quarta-feira, 23 de junho de 2010

LOTUS, 500

Depois da Ferrari na Turquia, agora é a vez da Lotus comemorar um jubileu de participações na Fórmula 1. Um time criado em torno do gênio inventivo de Colin Chapman e cuja representação atual, embora dê margem para discussões, é difícil de contestar diante da benção dada pela viúva Hazel e o filho Clive para a trupe de Tony Fernandes e companhia. A Lotus foi sempre um sinônimo de revolução, criatividade e perigo também. Se a Vanwall plantou a semente e a Cooper abriu caminho, foi a Lotus que pavimentou de vez a força dos times ingleses na Fórmula 1. Como fizemos com a Ferrari, a idéia da enquete ao lado é montar um pódio com os três pilotos que mais ajudaram a escrever esta fantástica história do time. Participe!

10 comentários:

Joshué Fusinato disse...

não tem como não selecionar 4 votos nessa enquete. Clark, Hill, Peterson e Moss. sem dúvida.

aproveitando o ensejo: a enquete não tá ao lado, não... tá abaixo. deve ter algum problema no layout da página. ou é o meu navegador.

Fabrício Martins Tavares disse...

Ico: pela ordem eu destacaria Clark, Hill e Emerson. Eles de fato fizeram a Lotus virar um grande time. Vi que o Senna tem um bom número de votos, mas no caso dele, embora tenha sido o último grande momento da equipe na F-1, a Lotus foi mais importante para ele do que ele para a Lotus, pois ali o Senna teve condições de pilotar pela primeira vez um carro competitivo e, pelas mãos da Lotus-Renault começou a ser o rei das poles e obteve suas primeiras vitórias na categoria.

Leandro disse...

Se você me permite Fabrício Martins Tavares discordar de que na época do Senna na Lotus,ela foi mais importante para ele do que ele para ela, eu acho que foi para os duas partes iguais, a Lotus vinha juntando os anos de 1979,80,81,82,83,84,somente com 2 poles e 1 vitoria,nos 3 anos de Lotus ele fez 16 poles e 6 vitorias, e mais 1 pole e 1 vitoria do Elio de Angelis em 85,juntando dá 17 poles e 7 vitorias no tempo dele na Lotus,depois que ele saiu ela acabou,e olha que passou o grande Nelson Piquet lá logo em seguida e mesmo ele não consequiu nada.

Smirkoff disse...

Clark, por motivos óbvios; Peterson, por ser o "Villeneuve" da equipe, e Andretti, que inspirou e se comprometeu totalmente com o desenvolvimento do carro-asa. Mas Emerson, Rindt, Hill e Moss não ficam muito atrás.

Sirlan Pedrosa disse...

Clark, Emerson e Senna.

Peterson não foi campeão com os carros de Chapmam e em 78 foi muito mal tratado pelo inglês.

Andretti e Rindt não estão no nível dos três acima.

Hill foi muito mais importante para a BRM.

Piquet foi uma sombra do que poderia ter sido.

Moss conquistou a primeira vitória de um carro Lotus, mas com a equipe de Rob Walker.

Então sem dúvidas...

Clark, Emerson e Senna.

Fabrício Martins Tavares disse...

Caro Leandro: claro que permito que você discorde de mim, mas neste caso específico, ainda mantenho a minha opinião. No resultado parcial, Senna está sendo o terceiro mais votado, e acho que este resultado é por ele ser brasileiro e a pesquisa estar sendo feita por aqui. Se você comparar a trajetória do Senna na Lotus, com as de Rindt, Peterson ou Andretti (nem estou falando de Clark, Hill e Emerson), verás que elas foram muito maiores que as do Senna na mesma equipe. Não só pelo fato de Rindt e Andretti terem sido campeões com o Colin Chapman, mas pela identificação com a equipe em si. Se você fizesse a mesma pesquisa em relação aos pilotos da Williams, eu citaria Alan Jones, Keke Rosberg e Nigel Mansell. E tenho certeza que o Nelson Piquet foi melhor piloto que qualquer um destes três, mas não tem a identificação e não ajudou a fazer a Williams grande como estes que citei. Mas vamos lá, repito, é minha opinião e respeito quem discorde, até porque você usou um critério justo, que foi o dos números.

Ron Groo disse...

Eu não consigo enxergar este time como a Lótus e nem como a continuação dela.
500 corridas sim, mas contando com estas aberrações cinco segundos mais lentos que todos é duro.

Não consigo visualizar a enquete, porém se consegui entender algo era pra votar nos melhores momentos da equipe de Chapman.
Então voto na fase Clark, que pra mim foi o melhor piloto que este mundo já viu.

Érico disse...

Estou na dúvida entre Senna e Fittipaldi. E gostei do raciocínio do Sirlan.

Leandro disse...

Fabrício Martins Tavares:concerteza no quezito identificação Clark, Hill e Emerson acho eu também que ganha pela historias deles lá dentro,eu coloquei Clark,Emerson e Senna menos pelos numeros que apresentei isso passa e ninhguem ira recordar,mais os show dele lá eu recordo,mas respeito totalamente sua opinião e digo até que concordo.
Abraço

Marconi disse...

Que seleção Ico! Não tem como escolher três! Dois eu talvez consiga. Acho que Senna e Clark. Mas o 3º piloto tá complicado... Estou em dúvida entre Peterson, Rindt e Fittipaldi.
Vou pensar...