sexta-feira, 11 de junho de 2010

PARADA DURA

Sebastian Vettel foi o mais veloz dos treinos livres da sexta-feira e, depois, falou que parecia estar andando de “ralicross”. Fiquei boa parte da segunda sessão tirando fotos na seqüência de curvas anteriores ao primeiro grampo do traçado e isso saltava os olhos: os carros escorregando de maneira imprevisível. Foi sensacional ver alguns momentos de verdadeiro “powerslide” dos carros de Fórmula 1, mas isso para a performance de pista – e para a confiança do piloto – é veneno puro. “Além da falta de aderência, o carro sai a cada hora de um jeito”, falou Bruno Senna no final da tarde aqui em Montreal.

A principal conseqüência disso é que os pneus traseiros estão sofrendo um desgaste acima do normal, já que eles ficam girando em falso a maior parte do tempo, em especial nas reacelerações. Há uma expectativa geral de que as categorias-suporte ajudem a emborrachar mais a pista, o que melhoraria a situação. Mas a maioria dos times já trabalha com a hipótese de fazer mais de uma parada na corrida, o que quebraria o mantra habitual. Com estratégias mais variáveis, uma pista que sempre traz a presença do Safety Car e mesmo a possibilidade de chuva, são muitos os indícios que a prova no domingo será muito mais que uma leve distração entre os jogos da Copa. Está mesmo com cara que vai ser um corridão!

(Foto Luis Fernando Ramos)

6 comentários:

Orlando Nespoli disse...

Como sempre, Montreal é um show! Com chuva,então muita adranalina. Espero que tenham "consertado" a sinalização da saída dos box para não ver cenas bizarras recentes. Rezo fervorosamente para que não desconfiem de um pelo encravado numa jabulani qualquer e a transmissão seja interrompida...snif! kkk
Ops, linda a montagem da foto de abertura do Blog

Marcos Antonio disse...

Ico, as corridas em montreal são sempre movimentadas e interessantes, e com mais esse detalhe que você citou ela pode se tonrar ainda mais imprevisível, mal posso esperar por essa corrida!

Anônimo disse...

Montreal é sempre especial. Tomara que em seu retorno a história fique ainda melhor.

Argentino disse...

Isso se uma eventual chuva não deixar a pista verde e recolocar todos na estaca zero. O normal de Montreal é corridaça. Após os treinos de hoje, há 2 ou 3 favoritos, mas qualquer um pode ganhar.

Anselmo Coyote disse...

Ico,
O que menos precisamos agora (e sempre) é de corrida modorrenta. Oxalá vc tenha razão e a corrida seja bem movimentada, com ou sem chuva. Eu prefiro sem.
Abs.

Ron Groo disse...

Tomara mesmo que o nivel fique em numeros altos mesmo. As corridas, tirando Bahrein e a Espanha, foram muito boas.

Agora, A Ferrari tá de brilhareco de novo, não?