretenciosos, como todo carro de corrida deve ser.
Minardi M187, esse carro é lindão.
Motori Moderni V6 turbo de 800cv.
Bons tempos da F1.
Se ele vai ter sucesso eu nao sei. Mas a Minardi que ele pilotou é bem bacana !
Sempre gostei das Minardi. E essa em especial era linda de morrer.
Cara, como é mesmo o nome do patrocinador q está na asa traseira do carro da foto q ilustra o post?
Caramba! Mais potentes do que os motores Ferrari! Será que são tão bons estes propulsores? Sei não...mas tomara que sim e isso é bom pra todos aqueles que o usarão, principalmente a dupla Williams-Barrichello (acho que o Groo vai me xingar...) que podem usar a Grande experiência de ambos pra tirar o máximo do carro.
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