terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SURPRESAS TAMBÉM EM 2010?

E o nono filhote da ninhada 2010 da Fórmula 1 foi mostrado hoje ao mundo. O VJM03 chega com a difícil tarefa de repetir as surpresas feitas pelo seu antecessor, que voou no ano passado nos templos da alta velocidade Spa-Francorchamps e Monza. Na busca de uma evolução na performance, o projetista Mark Smith concentrou sua atenção na parte traseira, criando um difusor de fundo duplo amplo, a ponto de seccionar a base de suporte da estrutura de impacto traseira. A extensão da carenagem (“barbatana de tubarão”) segue a filosofia da McLaren e é foi prolongada ao máximo em direção às lâminas da asa posterior.

A asa dianteira lembra também a do time de Woking, trazendo um grande número de lâminas na busca por direcionar o fluxo de ar da melhor maneira possível. Uma novidade interessante em relação aos outros carros apresentados até agora está no apêndice aerodinâmico ao lado das entradas de arque serve também como base para os espelhos retrovisores. Ele tem um desenho curvo que acompanha o recorte da lateral da carenagem. As outras equipes optaram por uma lâmina plana (ou quase plana) ali.

As esperanças da equipe com fábrica na porta do circuito de Silverstone residem em um carro mais equilibrado que o do ano passado. Se o VJM02 brilhava em pistas de pouco arrasto aerodinâmico, era um animal difícil de ser domado nas outras. O time é mais um dos que lutam para arrumar o orçamento necessário para uma temporada decente. Um carro que dê resultados os ajudaria imensamente nesta tarefa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parece até um time "B" da Mclaren. Que Lord Ganesha os abençoe!!!

Anônimo disse...

Acho que é ao contrário: a Mclaren segue a filosofia da Force India, que por sua vez segue a da Red Bull quanto à bigorna emendada á asa traseira. A bigorna do Mp4-25 é idêntica à do VJM02, que é inspirada na do RB5. Podem conferir.

Arthur Simões disse...

Po,estava ancioso para ver a nova pintura da equipe que torço.

Cheguei seco aqui no blog e dou de cara com a pintura IDENTICA a do ano passado...

Mas o carro tá diferente mesmo.Parace mais bem trabalhado do que o bom VJM03.

Será que tio Vijay não vai trocar de pintura???

Valeu Ico!!