domingo, 16 de maio de 2010

BANHO NA CONCORRÊNCIA

Nem mesmo uma pitada de confusão conseguiu dar algum tempero ao Grande Prêmio de Mônaco. Mesmo com acidentes, quatro períodos de Safety Car e ultrapassagens polêmicas, um piloto que passou ileso a tudo. Mark Webber largou da pole position e controlou os adversários como quis. Depois se emocionou com o seu primeiro triunfo no Principado.
É Incrível, hoje é o dia mais especial da minha vida. Juntar-me a Ayrton Senna e outros grandes nomes é sensacional”, vibrou.

A comemoração foi extensa, com direito a banho de mar e de piscina. Mais que justificada, diga-se. Com o resultado de ontem, Webber assumiu a liderança do Mundial de Pilotos pela primeira vez, depois de 144 participações na F-1. O australiano tem 78 pontos e está empatado com seu companheiro Sebastian Vettel, mas leva vantagem por ter duas vitórias contra uma do alemão.

A tabela, aliás, mostra que quem está tomando um banho de verdade é a concorrência. Mônaco era uma pista em que se esperava uma McLaren e uma Ferrari mais fortes. Mas o único que ameaçou o domínio dos carros azuis no Principado foi o polonês Robert Kubica, da Renault. Um piloto que está fazendo um campeonato excepcional, mas que não dispõe de equipamento para brigar pelo título.


Nomes como os de Felipe Massa e Lewis Hamilton puderam apenas defender suas posições no grid de largada. E avaliar suas opções para a próxima etapa. O circuito do GP da Turquia tem características parecidas aos de Barcelona, onde os adversários ficaram a léguas de distância do carro da Red Bull. Não é a toa que o brasileiro da Ferrari cobrou que o time “pegasse pesado” no trabalho. Principalmente agora que a dupla do time austro-inglês finalmente assumiu a ponta da tabela.


Voltando a Mônaco, a prova foi de um enfado característico, mas coroada com uma polêmica envolvendo grandes campeões. É algo que a Fórmula 1 adora. O imbróglio entre Fernando Alonso e Michael Schumacher deve ser creditado ao espírito competitivo do heptacampeão. Mas, principalmente, à confusa execução do procedimento nas voltas finais pelos próprios comissários de prova.


Não faltaram ironias no incidente, que envolveu os principais protagonistas de uma outra polêmica ocorrida em Mônaco. Em 2006, um problema na mesma curva Rascasse, na classificação, jogou Schumacher para o último lugar do grid – que foi onde Alonso largou na prova de ontem. Enquanto aguardava a decisão, o alemão se divertiu ao lembrar que entre os comissários estava outro desafeto seu, o inglês Damon Hill.


O domínio azul e a polêmica entre nobres vieram na medida certa para desviar o foco da falta de grandes emoções da aborrecida prova no Principado.


Deixe suas opiniões e comentários sobre este e outros assuntos relevantes aqui. Amanhã tem “Credencial”. Até lá!

(Foto Luis Fernando Ramos)

48 comentários:

Anônimo disse...

Ico, não vou torrar sua paciência fazendo "trocentas" perguntas - vou deixar que outros também possam participar. Mas, meu tema é a presença de público nas corridas.

O que está havendo? É só a questão da crise econômica que se arrasta desde 2009? Nem mesmo a tradicional e charmosa prova de Mônaco ficou livre de exibir alguns clarões em arquibancadas. Não sei o tatal de público presente, mas tenho a nítida impressão de que o número de pessoas vem dimunuíndo. Tem alguma coisa pra nos informar sobre isso?

Obrigado!

Thiago Raposo disse...

Queria saber como foram os momentos que antecederam a decisão dos fiscais! Sala de imprensa, equipes, pilotos - enfim, tudo e todos?

Rodney Brocanelli disse...

Você não acha que existe uma certa má vontade da imprensa européia em relação ao Felipe Massa? Ele vem completado as provas, só não faz mais por uma questão técnica. Kubica ou qualquer outro fariam algo diferente com esse carro?

Rodney Brocanelli disse...

Só mais uma questão: não é anti-ético deixar que um ex-piloto seja comissário de corrida, caso de Damon Hill em Mônaco. Ainda que a punição a Schumacher seja justa, sempre vai haver a lembrança de que os dois são desafetos.

Marcos Antonio disse...

sempre pergunto da Williams e hoje não seria diferente: é verdade que o pessoal da Williams está insatisfeito com a cosworth e está procurando outros motores?

Silvestre Zanon disse...

Ico, nesses tempos de glória da Red Bull por que o Mateschitz não dá as caras nas corridas?

Mauro disse...

perguntas para o credencial

1 - quando o alonso estava atrás, em algumas ultrapassagens, foi visível que as equipes princiantes "facilitaram" a ultrapassagem para o alonso. É possível que uma grande como a ferrari exerça algum tipo de pressão sobre as novatas e elas tivessem que abrir pro espanhol? cabe lembrar que eles não eram retardatários, estavam disputando posições, e além disso me vem a mente enrique bernoldi e coulthard.

2 - Você vê uma semelhança de situações entre a china entre alonso e massa e agora entre schumacher que alonso? pra mim foi a mesma atitude de risco, em um local onde o vermelhinho da frente jamais acreditava que o sujeito de trás iria passar e teve que espalhar para não bater.

3 - Hill deixou seu rancor falar mais alto? apesar de ser proibido, as luzes e bandeiras estavam verdes

Ron Groo disse...

Foi realmente um banho...

Pro Credencial: Está acontecendo com o Webber o mesmo que aconteceu com Button ano passado. Carrão na mão de piloto meia boca que aproveita?

E não me importa o que diga o regulamento e nem os comissários, na pista, que é onde importa, o alemão jantou maiúsculamente o espanhol safado.

Juliano disse...

Meus questionamentos para o Credencial:

1- Pra começar com estilo: O Damon Riu por último?

2- Essa opção da FIA em chamar ex-pilotos para a função de comissários por um lado é excelente, porém, pode trazer algumas incongruências. Como temos diferentes gerações de pilotos na ativa (Schumacher e Barrichello de um lado e Hamilton e Vettel do outro), o fato de chamar, por exemplo, um Damon Hill para ser comissário, e resolver situações envolvendo o Schumacher, tendo em vista o passado de ambos (Adelaide 94) não estamos incorrendo em situações perigosas para o bom andar do esporte F1? E se amanhã chamarem o Villeneuve para ser comissário em um determindo GP e tivermos mais uma pendenga envolvendo o Schumacher e este for punido? Não vão dizer que é perseguição ou rancor?

3- Alguma novidade quanto aos pneus para 2011? Essa demora não vai provocar um relevante atraso na concepção dos modelos de 2011?

4- Ouvi na transmissão da Globo que o Tio Frank estaria conversando com a Mercedes e a Renault para 2011. Tal informação procede? Não há o risco de, por exemplo, Red Bull vetar o fornecimento dos motores Renault e a McLaren vetar a cessão dos Mercedes e deixar a Williams em condição pior para 2011?

JackSpeed disse...

Ico,a Red Bull esta mesmo sobrando,mas vamos às perguntas:

1-o Vettel está sentindo o baque ou foi o Webber que renasceu?o australiano não era tão combativo assim.
2-você não acha que o Schumacher é perseguido?tudo bem que ele já aprontou antes mas e o Hamilton?perto dele Schumi é santo.
3-no outro credencial voce falou sobre a mudança de motores,entendi mal ou os motores seriam os mesmos,padronizados?como seria isso?
4-Alonso toda corrida tem que tirar leite de pedra,a Ferrari resolveu os problemas com o motor?
um abraço!

William disse...

Olá Ico!!
Que o Massa prejudicou a volta rápida do Button foi inegável, mas havia um carro lento na pista como ele mesmo disse? Quem era?

Li em algum lugar sobre uma espécie de punição para os pilotos que demorassem demais nessas voltas de aquecimento. Isso foi para a frente?

Um Abraço!!

Moacir Dalpiaz disse...

Olá Ico....

Achei estranho o erro humano na McLaren. Essa história é verdadeira, ou é apenas para despistar a imprensa?

Alcivio disse...

Não existe uma supervalorização dos resultados dos treinos livres na imprensa? Na prática a Redbull na hora da pomada, que é a classificação, é a mais rápida!!
Parabéns pelo excelente trabalho jornalístico.
Alcivio

Anônimo disse...

Ico,
O Webber cumpriu hoje seu papel com maestria em Mônaco - agora é líder do campeonato e acho que ninguém segura mais ele. Palmas ao azarão!
Apesar de irregular a manobra, acho que o Schummy botou literalmente o Alonso "no chinelo", um verdadeiro olé no espanhol. Falo isso, ainda mais depois da declaração do Alonso criticando o Di Grassi por não permitir a ultrapassagem, pois se tivesse sido realizada logo, o espanhol teria alcançado o Hamilton! Quanta petulância, não?
Parabéns pela cobertura - excelente trabalho! Sem contar as músicas no blog, que são de extremo bom gosto!
Abs
Juliana

Anônimo disse...

Oi Ico!

Faz um tempo, o Livio Oricchio disse que estava na hora de interlagos mudar o seu traçado...qual é a sua opiniao sobre o assunto?

Na minha opiniao, o circuito esta otimo assim, porém para provas de enduro como as mil milhas, o traçado atual fica realmente muito curto. Sera que um dia o circuito antigo poderia ser reativado sem perder o atual traçado da F-1?

Abraços

Thiago Prada

Ituano Voador disse...

Ico, fico pensado em como esse sistema de pontuação ridículo banalizou a própria contagem de pontos na F1. Webber vence duas corridas e marca 50 pontos, a mesma pontuação com que Piquet foi campeão pela primeira vez.

José Inácio Pilar disse...

PERGUNTAS PARA O CREDENCIAL:

1- Frank Williams teria sido visto conversando com o pessoal da Mercedes e da Reanult para arranjar motor em 2011 (Fonte: Galvão Bueno). Até que ponto uma e outra tem chances de fornecer para a Williams em 2011?

2- Além da Williams, a Lotus está pensando em correr de Renault em 2011. Sabe até que ponto els estão adiantados?

3- A saída dessas 2 equipes pode ser um sério baque para a fábrica de motores? Eles tem alguma carta na manga para seduzir essas 2 equipes descontentes (uma nova versão do motor dentro do que o cogelamento permite evolução)?

4- O fato da Sauber não se achar e nem conseguir patrocínios está colocando em risco a participação dela para 2011? Ouviu algo nos bastidores sobre isso?

5- O motor Renault seria um dos menos fracos, segundo se diz a mídia, mas con tantos resultados bons de seus carros (Red-Bull e Kubica) será que essa informação é errada ou o fato dele ser o mais econômico e permitir sair com menos gasolina justifica tão bons resultados?

6- Com essas vitórias Webber ganharia sobrevida da Red-Bull? Essa vaga não seria do Kimi/Massa p/ o ano que vem?

7- Que atualizações as equipes planejam para Turquia?

Abração!

Gabriel Souza disse...

Sem mais delongas, vamos às perguntas:

- Qual a cota de "responsabilidade" no desempenho de Kubica o fato do R30 ter um entre-eixos reduzido?

- O RB6 mostrou um excelente desempenho, mais uma vez. Utilizando aqui uma expressão que o Zé Boquinha gosta, "a vaca já deitou"?

- Bom, para finalizar, eu e minhas perguntas musicais... Já percebi que você curte Jamiroquai. Vamos lá: Entre estas, "If I Like, I Do It" ou "Virtual Insanity"?

Abraço!

Unknown disse...

Só eu e mais uns 4 votaram no Webber na sua enquete.

Pergunto: Qual o paradeiro do volante do Barrichello? Depois dele tacar no meio da pista uma Hispania passou por cima e nao tive mais noticia. Será que causou danos na Hispania? O Barrica pode ser punido por isso?

Smirkoff disse...

Olá, Ico,

O Rubens justificou o fato de ter jogado o volante para fora do carro, mas não vi nada nos sites a respeito de alguma multa ou punição pelo ato. Houve alguma declaração a respeito? Pelo que lembro da regra, o volante deveria ser recolocado no lugar, e Rubens o jogou em lugar perigoso -tanto que foi arrastado por outro carro. Há alguma informação se o volante, ou o que sobrou dele, foi recuperado? No Ebay ainda não apareceu...

Abraço!!

Eduardo Bassan disse...

Ico,

1. vc, grande maratonista, acredita que o tri-atleta Mark Webber tem folêgo para manter o ritmo dos últimos 2 GPs e lutar pelo título no final do ano ou está dando apenas uma de "coelho"?

2. a quantas anda a renovação de contrato do australiano?

3. dado o equilíbrio do campeonato na tabela, mas com claro domínio dos RedBulls nos treinos e, agora, também nas provas, como vc imagina que a equipe "da lata" equacionaria uma possível disputa interna entre seus pilotos?

Abraço!

Wagner disse...

O que acontece com Vettel? Seria algo parecido com os problemas que Massa tem passado com aquecimento de pneus, ou seja, o estilo de Mark Webber faz os pneus funcionarem melhor assim como Alonso em relação a Massa? É algo intrigante, pois o Vettel sempre andou na frente do Webber.

E a ultrapassagem do Schumacher em cima do Alonso foi espetacular. Com ou sem punição, o que importa é que foi plasticamente muito bonita. Se andar de F1 em monaco é como andar de bicicleta na sala de casa, ultrapassar de F1 em monaco pode ser comparado a quê?

Wagner Almeida
São Mateus/ES

Ylan Marcel disse...

Você disse tudo no título, Ico. BANHO NA CONCORRÊNCIA!

Ferrari e McLaren terão mesmo que lutar pelo vice!

Wilson disse...

Olá Ico.

Achei muito legal a fala de Webber sobre como é especial vencer em Mônaco e se juntar ao Senna. Não sei até quanto é verdadeiro e espontâneo esse tipo de declaração, mas a lembrança dele nas cabeças dos “trintões” da F1 ainda é algo para se ressaltar.

Sobre a corrida, duas dúvidas:
1) O erro no carro de Button foi um dos mais patéticos que vc já viu?
2) Alguém perguntou para o Chandhok pq ele levantou o braço tentando proteger a cabeça? Na teoria, o resultado poderia ser bem pior não?

Até a Turquia!

Bruno A. disse...

Ico, como tá sendo fazer a cobertura de uma temporada que finalmente só está gerando notícias dentro das pistas? sem escândalos, sem (muita) politicagem...

E falando nisso, como tá a aceitação da idéia das rodas de 18" proposta pela Michelin? eu fiz um esboço e achei estéticamente horrível. Mas esse não é o maior problema. A minha questão é mais relativa à necessidade de se jogar fora tudo o que se sabe sobre os desenhos de suspensão atual, e ter de começar tudo novamente do zero. Tem lá sua lógica quando se fala de desafio de engenharia, mas os custos relativos à isso não devem ser muito agradáveis nessas épocas.

Alexandre disse...

Ico, bom dia. Não sei se vai dar tempo, mas seguem minhas perguntas para o Credencial:

1 - A punição do Schumacher não foi exagerada, fruto talvez do rancor do Damon Hill? Certamente não teríamos punição se fosse o Hamilton...

2 - Williams e Cosworth já estão se desentendendo publicamente, segundo o Galvão. Há alguma notícia de outro motor para a Williams, ainda que só emk 2011?

3 - Houve algum comentário no paddock sobre o desempenho do Bruno Senna? Pois acho que foi a melhor corrida dele no ano, e ele esteve perto de chegar em 13º, o que para a Hispania é um excelente resultado.

Ewerton disse...

Ico, você não acha que na Turquia a Ferrari pode andar bem apesar da pista ser parecida com Barcelona? Digo isso pelo histórico da equipe no circuito.
Sobre a polemica, a grande questão da confusão, na minha opinião, foram as luzes verdes no momento da entrada do SC.
O que acontece com o Vettel? O Webber jantou o baby Schumi nas duas últimas provas!

Rodrigo Brasileiro disse...

Grande Ico!

Parabéns por mais uma extraodrinária cobertura! Vamos lá as perguntas:

1 - Depois de andar 2 vezes na frente de Rosberg e fazer aquela ultrapassagem no final em alonso (mesmo que punido), você e o padock acham que ôh ôh ôh o Alemão voltou o alemão voltou ôh ôh ôh" ?

2 - Durante a transmissão da globo, Galvão, Mariana e Reginaldo falaram um pouco sobre a situação do Rubinho com a Williams e a Cosworth. Disseram que Patrick Head está demonstrando um descontentamento público com o motor e que eles estão adorando o trabalho do Rubinho. O que vc pode dizer disso?

Um abraço do Lider da Série B, Rumo a série A. Náutico! Vermelho de Luta!

Unknown disse...

Grande ICO!

1- Gostária de saber, como anda os burburinhos, e opniões sobre a volta do Mala, o Briatori...
2- Achei que os acidentes da duas willians se deu por quebra da suspenção traseira, ouviste algo a respeito?
3- Fala-se muito da relação equipe/Rubens; algo mais sobre esta relação no padoque, a bola ta cheia mesmo, apesar da condição do carro/equipe;
4- Sobre o Digrassi, ele deve ter atualizações para Turquia, gostei do que vi, quando tava na frente do Alonso;

fereue disse...

Oi Ico,

Queria saber a sua opinião sobre a atitude do Rubens. Ficou claro nas imagens que ele jogou o volante de propósito na pista. Primeiro ele fala mau do carro. Agora mais esta atitude. Ele poderia ter prejudicado a corrida do Lewis, pois foi a McLaren que passou por cima do volante da Williams.

Ele não deveria ter sido punido, já que é obrigatório que o piloto coloque o volante ao sair do carro?

Esse tipo de atitude não pode ser um sinal claro de que ele deveria começar a pensar em largar o osso?

Abraços e parabéns pela cobertura. Estava ótima como de costume.

Fernando

Unknown disse...

MAIS PERGUNTAS!!!

8- Com a saida oficial da Renault ao fim desse ano (Genii asumiria a equipe até nome) acha que Kubica vai se arriscar a ficar lá? Quais as alternativas que ele teria?

9 A Renault disse que pode fornecer motor para mais uma equipe. A Louts disse estar atrás de trabalhar com a Renault em 2011, bem como a Art Grand Prix (se entrar) e a Williams, que também tentaria a Mercedes. Como fica essa disputa?

Jopa disse...

Olá! Acho ue bobiei de novo, talvez não dê tempo de participar do Credencial, mas vamos lá:
A) Recuperação e melhora substancial das "outras" tem que vir logo, pelo menos até o meio da temporada se não já era. Como estão as noticias destes desenvolvimentos durante a temporada, alguma novidade?
B) Mais uma boa atuação do Rubens.
C) Sorte de alonso e a polemica da ultrapassagem feita pelo Schumi, na hora achei que não valeria, mas tem uma parte na regra sobre uma "linha de safety car" e parece que a ultrapassagem se deu após a dita linha. Foi para o tribunal. Abraços Jopa.

Dennis disse...

Ico, vc acha que a atitude do Schumacher e da Mercedes foi baseada na ignorancia das regras ou na esperteza para provocar um auê, reações do tipo "o grande Schumacher voltou" mesmo sendo certa a punição ? Pois todas as outras equipes pareceram cientes da situação "sem ultrapassagens".

Giovani Balduino disse...

Olá Ico

Mesmo atrasado tenho uma pergunta;

A FIA proibiu a partir de 2009 aqueles elementos aerodinâmicos ( pinduricalhos ) em torno do F1. Como forma de burlar esta regra as equipes usavam um suposto suporte para o retrovisor como um elemento aerodinâmico. Assim a FIA também proibiu isto, mas ainda vemos os antigos suportes dos retrovisores ao lado das entradas de ar, só que agora sem os retrovisores em cima.

A pergunta é : Pode usar este elemento aerodinâmico ao lado do carro ?

Um abraço

Talita disse...

Enfim, um maluco (ou melhor 2) pra se atirar nesse mar @*"¨&

. A comemoração da dupla W.V foi proporcional ao lugar...aqui, lá, na água e na terra.

Gostei disso: " Um piloto que está fazendo um campeonato excepcional, mas que não dispõe de equipamento para brigar pelo título "

Falou e disse.Pra mim,Kubica está pintando seu macacão de vermelho.

Sem perguntas por hj, fico só na audição.

abs.

Fernando Kesnault disse...

Ico, será que além de ter um ótimo carro do Mago da f-1, a Red Bull também está a se beneficiar de que houve uma melhora substancial do motor da Renault?? Antes eles eram bem fracos....

Fernando Kesnault disse...

Ico (eu de novo) o pessoal resolveu dizer que o Webber é ruim, etc. Eu mesmo ao final de 2008 dizia que pilotos como Weber, Barrichello, Button, R.Schumacher e Couthard deveriam se aposentar da f-1. Não é que queimei minha língua?? Pois um foi campeão (de forma anormal admito); o outro segue o mesmo caminho; o outro teima emm ficar e (graças a Deus) 2 sairam e estão fazendo papelão na DTM.

Zac disse...

Para o Credencial
Ico, teria o Alonso alguma influencia neste carro da Renault? Parece que houve uma grande evolução em relação ao carro do ano passado.
Voce não achou o Hamilton e o Massa muito passivos? Se não fosse a perda de tempo atras das equipes mais lentas Alonso teria terminado na frente dos dois, parece que o Massa não está se identificando com o carro nem de pneus macios.O que acontece?

fabio.guerra disse...

Ico, será que o Webber vai ter folego pra disputar o campeonato até o fim? Ele não é um "leão-de-treino" que finalmente conseguiu correr de cara pro vento em pistas q praticamente não permitem ultrapassagens? Quando anda no meio do pelotão, ele não costuma fazer grandes coisas...

tibone disse...

Ico :
- A corrida acabou com o regime de "Safefy car deployed" ou não ?
- Punição para Barrichello, já ?
- E a punição do Webber? Achei que foram justos, já que tirar a vitória dele ou punir-lo com posições no grid, mexeria MUITO no resultado do campeonato.
- Alonso reclamou do Di Grassi ? O que ele queria, um convite com letras douradas para passar ?

Por último, o Alonso deveria ser punido, não ?
Pois ele passou o Chandok sob bandeira amarela :
http://img185.imageshack.us/img185/6139/alonsoyellow.jpg

Como fica ?

Valeu!

Emerson disse...

Para mim os destaques da corrida foram o Kubica, a bela largada do Rubens e o bom momento que a Force India vem apresentando, ao concluir esta etapa com os seus dois carros entre os 10 primeiros.

E parabéns ao Mark Webber pela vitória merecida. Com isso, acho que vai prorrogar por mais 1 ano seu contrato com a equipe.

Claro que ainda é cedo, mas não acredito em mudanças de pilotos nas 4 grandes equipes.

Pergunta para o Credencial: É permitido a troca de fabricante de motores durante a temporada?

Abraço

Marconi disse...

Também pensei que Ferrari e McLaren fossem andar na frente da RedBull, pois as ruas do Principado não exige muita pressão aerodinâmica. Pensei que os 30cv que os motores Renault tem a menos, fossem fazer falta a RedBull. Não fez. Não fez nem a própia Renault (Kubica). Se em Mônaco eles tomaram uma lavada, imagina na velossícima pista da Turquia.

Anônimo disse...

Cadê o credencial que vc disse que saia hoje???
vou "deixar passar" o atraso se você for bemmmmmmmmmmmm detalhado nas respostas de TODAS as pergundas, rsrsrs!

Unknown disse...

Ico, tenho reparado principalmente no ano passado e também nesse ano que o Rubens no momento do safety car na pista se mantem afastado do seu carro a frente e no momento da relargada vejo que ele acaba mais defendendo posição do que tentando ganhar posições pelo menos na minha percepção, gostaria de saber se essa postura dele é uma estratégia ou apenas coisa da minha cabeça. abraços

Rianov disse...

Deixa eu te elogiar de novo?
Suas fotos estão demais!!!

Ingryd disse...

Finalmente tive tempo para ler ao menos um post deste blog. E como sempre, valeu o "sacrifício" hehehe
Bem, com a esperança de que eu não tenha chegado tarde demais, tenho uma questão a levantar...
Como fã incorrigivel e declarada, desde 2004 de Robert Kubica:
Renault, tem realmente um carro "menos pior" do que se esperava, ou todo esse espetaculo é mesmo fruto do talento incrivel do polonês?
(desculpa se a pergunta foi repetida, mas confesso que não li os outros 45 comentários para me certificar...)

Parabéns pelo trabalho sempre excelente e imparcial.

Beijos

Anônimo disse...

Ico, na sua opinião, não há o risco de a Red Bull ganhar dois ou três campeonatos e se retirar no auge?

Abraço

ba disse...

E aí, Ico!
Só passando de praxe, pra deixar os parabéns pela transmissão e pelo Pole Position! Falar da J-Lo em frente ao carro da McLaren foi uma bela duma sacanagem com o mecânico, hein... hahahahaha Abraço!

Minha pergunta é bem besta: aquele desfile que teve foi do quê? Lingerie, biquíni...?