segunda-feira, 12 de abril de 2010

FIM DO EPISÓDIO(?)

O acordo de hoje entre a FIA os réus sentenciados do caso de Cingapura-08 levam à óbvia conclusão de que Nelsinho Piquet encerra o episódio como o único prejudicado. Era algo que se desenhava faz tempo, tamanha a inconsistência do veredicto mal orquestrado por Max Mosley. Talvez Flavio Briatore e Pat Symonds voltem à F-1 em 2013, talvez nem se dêem ao trabalho. O primeiro vai continuar fazendo muito dinheiro num de seus muitos negócios, o segundo já estava pensando em sair de cena a algum tempo e também tem um bom estofo para viver uma aposentadoria tranqüila. E o terceiro dos verdadeiros beneficiados com o episódio está hoje na disputa pelo título da temporada e com uma vitória armada da qual não se envergonha. E Nelsinho...

Já gastei muitas linhas e quebrei muito a cabeça para tentar entender os meandros daquele final de semana em Cingapura que levaram à conspiração e execução da famosa tramóia. Nunca consegui chegar a uma conclusão. Nelsinho argumenta que foi pressionado, Symonds diz que a idéia foi do piloto: sempre achei as duas versões cheias de inconsistências e mal amarradas.

Mas isso não interessa. Quando o escândalo veio a público, achei que foi um grande erro de Nelsinho e seu pai terem ido às últimas conseqüências. A carta que ele lançou antes, antecipando sua demissão e chamando Briatore de “carrasco” teria bastado. A questão do equipamento inferior seria levantada, sua insatisfação com o tratamento do time estaria clara e ele poderia tentar um lugar em alguma equipe menor que buscasse um piloto com alguma experiência de F-1 – com tantas equipes entrando, opções não faltariam. Mesmo uma vaga de piloto de testes não seria difícil.

Mas para buscar uma vingança pessoal e sujar o nome de Briatore, os Piquet assumiram sujar o do piloto por tabela. Um baita erro, olhando sua juventude. Começar mal na F-1 não significa arruinar suas chances de ter sucesso nela – um belo exemplo disso é o próprio Felipe Massa. Mas começar mal e tocar fogo no circo não combinam. Certos segredos se levam para o túmulo.

O capítulo F-1 ficou no passado, mas Nelsinho mostra ter aprendido as lições do episódio, se mostra mais tranqüilo e buscando apenas o prazer pela pilotagem. Ponto para ele. Mas valeria a pena ter agido com mais jogo de cintura e insistido numa maneira de permanecer na categoria. Pelo esforço feito para chegar nela, pela paixão que ele tem por ela, pelas mulheres nada adiposas e/ou superficiais que ele encontrava pelo caminho. Desse último ponto, tenho certeza, ele vai sentir bastante falta correndo nos Estados Unidos.

12 comentários:

Diego Maulana disse...

Infelizmente termina dessa forma Ico. Um tapa na cara do esporte e mais uma prova de que a corda sempre estoura do lado mais fraco.

Ron Groo disse...

E como sempre, a corda arrebenta pro lado mais fraco.
É um dos episódios mais repugnantes da história.
Os caras que são realmente culpados estão de boa. Vão voltar e ainda estão inocentados.

Eu sei que no fundo não foi o escândalo que levou o Nelsinho a perder as vagas na f1 e sim falta de resultados. Mas que vai ficar com a mácula pro resto da vida, ah isto vai.

Gil disse...

Vê-se ainda que a punição anterior foi mais uma coisa de desafeto para desafeto também. E, assim, independente de ter sido punido ou não, de ser o lado mais fraco ou não, quem se suja mesmo numa história como essa é sempre o piloto - tenha experiência ou não. Afinal, é ele quem aparece, é ele quem está na pista, é ele quem a torcida que está nas arquibancadas vai ver e é ele quem tem o rosto mais conhecido nas páginas esportivas. Enfim, um episódio lamentável com um final (ou finais) até agora tão lamentável quanto.

Daniel Médici disse...

Também se ferrou, por tabela, o Grosjean, que apareceu na Fórmula 1 após um início de temporada avassalador na GP2 (que levantou algumas suspeitas, considerando que Briatore é dono da categoria), supostamente bem apadrinhado, num cockpit decente onde poderia aprender os truques de permanecer na categoria. Quando o Briatore caiu, o suíço perdeu o lastro e ninguém faz a mais reles ideia de onde o garoto se encontra hoje.

Eduardo Cruz disse...

Ico, também já tentei entender essa história todas as vezes que leio a respeito, mas, por tudo que já vi, concordo com vc num ponto: em todas as histórias contadas, sempre tem alguma coisa que não amarra, não dá liga.
O que me salta aos olhos, nisso tudo, é a aparente burrice do Nelsão, jogando as cartas como um principiante, levando uma suposta desforra às últimas consequências, mas se "esquecendo" que essas consequências levariam seu próprio sobrenome pro buraco. Isso é o que não faz sentido. Se tem algo que o Nelson nunca fui é burro. Sempre foi um dos mais inteligentes pilotos. Não combina com ele essa vingança cega.
Concordo com vc quando diz que é estranho o Nelsinho abrir mão de tudo, quando batalhou tanto pra chegar lá. E é aí que encontro uma explicação que, por mais fraca e com falhas que seja, faz algum sentido pra mim: Nelsão e Nelsinho batalharam muito pro garoto chegar à F1. Mas, por algum motivo, quando lá estava, não se adaptou. Não conseguia fazer resultados e também, por motivos de politicagem interna, não se sentia confortável. Acredito que muitos de nós já trabalhou em uma empresa em que, em determinado período, pensamos: chega! não dá mais pra mim! preciso sair daqui, DE QUALQUER JEITO!
Mesmo sendo um jeito estranho esse que eles encontraram, pode fazer algum sentido, que, uma vez afastado e sem chances de voltar, pilote apenas pelo prazer, e, assim, seja feliz. Dinheiro ele tem de sobra pra pilotar sem se preocupar com o salário depositado todo quinto dia útil na conta. E a FIA, ao perdoar Briatore e Symonds, apenas endossa essa sensação que todos temos de que Nelsinho foi injustiçado.
Repito: não faz sentido jogarem o sobrenome Piquet no lixo, como fizeram. Mas, talvez, ele fosse relegado a uma posição menor, de qualquer maneira, pelo desempenho que Nelsinho jamais alcançou e, quem sabe, jamais viesse a alcançar. Não fica a fama de perdedor. Esperam que talvez a fama de mau caráter não lhe seja atribuída com exclusividade, nesse episódio todo.

carlos costa disse...

caro ico

o erro maior do piquet junior foi ter feito a tramoia; relevar ou nao foi secundario; o seu maior obstaculo em relaçao a sua permanencia na F1 é nao ser um fora de serie; fosse um senna, prost ou piquet pai estaria agora disputando o campeonato junto com o cumplice alonso.

Fernando Kesnault disse...

Ico, creio que o erro do Nelsinho foi ter "cuspido no prato que comeu" já que havia concordado com tal fato deveria ter velado pelo segredo da coisa até à morte e não jogá-lo no "ventilador". Como todos os acordos escusos que se pratica no campo dos esportes e não são denunciados pelas partes nunca, nunca, jamais...

Vitor, o de Recife disse...

Eduardo, faço algumas ressalvas quanto ao Piquet, que foi um piloto genial, sem dúvidas, mas SEMPRE foi péssimo negociador de contratos. Foi assim que afundou a própria carreira em seu auge como piloto naquela bomba da Lotus; por favor, nem venham com aquela história de "ele não queria aturar o Ron Dennis" - ou o Nelsão tava tirando onda em uma entrevista (provável, dado o seu histórico) ou o seu ego inflado de campeão (doença propria da raça) não permite que ele reconheça essa fraqueza. Outro exemplo notório foi durante sua passagem na Brabham, onde levava um banho de malícia nos contratos de um mestre no quesito: Bernie Ecclestone. Se sempre existiu um calo para o Nelsão, o nome dele era contrato e se ele não fosse o piloto que foi, com toda a certeza passaria em branco na categori, com direito à uma conta bancária no vermelho.

Fazer o filho assinar com Briatore foi mais um passo desastroso do Nelsão. Ok, é certo que o contrato foi feito antes da volta do Alonso - o que relegaria ao filho a condição certa de segundão - mas cá entre nós, quem confiaria em Briatore? Qualquer dúvida era só ligar para o amigo Roberto Pupo Moreno...

Aderson disse...

A melhor resposta que Nelson Angelo Piquet poderia dar pra Briatore era fazer sucesso na F1, ser campeão do mundo, não importa quanto tempo levasse.
Mas quando esse dia chegasse, Nelsinho esfregaria isso na cara do "carrasco". Poderia até gritar em alto e bom som: "Tá vendo seu mané, eu sou bom, sou competente!"

Porem, os Piquets resolveram ir pela estrada mais torta.
Deram uma "rasteira" no Briatore mas ele já levantou, sacudiu a poeira e vai voltar a F1.

Nelsinho hoje vive de "biscate". Nascar, FIA GT, Stock car, Le mans.
E ainda decidiu encarar um desafio que dificilmente conseguirá vencer: Ser campeão da Nascar.

Nelsinho Piquet nessa sua vingancinha apenas conseguiu se juntar a Pizzonia, Burti, Moreno, Gugelmin, Bernoldi, Christian e tantos outros pilotos brasileiros que tiveram uma breve passagem pela F1 e nunca mais voltaram.

André Nascimento disse...

O Grosjean vai correr no Fia Gt

Anselmo Coyote disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anselmo Coyote disse...

Ico,

O Nelsinho deve ter aprendido a lição. É jovem. Se arrependeu, se desculpou...

A sexagenária F1 e seus atores aprendeu também?... rsrs. Quem liga?

Por fim, deixemos de hipocrisia. Tem muita gente criticando o Piquet pela vingança, mas na verdade estão se sentindo vingados e felizes.

O Nelsinho perdeu e não há o que se fazer. O Nelsão era muito melhor que o Senna e tb não há o que fazer.

Abs.