quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

OS DEZ PILOTOS DA DÉCADA

Falta pouco mais de um dia para terminar a primeira década do novo milênio, uma boa hora para fazer (mais uma) daquelas listas tradicionais da época, aqui com os melhores pilotos da Fórmula 1 no período. Critérios, como sempre, subjetivos, mas tentei me ater ao que fizeram os pilotos exclusivamente entre os anos de 2000 e 2009, sem levar em conta o que tinha atingido antes ou o que ainda alcançarão no futuro. Confira e comente!

1 – Michael Schumacher
Uma barbada: cinco títulos, um vice-campeonato e uma aposentadoria que não resistiu ao fogo pela competição. Quem diria que ele poderá ainda alcançar uma colocação entre os melhores da próxima década?

2 – Fernando Alonso
Desde os tempos da Fórmula 3000 escuto seus próprios rivais de pista o colocarem sempre como um piloto fora-de-série. Um bicampeonato mundial parece pouco para seu enorme potencial, mas o tropeço na McLaren apontou que a falta de mimo pode ser sua kryptonita.

3 – Lewis Hamilton
A Fórmula 1 é repleta de estréias contundentes, mas poucas foram tão estelares como a de Lewis Hamilton. Não se tornou o mais jovem campeão do mundo por acaso e deve ser também um dos nomes da década que se aproxima.

4 – Kimi Räikkönen
Entrou mudo e está saindo calado da Fórmula 1, mas brilhou com naturalidade na Sauber, na McLaren e na Ferrari. Campeão do mundo, rei de Spa-Francorchamps e dono de uma sinceridade desconcertante numa década marcada pelo politicamente correto.

5 – Jenson Button
Pode não ser o mais talentoso, o mais brilhante ou o mais carismático dos pilotos. Mas dêem um carro vencedor nas suas mãos que Jenson Button ganha uma força extra para extrair o máximo do equipamento. Como fez em 2004 e, notadamente, neste ano.

6 – Rubens Barrichello
Foram quase 200 GPs disputados na década, mas daquelas vitórias memoráveis, só lembraremos de duas dezenas, no máximo. Muitas delas de Rubens Barrichello (ALE-2000, ING-2003, EUR-2009), um piloto capaz de nos fazer levantar do sofá quando é o seu dia.

7 – Felipe Massa
A velocidade do brasileiro era óbvia desde o começo, mas sua capacidade ficou clara na Ferrari, quando passou a colecionar vitórias. O título só não veio por uma nuvem paulistana dois minutos apressada, mas o melhor de Felipe Massa, tudo indica, ainda está por vir.

8 – Juan Pablo Montoya
Uma pena que o genioso superou o gênio, mas Juan Pablo Montoya trouxe um colorido especial para os primeiros anos da década, com uma pilotagem aguerrida nas pistas e um latente sangue latino fora delas.

9 – Sebastian Vettel
Em apenas duas temporadas e meia na Fórmula 1, o alemãozinho levou duas equipes às suas primeiras vitórias e já tem um vice-campeonato no bolso. Tem tudo para ser o grande nome da próxima década, mas já deixou a sua marca nessa.

10 – David Coulthard
Talvez seria melhor se a lista tivesse apenas nove nomes, mas o escocês garantiu o décimo posto por duas ótimas temporadas em 2000 e 2001 e por sua longevidade na categoria, superando por um tiquinho de nada nomes como Ralf Schumacher, Jarno Trulli, Giancarlo Fisichella, Nick Heidfeld e Robert Kubica – que merecem pelo menos uma citação.

23 comentários:

Tomas disse...

Olá Ico;
ótima lista a sua!
concordo com todos, só acho que o coulthard não merecia nem esse décimo lugar..(não me leve a mal)
Sempre achei ele um piloto muito bom, mas nunca conseguiu se impor de verdade para conseguir um título na F1.
Em relação aos outros, está muito boa.
Acho que irei fazer uma lista também.

Andei lendo os "melhores posts do ano" e gostei bastante.
Dá cansaço caminhar na pista?
hahahah
abraço e um bom ano novo!
Tomas, do Blog Fórmula 1
http://www.theformula1-blog.blogspot.com/

Gustavo Lovatto disse...

Boa lista, mas o décimo lugar é um convite a polêmica, hehe.

No lugar do Coulthard, colocaria o Kubica, muito pela "hype" que ele e a BMW fizeram em 3 anos.

Unknown disse...

interessante lista, mas a década termina ano que vem :)

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Verdade, Rafael, mas como a F-1 teve início em 1950, a gente arredonda as décadas para baixo! ;-) Esse foi o 60° campeonato, entao fica como a "sexta década".

Abs!

Anônimo disse...

O Button... sério mesmo? No lugar dele eu colocaria o Mazzacane. Mas respeito opiniões!

Tomas disse...

é tradicional fechar a decada em 2009,
acho que assim dá pra completar um ciclo.
abs

Elton Santos disse...

Pra 10ª posição poderia ser o Kubica, o Webber ou mesmo o Sato, que mostrou seu talento na Jordan e BAR.

Os demais, concordo plenamente.

Abraço, próspero e abençoado 2010.

Arnold disse...

Gostava muito do Montoya viu....nunca vou esquecer do Galvão " O Colombiano é maluuuuuco" no GP Brasil de 2001.

Anselmo Coyote disse...

"...mas como a F-1 teve início em 1950,...".

Oi Ico, Feliz Ano Novo pra você.
E o mundo teria começado no ano zero ou no ano 1? Sei não. Ainda mais com o AC/DC... aliás, quem quiser saber quando o mundo vai acabar é só ver o primeiro número da contagem regressiva dos anos AC...rsrs.

Listas são listas, né...rs. Pelo menos de um nome discordamos.

Abs.

Victor disse...

Concordo..em partes.

Só colocaria Räikkönen acima de Lewis (contra o Lewis pesa um pouco fato de seus dois primeiros carros serem dois foguetes, mas até compensa o fato dele ter levado a McLaren a frente esse ano. Mas na balança acho que Räikkönen fez muito mais, pelo menos por enquanto)

Esteban disse...

Quanto aos nomes, tudo certo. Só acho que o Masssa poderia estar um pouco mais acima e o Button um pouco mais abaixo.
O 3º lugar ao Hamilton também me parece um pouco de exagero.

Vejo ele como um piloto fraco mentalmente, e esse pra mim é um ponto crucial. Nas duas vezes em que brigava pelo título (e estava com nove dedos na taça), claramente tremeu. Na
2ª vez contou com a sorte, apesar de "ter feito de tudo para entregar novamente".

E quanto ao Button, veremos do que é capaz em 2010. Ele provavelmente terá um grande carro, que certamente não será tão superior aos adversários quanto foi a Brawn em 2009, mas que deverá ter condições de vencer.


Sei que um título mundial pesa, mas considerando apenas a performance dos pilotos, essas seriam minhas únicas ressalvas.


Abraços e feliz ano novo!

Digo disse...

Parabéns pelo trabalho desse ano!Acompanhei a temporada toda pelo seu blog que sempre traz informações precisas sobre F1 e sobre o GPL (que ainda não consegui completar 1 volta inteira na pista).
A respeito da lista, acho apenas que o kubica deveria estar no lugar do Coulthard, visto que nada por nada, o polonês me parece bem melhor que o escocês.

Jonny'O disse...

Também acho que o Kubica merece estar entre os 10 ,pelo menos no lugar de Coulthard.

Abraços.

Paulo Abreu disse...

Ótima lista!!
E também sou da opinião dos demais: acho que o Kubica deveria estar nesta lista também.

Juliano disse...

Eis a minha lista

1º Michael Schumacher - ALE
2º Fernando Alonso - ESP
3º Kimi Raikkonen - FIN
4º Lewis Hamilton - ING
5º Rubens Barrichello - BRA
6º Juan Pablo Montoya - COL
7º Felipe Massa - BRA
8º Sebastian Vettel - ALE
9º Jenson Button - ING
10ºRobert Kubica - POL

cadu refor disse...

claro q respeito opinioes.. sei q fazer uma lista dessas requer muito trabalho. e mesmo assim, inevitavelmente a confusao estará armada... impossivel unanimidade nos nomes. mas convenhamos.. david coulthard... e duro de engolir!! o cara sempre foi submisso em, praticamente, TODOS seus anos de f1. uma pergunta q faço.. como ele conseguiu ficar tanto tempo em escuderias vencedoras... só pra lembrar.. axo q foi ele q substitui senna... e dpois so equipe forte, com claras chances de titulos e oq david fez???

Anônimo disse...

Bom, sei que sou chato, mas antes de mais nada, ao contrário do que muita gente tem dito, a década só termina no dia 31/12/2010...cada década começa no ano 1 pois não temos ano 0 e termina no ano 10...
E por falar em 10, meus 10 melhores dos últimos 10 anos são:
1-Schumacher
2-Alonso
3-Raikkonen
4-Hamilton / Massa
6-Button
7-Barrichello
8-Heidfeld
9-Montoya
10-Vettel

Givanildo L. Ferreira disse...

De que GP é essa foto do Alonso?

Unknown disse...

para mim falta um nome!

é verdade que seus campeonados são da decada anterior, mas ainda correu em 2000 e 2001 e podia ganhar não fossem as quebras da mclaren e as infinitas ajudas da fia à ferrari e ao schumacker...

Hakkinen pra mim está acima de todos... e merece estar nessa lista mesmo que fosse apenas pela ultrapassagem que enfiou no schumacker em SPA!!

Unknown disse...

"contra o Lewis pesa um pouco fato de seus dois primeiros carros serem dois foguetes"...

bem... se fizer essa conta entao quem é schumacker? alguem que ganhou praticamente tendo sempre o carro de longe melhor e sem nem ter companheiro com possibilidade de lutar... e ainda conseguiu perder varios nas mesmas condições...

Unknown disse...

Realmente, o Rubens é capaz de nos fazer levantar do sofá, suar as mãos e gritar como quando seu time faz um gol quando é o seu dia. Dá-lhe Rubens 2010!

Anônimo disse...

Muito boa esta lista. Eu só colacaria o Hakkinen no lugar do Coulthard no décimo lugar e e o Raikkonen em terceiro com Hamilton em quarto.

Marcelle Costa disse...

dá pra tirar o rubinho? arghh.