domingo, 17 de janeiro de 2010

TV BLOGO – OS SHOWS DA MINHA VIDA (15 - DEEP PURPLE)

Para quem gosta de música, nãonada mais especial que um show ao vivo. A expectativa que ele cria, a torcida para ouvir sua música favorita no repertório do artista, a emoção quando a luz se apaga e os primeiros acordes começam, o cantar, dançar, pular, pedir bis.


O blog inicia hoje uma compilação dos 15 melhores shows que eu fui na minha vida. Obviamente uma lista pessoal e, justamente por isso, uma que não tem a pretensão de ser melhor ou pior que a de ninguém. Quero apenas dividir um pouco dessa nossa paixão mútua por música e ver nos comentários as listas dos 15 melhores shows da vida de vocês.


A lista vai em ordem crescente em importância. Abrindo em 15° lugar, o show que o Deep Purple deu no dia 14 de março de 1997 em uma discoteca em Vinhedo. Um lugar absolutamente improvável para a apresentação de uma das grandes bandas do rock. Por isso mesmo, a banda encontrou um público mais do que animado. E correspondeu com um show com muita garra e vibração. O vídeo acima é da turnê deles naquele ano, só para dar uma idéia do que foi ver Ian Gillan cantando muito, enquanto o resto da banda criava o impacto sonoro costumeiro.

7 comentários:

Ron Groo disse...

Purple é sensacional... Ian Paice é talvez um dos bateristas mais suingados do rock setentista. Jon Lord é uma mago das teclas e Richie Blackmore é um genio. Genial genioso.

Tanto que Gillan em uma entrevista pra o video Come Hell or high water disse que nem o cachorro dele o aguenta.

Tive uma experiência unica ao ver Deep Purple no Brasil.
A Felicidade de ver a banda ao vivo e o desprazer de ter que aguentar o frango esganiçado Joe Linn Turner substituindo Gillan na turnê de Slaves And Masters.

Esta configuração nova não me agrada muito... Parece banda cover.

Quanto à minha lista de 15, bem... vou pensar e quando vou pensar e quando você colocar o primeiro lugar eu ponho a minha que, claro, será modestíssima.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

"...o desprazer de ter que aguentar o frango esganiçado Joe Linn Turner substituindo Gillan na turnê de Slaves And Masters."

Esse desprazer eu tive tb, Groo. E ainda fui num dia que Blackmore estava mal-humorado, o show foi curtíssimo. Por isso, o do "Slave & Masters" nao entrou na lista.

Depois eu quero ver a sua lista tb!

Abs!

Lucas Carioli disse...

Gostei dessa nova copilação Ico, estou curiosíssimo para ver os próximos, hehe.

No meu caso, não vi shows suficientes para fazer um Top 15. Mas "O show" foi o do Rush, quando vieram aqui em Porto Alegre em 21/11/02, três dias antes do meu aniversário. Pelas circunstâncias daqueles dias, e pela alegria do show, que mais tarde, entraria no resumo da turnê no DVD "Rush In Rio" até hoje foi o mais incrível que presenciei. Esperava uma pequena galera para prestigiar as lendas, mas para minha surpresa, LOTAMOS o Olímpico. Foi o maior show da história do Rush, com 25 mil pessoas, superado dois dias depois em São Paulo.

Othon disse...

Muito bom, Ico ! Acho que todos nos que gostamos de música tbem temos uma lista ( à la Alta Fidelidade ) dos melhores shows e tbem tenho a minha, que assim como o Groo, vou publicar quando vc terminar a sua, mas te digo que começou excepcionalmente bem, ja vi os caras aqui em Belo Horizonte e foi um dos grandes shows que assisti na minha vida, sem sombra de dúvidas.

off topic: acabei de ler " Quando so gigantes caminhavam sobre a Terra " , biografia do Led,nao sei se vc leu, mas vale uma resenha sobre o livro.

Alan Ferrazza -Diretor de Arte disse...

Pô! Começando com Purple, imagina o que vem por ai! Listar Shows é diferente de fazer uma lista das Bandas que você mais gosta. Bem provável que eu colocaria o show do Reginaldo Rossi entre os 15! rs.

Abraços!

Klauss disse...

Eu vi o Deep Purple em 2006 ali em Curitiba.

Se eu fizer a lista dos meus 15 shows, acabo colocando todos na lista, heuehuehu...

Olha, o que vc, Ico, e o Groo falaram do Joe Lynn Turner... Bem, isso só se ele esganiçava naquela tour, pq eu vi o Joe Lynn Turner em 2001 ali em Florianópolis, também num lugar um tanto improvável, e achei que ele canta DEMAIS! Acho-o até mais técnico e com uma voz mais clara e vibrante que o Gillan, especialmente dos anos 80 pra cá!

E vou dizer uma coisa, de todos os shows que eu vi, ainda estou pra ver guitarrista como o Steve Morse... E olha que apesar de poucos shows, não vi poucos guitarristas fodas, entre eles o Angus Young, o John Petrucci, Alex Lifeson, etc...

Vou tentar montar uma hierarquia com os meus 15, mas vou colocar no comentário em que vc postar o seu primeiro colocado, Ico!

ba disse...

Rapaz, 1997 foi bizarramente extraordinário.
Aqui em São Paulo, no saudoso Olympia, veio Steve Vai. Logo depois, Deep Purple. Impressionante... no Purple, não cabia mais NINGUÉM no lugar. Foi inesquecível. Tudo bem que não curti muito (eu disse muito) as músicas do Purpendicular, mas eram os dinossauros que estavam naquele palco, impossível não se emocionar. Pior que isso, só o solo do Morse... ave... o jeito que o cara usa o delay... dá licença, vou me recolher em minha insignificância.

E minha lista de 15 shows? Desculpa, todos foram especiais demais.